Novidades

VAMPYR | Se torne um Vampiro nesse game com enorme potencial (Review)

Atualmente temos cada vez mais produções que abordam o mundo dos Vampiros, que vão desde filmes e séries, até livros e games, sendo que cada uma dessas produções abordam o mundo vampírico de uma forma própria, mesmo que às vezes uma ou outra obra seja repleta de clichês ou até mesmo “homenagens” a obras mais famosas.

Embarcando na onda desse tema, a Dontnod Entertainment (Life is Strange) e a Focus Home Interactive (Sherlock Holmes: Crimes & Punishments), ambas de origem francesa, trazem ao público o game Vampyr, que já foi disponibilizado para Playstation 4, Xbox One, Windows e Nintendo Switch. Antes de mais nada, confira a trama de Vampyr:

Londres, 1918. Você é recém-transformado Vampiro Dr. Jonathan Reid. Como médico, você deve encontrar uma cura para salvar os cidadãos da cidade devastados pela gripe. Como um vampiro, você é amaldiçoado para se alimentar daqueles que você prometeu curar.Você vai abraçar seu monstro interior? Sobreviva e lute contra caçadores de vampiros, mortos-vivos e outras criaturas sobrenaturais. Use seus poderes profanos para manipular e se aprofundar na vida das pessoas ao seu redor, para decidir quem será sua próxima vítima. Lute para viver com suas decisões … suas ações salvarão ou condenarão Londres.

Agora vamos ao jogo, Vampyr é um RPG de ação onde você é o Dr. Jonathan Reid, médico reconhecido por seu conhecimento na área de transfusão e estudos sobre o sangue. Logo ao chegar em uma Londres assolada pela guerra e pela gripe, você é transformado em vampiro e precisa encontrar um modo de sobreviver em uma cidade tomada por enfermos, caçadores de vampiros e mortos-vivos.

Como é de se esperar, por seu personagem ser um vampiro, toda a gameplay do jogo se passa durante o período noturno, onde nos deparamos com pessoas suspeitas, monstros e caçadores em cada região por onde passamos.

Dr. Reid tem papel crucial no estado de toda a cidade, já que ele, ao mesmo tempo é um vampiro que, teoricamente, é um assassino natural, como também é um médico que busca curar a cidade do mal que a assola, ao mesmo tempo em que tenta descobrir quem é seu criador e os motivos por trás de tê-lo transformado.

Cada decisão do jogador é crucial para definir os rumos dos bairros visitados, uma vez que ao matar um NPC do jogo para saciar sua sede vampírica e receber um bônus de experiência, você irá diminuir a saúde do bairro, e ao administrar remédios para as doenças dos mesmos cidadãos, você aumentará a saúde do local. Quanto menor o nível de saúde do bairro, mais as possibilidades do jogador se deparar com inimigos mais poderosos.

A trama de Vampyr é bastante interessante. Enquanto você desbrava a cidade em busca de realizar as missões do jogo, vários moradores de Londres irão interagir com Dr. Reid. Enquanto conversa com cada um deles e vai tomando conhecimento de suas histórias, investigações para descobrir segredos vão sendo liberadas.

Assim, a cada nova pista coletada e investigação concluída, o jogador irá adquirir pontos de experiência, que como todo bom RPG, permite desbloquear e aprimorar novas habilidades.

Por falar nisso, dentre as maneiras de se conseguir pontos de experiência, destacamos além das missões principais e as investigações paralelas, o jogador também conseguirá pontos derrotando rivais ou se alimentando de moradores da cidade.

E esse último é talvez um dos grandes pontos fracos do jogo. Digo isso pois não há a menor necessidade do jogador se alimentar dos cidadãos, uma vez que as vantagens obtidas com isso são razoavelmente pequenas e você consegue muito bem fechar o jogo sem sequer “abraçar” um desses cidadãos. 

O sistema de batalha de Vampyr é bastante simples, e consiste basicamente em golpear e desviar de ataques. Aqui o jogador irá precisar matar quem quer que surja a sua frente, não havendo as mesmas consequências quando matamos cidadãos da cidade, os chamados NPCs.

Existe um sistema de aperfeiçoamento de suas armas, onde você consegue logo de início no jogo já estar com uma arma muito boa, inclusive a melhorando rapidamente e pode passar todo o jogo utilizando a mesma sem problemas. Dentre os ataques especiais, vale destaque o ataque onde mordemos o inimigo e causamos um efeito duplo, ao diminuir a vida dele e aumentando a de nosso personagem.

Como destaquei no título dessa análise, Vampyr é um jogo com potencial enorme, que pode ser explorado em futuros títulos de quem sabe uma nova franquia de jogos que poderia surgir a partir desse jogo. O sistema de pontos de experiência e aperfeiçoamento de armas pode ser melhorado, assim como o modo de batalha. Também poderia haver maiores consequências ao jogador ao se alimentar dos NPCs do jogo. 

O grande ponto forte de Vampyr é sua história, que caberia inclusive em um filme. Cada morador de Londres tem seu papel a desempenhar no desenrolar da trama, uns com menor importância, outros mais importantes, com suas histórias em paralelo e todos, TODOS, como um cardápio particular de Dr. Jonathan Reid.

Nota: 3,5 / 5.

Essa review foi desenvolvida com uma cópia do jogo gentilmente fornecida pela GOG Galaxy. Para adquirir Vampyr, clique aqui!

 

Gostou da matéria? Então dá aquela força, comenta e compartilha com seus amigos, curta, siga e fique ligado no Protocolo XP nas redes sociais.

Protocolo XP no Facebook

Protocolo XP no Twitter

Protocolo XP no Instagram

Nenhum comentário