Novidades

VAMPYR | Se torne um Vampiro nesse game com enorme potencial (Review)

Atualmente temos cada vez mais produçÔes que abordam o mundo dos Vampiros, que vĂŁo desde filmes e sĂ©ries, atĂ© livros e games, sendo que cada uma dessas produçÔes abordam o mundo vampĂ­rico de uma forma prĂłpria, mesmo que Ă s vezes uma ou outra obra seja repleta de clichĂȘs ou atĂ© mesmo “homenagens” a obras mais famosas.

Embarcando na onda desse tema, a Dontnod Entertainment (Life is Strange) e a Focus Home Interactive (Sherlock Holmes: Crimes & Punishments), ambas de origem francesa, trazem ao pĂșblico o game Vampyr, que jĂĄ foi disponibilizado para Playstation 4, Xbox One, Windows e Nintendo Switch. Antes de mais nada, confira a trama de Vampyr:

Londres, 1918. VocĂȘ Ă© recĂ©m-transformado Vampiro Dr. Jonathan Reid. Como mĂ©dico, vocĂȘ deve encontrar uma cura para salvar os cidadĂŁos da cidade devastados pela gripe. Como um vampiro, vocĂȘ Ă© amaldiçoado para se alimentar daqueles que vocĂȘ prometeu curar.VocĂȘ vai abraçar seu monstro interior? Sobreviva e lute contra caçadores de vampiros, mortos-vivos e outras criaturas sobrenaturais. Use seus poderes profanos para manipular e se aprofundar na vida das pessoas ao seu redor, para decidir quem serĂĄ sua prĂłxima vĂ­tima. Lute para viver com suas decisĂ”es … suas açÔes salvarĂŁo ou condenarĂŁo Londres.

Agora vamos ao jogo, Vampyr Ă© um RPG de ação onde vocĂȘ Ă© o Dr. Jonathan Reid, mĂ©dico reconhecido por seu conhecimento na ĂĄrea de transfusĂŁo e estudos sobre o sangue. Logo ao chegar em uma Londres assolada pela guerra e pela gripe, vocĂȘ Ă© transformado em vampiro e precisa encontrar um modo de sobreviver em uma cidade tomada por enfermos, caçadores de vampiros e mortos-vivos.

Como é de se esperar, por seu personagem ser um vampiro, toda a gameplay do jogo se passa durante o período noturno, onde nos deparamos com pessoas suspeitas, monstros e caçadores em cada região por onde passamos.

Dr. Reid tem papel crucial no estado de toda a cidade, jĂĄ que ele, ao mesmo tempo Ă© um vampiro que, teoricamente, Ă© um assassino natural, como tambĂ©m Ă© um mĂ©dico que busca curar a cidade do mal que a assola, ao mesmo tempo em que tenta descobrir quem Ă© seu criador e os motivos por trĂĄs de tĂȘ-lo transformado.

Cada decisĂŁo do jogador Ă© crucial para definir os rumos dos bairros visitados, uma vez que ao matar um NPC do jogo para saciar sua sede vampĂ­rica e receber um bĂŽnus de experiĂȘncia, vocĂȘ irĂĄ diminuir a saĂșde do bairro, e ao administrar remĂ©dios para as doenças dos mesmos cidadĂŁos, vocĂȘ aumentarĂĄ a saĂșde do local. Quanto menor o nĂ­vel de saĂșde do bairro, mais as possibilidades do jogador se deparar com inimigos mais poderosos.

A trama de Vampyr Ă© bastante interessante. Enquanto vocĂȘ desbrava a cidade em busca de realizar as missĂ”es do jogo, vĂĄrios moradores de Londres irĂŁo interagir com Dr. Reid. Enquanto conversa com cada um deles e vai tomando conhecimento de suas histĂłrias, investigaçÔes para descobrir segredos vĂŁo sendo liberadas.

Assim, a cada nova pista coletada e investigação concluĂ­da, o jogador irĂĄ adquirir pontos de experiĂȘncia, que como todo bom RPG, permite desbloquear e aprimorar novas habilidades.

Por falar nisso, dentre as maneiras de se conseguir pontos de experiĂȘncia, destacamos alĂ©m das missĂ”es principais e as investigaçÔes paralelas, o jogador tambĂ©m conseguirĂĄ pontos derrotando rivais ou se alimentando de moradores da cidade.

E esse Ășltimo Ă© talvez um dos grandes pontos fracos do jogo. Digo isso pois nĂŁo hĂĄ a menor necessidade do jogador se alimentar dos cidadĂŁos, uma vez que as vantagens obtidas com isso sĂŁo razoavelmente pequenas e vocĂȘ consegue muito bem fechar o jogo sem sequer “abraçar” um desses cidadĂŁos. 

O sistema de batalha de Vampyr Ă© bastante simples, e consiste basicamente em golpear e desviar de ataques. Aqui o jogador irĂĄ precisar matar quem quer que surja a sua frente, nĂŁo havendo as mesmas consequĂȘncias quando matamos cidadĂŁos da cidade, os chamados NPCs.

Existe um sistema de aperfeiçoamento de suas armas, onde vocĂȘ consegue logo de inĂ­cio no jogo jĂĄ estar com uma arma muito boa, inclusive a melhorando rapidamente e pode passar todo o jogo utilizando a mesma sem problemas. Dentre os ataques especiais, vale destaque o ataque onde mordemos o inimigo e causamos um efeito duplo, ao diminuir a vida dele e aumentando a de nosso personagem.

Como destaquei no tĂ­tulo dessa anĂĄlise, Vampyr Ă© um jogo com potencial enorme, que pode ser explorado em futuros tĂ­tulos de quem sabe uma nova franquia de jogos que poderia surgir a partir desse jogo. O sistema de pontos de experiĂȘncia e aperfeiçoamento de armas pode ser melhorado, assim como o modo de batalha. TambĂ©m poderia haver maiores consequĂȘncias ao jogador ao se alimentar dos NPCs do jogo. 

O grande ponto forte de Vampyr Ă© sua histĂłria, que caberia inclusive em um filme. Cada morador de Londres tem seu papel a desempenhar no desenrolar da trama, uns com menor importĂąncia, outros mais importantes, com suas histĂłrias em paralelo e todos, TODOS, como um cardĂĄpio particular de Dr. Jonathan Reid.

Nota: 3,5 / 5.

Essa review foi desenvolvida com uma cĂłpia do jogo gentilmente fornecida pela GOG Galaxy. Para adquirir Vampyr, clique aqui!

 

Gostou da matĂ©ria? EntĂŁo dĂĄ aquela força, comenta e compartilha com seus amigos, curta, siga e fique ligado no Protocolo XP nas redes sociais.

Protocolo XP no Facebook

Protocolo XP no Twitter

Protocolo XP no Instagram

Nenhum comentĂĄrio