Novidades

EFOOTBALL PES 2020 | A Konami segue acertando mais a cada versão do PES (Review)

A evolução da franquia Pro Evolution Soccer, desde seus primórdios como International Superstar Soccer, passando por Winning Eleven, até chegar a EFootball PES 2020 é gritante!

EFootball PES 2020 é o mais recente game da aclamada série Pro Evolution Soccer da Konami, descendente da também aclamada série Winning Eleven, cultuada por muitos gamers no Brasil até os dias de hoje. O jogo foi lançado agora no mês de setembro de 2019, para PC, PS4 e Xbox One.

Nesse novo jogo, a Konami não teve medo de trazer novidades, como já de costume, em toda a jogabilidade do PES. Contando com uma física mais realista no movimento dos atletas, EFootball PES 2020 é sem dúvidas o jogo mais “realista” da empresa, afastando-se um pouco de seu lado mais arcade (como inclusive já falei nesse artigo).

Física mais realista

EFootball PES 2020 traz uma física bem mais realista que seus antecessores. Por exemplo, não é mais tão fácil dar um passe para o sentido contrário ao qual seu atleta estiver virado. Ao tentar fazer isso, muito provavelmente você irá errar o passe. Outro ponto chave dessa mudança na jogabilidade, é a mecânica de dribles.

É altamente recomendável aos jogadores que gostem de usar esse recurso, que dediquem um tempo para “reaprender” a utilizá-lo. Ao se afastar de seu lado mais arcade, onde movimentos improváveis (para não dizer impossíveis) eram realizados mais facilmente, é necessário que o jogador pratique novamente esses movimentos.

As finalizações também receberam essa modificação. Tanto nos passes quanto nas finalizações é necessário que o jogador direcione para onde seu atleta mandará a bola para ter certeza de que será realizada a ação desejada. Por diversas vezes acabei desperdiçando boas jogadas ou coloquei minha zaga em situações de risco devido a não direcionar corretamente meus passes.

Essa mudança de jogabilidade, com certeza pode impactar na reação dos fãs mais conservadores da franquia PES, mas dá um novo fôlego para a franquia da Konami para bater de frente com seu maior concorrente, a série Fifa, da EA.

Merece destaque também a qualidade gráfica do jogo. EFootball PES 2020 é sem dúvidas o jogo com os gráficos mais realistas de futebol já lançado até o momento de seu lançamento, batendo de frente com os jogos de basquete da 2K Games. A atenção dada a detalhes como os estádios e seus entornos, e aos jogadores, é gigante. É claro que não há como fazer 100% dos jogadores totalmente realistas, mas a cada nova versão, a quantidade de faces próximas do real aumenta.

Licenciamentos

Um ponto que é bastante chato em ambas as franquias, é o licenciamento de equipes, atletas, ligas e competições. Novamente ficamos com vários elementos genéricos em nosso jogo, como por exemplo as equipes do Liverpool, Manchester City e Real Madrid, que contam com nome e uniforme diferentes da realidade, mesmo que seus atletas estejam corretos.

Felizmente para os jogadores do PC e PS4, a Konami apoia e permite a utilização de option files no jogo, criados pelos próprios jogadores, que “licenciam” tudo que está genérico, criando até mesmo novos conteúdos.

Foco no Competitivo e e-sports

Notamos que a Konami claramente vira seu foco para os e-sports, ao colocar a palavra EFootball em destaque já no título do jogo. E ela está errada? Claro que não! Os e-sports são a onda do momento e atraem muita visibilidade a qualquer jogo. Dentre os modos online, o destaque em especial vai para o MyClub e o MatchDay.

No MyClub, os jogadores são divididos em divisões de acordo com sua performance e se enfrentam de forma a subir no ranking, podendo o jogador buscar adversários compatíveis com sua pontuação, time e conexão com a internet, ou buscar sem qualquer tipo de filtro.

Dentro do MyClub o jogador pode escolher qualquer time do jogo para utilizar seu nome, logo e uniforme, mas os elencos são totalmente genéricos e você terá de montar seu próprio time através da contratação de olheiros e utilização de pontos MyClub ou Moedas que podem ser conseguidos durante a jogatina ou com dinheiro de verdade.

