Novidades

VINGADORES: ULTIMATO | O épico final da jornada contra Thanos (Crítica)

Vingadores: Ultimato não é o final do fase 3 Marvel, como já foi noticiado pela Marvel, muito menos o final do aclamado Universo Cinematográfico Marvel, mas marca o fim da jornada iniciada em 2008 com o ótimo filme do Homem de Ferro. Esse é o primeiro aviso de spoilers, que será separado pelo primeiro trailer lançado do filme:

Após o estalar de dedos de Thanos em Guerra Infinita, os heróis não se dão por satisfeitos e partem pra cima do Titã Louco, com o incrível upgrade na equipe chamado Capitã Marvel. Ao encontrá-lo vivendo uma vida pacata em um planeta isolado, os Vingadores descobrem que o Titã Louco destruiu as Jóias do Infinito, impossibilitando que tal ato fosse desfeito.

Após isso, nossos queridos heróis retornam a Terra em busca de tentar seguir com suas vidas, até que Scott Lang consegue retornar do Reino Quântico, trazendo consigo a ideia da viagem no tempo, para que assim os Vingadores tenham alguma chance de impedir que Thanos exerça seu plano e extermine metade da vida em todo o universo.

Tentarei dar o mínimo possível de spoilers a partir daqui, mas não tenho como garantir a não existência dos mesmos, contando qual a minha sensação ao acompanhar esse ótimo filme, mais uma cartada muito bem dada pela Marvel, continue por sua conta e risco. Vamos separar novamente com trailer, agora o segundo que foi lançado:

Vingadores: Ultimato deu aos seus principais personagens, a possibilidade de reviver momentos em seus passados e principalmente, de apaziguar algumas feridas que estavam abertas. Podemos ver eles reencontrando pessoas importantes em suas vidas, tivemos alguns ótimos retornos de personagens já apresentados em alguns dos diversos filmes anteriores, e claro, alguns fã-services. Como já era esperado, não há grandes impedimentos aos Vingadores para juntarem as Jóias em diferentes épocas, mesmo que um sacrifício para tal seja sentido por nós fãs, mas não podemos de notar uma coisinha.

Ao retirar as Jóias do Infinito de suas épocas, os Vingadores invariavelmente criam diversas novas realidades alternativas, onde cada uma das jóias não estão presentes, teoricamente mudando o desfecho de histórias que ainda aconteceriam e que nos foram apresentadas dentro dos filmes anteriores, o que pode abrir brechas para o streaming da Disney que está chegando.

Por exemplo, ao buscar o Tesseract, temos Loki conseguindo escapar após ser preso no primeiro filme dos Vingadores, abrindo assim a brecha para a série do deus da trapaça no Disney+. Ao pegar a Jóia da Mente também ao final de Vingadores, a criação de Visão, Wanda e Mercúrio ficam comprometidos para Vingadores: Era de Ultron. Ao buscar o Orbe em cenas do primeiro Guardiões da Galáxia, não haverá naquela realidade, a morte de Ronan. Essas são apenas algumas possibilidades que me vieram a cabeça.

Voltando ao filme, como tudo não poderia ser tão simples para os Vingadores, um Thanos do passado, que ainda não cumpriu com sua grande meta, se mostra o adversário ideal aos nossos queridos heróis. A grande batalha em Vingadores: Ultimato, consegue ser ainda mais grandiosa que a batalha de Wakanda em Guerra Infinita, talvez menos centrada na batalha em si e mais em eventos paralelos dentro da batalha, como a tentativa de privar Thanos de conseguir novamente a Manopla.

O batalha de Thanos contra a “trindade” do UCM, Homem de Ferro, Capitão e Thor, deixou um pouco a desejar em minha opinião, sendo até mesmo bastante curta, mas com algo que foi simplesmente espetacular e uma das melhores cenas não somente do filme, como de todo esse épico universo. CAPITÃO AMÉRICA FINALMENTE EMPUNHANDO MJOLNIR E DANDO UM PAU NO THANOS!!! Essa cena foi tão impactante quanto a chegada do mesmo Cap em resgate a Wanda e Visão enquanto são atacados por Corvus Glave e Próxima Meia-Noite e claro, a chegada de Thor, Groot e Rocket em Wakanda, ambos em Guerra Infinita.

Ah, e o que falar do final, a icônica frase dita lá no início de tudo. I AM IRON MAN! O sacrifício de Tony, a derrota de Thanos. E que venha a fase 4! Marvel, estamos todos com vocês!!

Nenhum comentário