Novidades

NÃO OLHE PARA CIMA | Crítica do filme



No mundo de hoje, as sátiras não têm lugar no coração das pessoas. A razão pela qual as sátiras são tão subestimadas vem do sentimento inerente de negação que os seres humanos dominaram ao longo dos anos. O exemplo mais recente pode ser o surto da pandemia do Coronavírus, que as pessoas inicialmente rejeitaram como uma farsa e mesmo depois que a pandemia emergiu com gravidade em nível global, o uso das vacinas, máscaras e a manutenção do distanciamento social ainda é mantida no bolso de trás de todos como um centavo perdido.

As sátiras não devem essencialmente fazer as pessoas rirem, mas para simular a raiva, um sentimento de desconforto, tristeza e ironia. As sátiras são para os autoconscientes, as pessoas que estão prontas para aceitar as falhas e tragédias ao seu redor. Só então você pode rir de seus problemas. Não Olhe Para Cima (Don't Look Up) faz tudo certo e talvez seja por isso que nem todos concordarão que esta é uma das sátiras mais reais que surgiram nos últimos tempos.

Encontramos dois astrônomos que abordam todas as figuras importantes, desde o governo até a mídia, para alertar a humanidade sobre a aproximação de um cometa que destruirá o planeta Terra. No entanto, a resposta do mundo não é entrar em pânico e planejar salvar o planeta. Nada em sua própria bolha de indignação nas redes sociais, bolha política para usar a destruição da humanidade a seu favor para gerar favores e riquezas e destruição auto induzida para fechar os olhos à realidade e focar apenas no que é tendência.

Não Olhe Para Cima não é sutil com seu retrato e pega personagens da vida real e da atualidade e os transforma em figuras que fazem exatamente o que fazem conosco no mundo real hoje. É contundente com suas piadas que te acertam na cara, começando do racismo ao fascismo. E em seu tempo todo o filme não vacila em dar a verdadeira mensagem: somos todos como pássaros na selva, imitando os movimentos e as vozes uns dos outros, com base no que está nos beneficiando, esquecendo o mundo mais amplo e as consequências de que todos estão finalmente enfrentando.

A produção tem como grande êxito o apoio de um elenco estelar que oferece um desempenho admirável. Meryl Streep traz uma energia de megera de volta à tela e Jonah Hill continua a nos divertir estupidamente como sempre fez. Cate Blanchett, Timothee Chalamet e Rob Morgan são claramente os opostos uns dos outros estabelecendo o tom reflexivo para as pessoas que não conseguem ver além de seus espelhos, aqueles que acreditam em Deus não importa como ajam e o segmento da sociedade que enfrenta a realidade bem na sua frente.

Jennifer Lawrence é finalmente mais do que um rosto bonito. Ela é inteligente, desastrosa e no final cheia de aceitação. No entanto é Leonardo DiCaprio quem rouba a cena com todo o seu caráter que é tão real e genuíno para a forma como a maioria da população se comporta com seu personagem cheio de pânico e ansiedade quando inicialmente é confrontado com a realidade e então encontra um local confortável para se distanciar da realidade, até que seja tarde demais e tudo o que lhe resta é apenas sorrir e aceitar o mundo como ele é. A maneira como o personagem é escrito e posteriormente retratado é fenomenal.

No geral, Não Olhe Para Cima é um dos melhores filmes na carreira de Adam McKay, o longa é uma visão tensa de como o público reagiria a um evento que encerraria o mundo, ao mesmo tempo nos revela que se você é alguém cego por acreditar em qualquer coisas milagrosa que os políticos prometem, certamente o filme não será de sua preferência. Mas se você tem uma visão fora da casinha, ficará impressionado ao longo do filme, pois você sente toda a desgraça iminente e a tensão que é construída, especialmente na segunda metade do filme, que o mantém na ponta da cadeira em um suspense que recompensa em um final satisfatório e lindamente poético..

Nota: 4,5/5

Sinopse:
A estudante de astronomia Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence) e seu professor Dr. Randall Mindy (Leonardo DiCaprio) descobrem que um cometa está prestes a colidir com a Terra, mas ninguém parece se importar. Alertar a humanidade sobre o impacto fatídico da rocha do tamanho do Monte Everest não será nada fácil. Com a ajuda do Dr. Oglethorpe (Rob Morgan), eles embarcam em um tour midiático que vai do gabinete da indiferente presidente Orlean (Meryl Streep) e seu filho bajulador Jason (Jonah Hill) até o The Daily Rip, um programa matinal bem-humorado apresentado por Brie (Cate Blanchett) e Jack (Tyler Perry). A apenas seis meses da colisão, chamar a atenção da mídia e de um público obcecado pelas redes sociais se mostra um desafio chocantemente cômico - o que será preciso fazer para o mundo apenas olhar para cima?

Trailer:


E continue ligado no Nerdview nas redes socias, estamos no Facebook e Instagram.

2 comentários:

  1. Eu amei esse filme!
    Eu gosto muito de como ele é realista. Ele consegue ser engraçado e desesperador pelo mesmo motivo. É exatamente o tipo de burrada que a gente faria.

    Ótima resenha.
    Beijinho.

    Miranda Zero
    https://cosplaytime.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo feedback Miranda, curtimos muito seu site!

      Excluir