É necessário sorte ao se contratar olheiros, visto que eles possuem uma lista de atletas e o jogador não pode escolher especificamente qual, apenas contar com a sorte, pois o jogo define aleatoriamente qual atleta iremos contratar.

Já o MatchDay, funciona da seguinte maneira, toda semana será colocado um jogo como o clássico da semana, que inclusive irá liberar um olheiro para cada equipe e os jogadores poderão utilizar seus pontos conquistados para contratar atletas.

Na semana em que fizemos a review, o Matchday era “Juventus Vs Internazionale”. Infelizmente não consegui o monstro CR7, em compensação, entraram para meu time o belga Lukaku e o hermano Dybala. No Matchday, os jogadores utilizam as escalações reais dos times, e também competem em ranking e por pontos.

Camêra de jogo

Um fator provavelmente ligado a esse foco no competitivo e nos e-sports, é a nova câmera padrão do jogo, que simula uma câmera de um jogo real transmitido pela TV. Em um primeiro momento, o jogador irá estranhar e também deverá se adaptar a ela. Mas nem tudo é ruim nisso, uma vez que essa nova câmera padrão entrega ao jogador uma maior visibilidade do campo de jogo, podendo planejar melhor suas jogadas.

Imaginamos que o motivo para a introdução dessa câmera, é deixar o jogo mais agradável a quem estiver de fora assistindo as partidas, trazendo junto, a mesma sensação de se estar assistindo a um jogo pela TV. Caso você seja um jogador que não esteja buscando o competitivo, disputar campeonatos e coisas do gênero, apenas jogar em sua casa offline ou mesmo no MyClub, basta modificar para a câmera que estiver acostumado, pois ela continua entre as opções disponíveis. Mas nas competições oficiais, muito provavelmente você terá de usar essa nova câmera.

Liga Master

A Liga Master não trouxe grandes mudanças, sendo a mais impactante delas, a possibilidade de usarmos lendas dos gramados, dentre eles temos nomes como Zico, Romário, Maradona e Roberto Carlos, para comandar os times.

Narração

Aqui vai o grande ponto negativo do jogo em minha opinião. Milton Leite e Mauro Beting fazem a dobradinha narração+comentários desde a versão de 2017 do PES. Apesar do narrador possuir inúmeros fãs e eu estar correndo risco de ser massacrado ao dizer isso, sua narração já está bastante cansativa e tediosa. Sem contar com os comentários muitas vezes non-sense e sem sentido que seu companheiro Mauro Beting solta durante as partidas.

Eu sinceramente, gostaria de ver a Konami trocando de narrador oficial para a próxima versão, investindo em novos nomes, como por exemplo Gustavo Villani com Lédio Carmona da SporTV, ou João Guilherme com o Zinho da Fox Sports. Ou quem sabe, mesmo mantendo o Milton Leite, que se acrescente uma nova opção, para o jogador escolher qual prefere. Seria uma boa renovação para a franquia.

É claro, que entre Milton Leite e Tiago Leifert, o “Miltão” é um MITO! Que beleeeeeeeza!

Resumindo…

EFootball PES 2020 é sem dúvidas um jogo recomendado para você que é fã de jogos de esportes, em especial de futebol. Mesmo para os fãs dos jogos Fifa da EA, vale muito a pena conferir o que a Konami trouxe em seu jogo desse ano. Com uma física e gráficos bem mais realistas, PES 2020 pode ser considerado como o melhor jogo de futebol lançado até o momento.

O foco dado no realismo, através da nova câmera e também novas mecânicas e física do jogo, em especial nos dribles, passes e finalizações, traz maior imersão ao jogador.

Infelizmente continuaremos com a narração e comentários datados e muitas vezes chatos do Milton Leite e Mauro Betting, mas isso pode facilmente ser resolvido desligando os comentários durante o jogo.


Nota: 4,5 / 5

Essa review foi desenvolvida com uma cópia do jogo para PC gentilmente fornecida pela Nuuvem. Para adquirir o game EFootball PES 2020, clique aqui.

 


Gostou da matéria? Então dá aquela força, comenta e compartilha com seus amigos, curta, siga e fique ligado no Protocolo XP nas redes sociais.



Nenhum comentário