Novidades

THE MANDALORIAN | O cão caçando os ratos! – Capítulo 06: The Prisoner (Crítica)

É difícil acreditar que já passamos da metade da temporada. Com o coração emocional da história estabelecida nos cinco primeiros episódios, é hora de voltar ao submundo de Star Wars com “The Prisoner”. Há algo a ser dito aqui sobre uma série semanal que tem foco em um caçador de recompensas, algumas de suas missões podem ser desconectadas da história.

Com os caçadores de recompensas ainda rastreando o Baby Yoda, o Mandaloriano se retira para uma estação espacial dirigida por um velho amigo suspeito chamado Ran, um ex-caçador de recompensas que tem uma história com o Mandaloriano. Ran quer um favor, resgatar um de seus sócios de uma prisão da Nova República. Ele envia o Mandaloriano e quatro caçadores de recompensas do submundo para fazerem o trabalho que só ser com ajuda do nosso protagonista, pois a Razor Crest é a única nave que não está no radar da Nova República

Como destaque principal, as cenas de ação do último terço do episódio efetivamente transformam o Mandaloriano em um bicho-papão. A iluminação vermelha e as luzes brancas aumentam a tensão com a direção competente de Rick Famuyiwa que nos revela uma estação espacial bastante suja da Nova República que lembra cenas do longa THX 1138 (primeiro filme feito por George Lucas). Durante todos os 40 minutos do episódio (finalmente um capítulo com tempo aceitável!) temos uma questão bastante interessante colocada em xeque, será que o Mandaloriano matará ou não um homem relativamente inocente e esses momentos são de pura tensão atenção na última cena em “The Prisoner”. Pelo que sabemos sobre ele até agora, o seu lado de caçador parece ser um pouco dúbio e a construção do personagem na série passa a sensação de alguém divertido para torcer, pois ele ainda passa a sensação de perigo e ambiguidade moral. 

Os novos membros da equipe e seu chefe de cabelos desgrenhados não são charmosos e nem assustadores. Há pouco ou nenhum mistério neles e cada um é de um tipo: temos o líder impetuoso, o músculo do grupo e menina maluca que lembra a Arlequina. Por outro lado, temos breves momentos interessantes desses personagens, principalmente de Burg, vivido por Clancy Brown como o pesado Devaroniano que de forma convincente consegue antagonizar com o Mandaloriano. Este é um bom episódio para alienígenas: Devaronianos e Twi’leks são personagens com muito destaque nas HQs da franquia e foi divertido vê-los aqui em live-action. As próteses dos alienígenas são divertidamente emborrachadas e vermos os Twi’leks assobiarem para seus inimigos, mostrando suas presas nos momentos mais inesperados é algo bastante legal.

“The Prisoner” é tecnicamente competente em dosar um episódio divertido com belas cenas de ação. Havia algumas oportunidades para trabalhar nos temas existentes do Mandaloriano sobre família e escolha pessoal. Ele tem algum tipo de história com o líder dos mercenários e talvez algo aqui possa falar sobre o problema dele em se aproximar das pessoas ou explicar que ele tentou criar uma família antes e falhou. Claro, o personagem que representa o coração do Mandaloriano é o Baby Yoda e o dróide que perseguiu o filhote mais querido da galáxia na nave do nosso protagonista transformou a cena em um momento de pura angustia. 

No final do episódio temos uma cena bem linda e o show continua mostrando algumas delícias de Star Wars, como a estação espacial bagunçada, a inclusão casual de alienígenas na equipe, uma frota de novos dróides, uma rara aparição na tela da Nova República no auge e uma aparição surpreendente perto do fim. As cenas de ação são competentes, o visual nítido é memorável e a música continua perfeita. 


Leia as críticas dos primeiros episódios:

THE MANDALORIAN | Primeiras impressões sobre a primeira série em live-action da franquia Star Wars – Capítulo 01: Pilot

THE MANDALORIAN | A “Força” é poderosa, baby! – Capítulo 02: The Child

THE MANDALORIAN | Amor Fraternal! Capítulo 03: The Sin (Crítica)

THE MANDALORIAN | Velhas ameaças do passado – Capítulo 04: Sanctuary

THE MANDALORIAN | Uma parada rápida em Tatooine – Capítulo 05: The Gunslinger (Crítica)

Nenhum comentário