Novidades

GHOST OF A TALE | Um game desafiante com uma pitada de conto de fadas (Review)

Ghost of a Tale 2018, Ă© um game indie lançado para PC, Playstation 4 e Xbox One. O jogo foi criado e distribuĂ­do pela SeithCG, apĂłs uma campanha bem-sucedida de financiamento coletivo no site Indiegogo. O game possui elementos de RPG e Aventura e tem sua jogabilidade voltada para a furtividade, ou seja, vocĂȘ deve fazer de tudo para nĂŁo ser percebido pelos inimigos. Com um belo visual que lembra as ilustraçÔes de um livro de conto de fadas, uma trilha sonora interessante e um mundo rico, com personagens cativantes, Ghost of a Tale Ă© uma experiĂȘncia muito divertida.

Na história do game somos apresentados ao protagonista, Tilo o camundongo, que acaba de acordar nas masmorras de Dwindling Heights. Tilo então começa a recordar como foi parar ali, e lembra que ele não estava sozinho. Agora a missão de Tilo é escapar da prisão e reencontrar sua amada, de quem foi separado. Para isso Tilo vai precisar evitar os guardas a todo o custo e com alguma sorte encontrar aliados no caminho, para assim com alguma ajuda, poder ser livre com sua amada novamente.

(Imagem Promocional: Ghost of a Tale – SeithCG)

Graficamente o jogo Ă© bem bonito, com grĂĄficos 3D que ajudam a criar uma ambientação Ășnica. Neste ponto nem parece que o jogo foi criado por uma equipe de apenas 5 pessoas, pois ele nĂŁo deixa nada a desejar em relação a vĂĄrios outros jogos de grandes produtoras. Muito disso se deve Ă  experiĂȘncia do principal responsĂĄvel pela parte grĂĄfica, Lionel Gallat. Para quem nĂŁo sabe, Lionel Ă© um nome conhecido em grandes estĂșdios de animação como Universal e Dreamworks, e trabalhou em animaçÔes como O PrĂ­ncipe do Egito (The Prince of Egypt) 1998 e O Lorax (The Lorax) 2012.

Quanto aos sons, o game Ă© bem competente com os sons ambientes. AlĂ©m de contar com uma bela trilha sonora de fundo que casa perfeitamente com os locais do jogo. Outro ponto de destaque sĂŁo as mĂșsicas especiais, Tilo como um bom bardo conhece vĂĄrias mĂșsicas, e ao longo de sua jornada em alguns momentos especiais ele precisarĂĄ tocar essas mĂșsicas. E elas sĂŁo muito bem trabalhadas e colaboram de mais para enriquecer o mundo do game alĂ©m de trazer mais detalhes sobre a histĂłria.

(Imagem Promocional: Ghost of a Tale – SeithCG)

JĂĄ na jogabilidade, o jogo permite interagir com objetos e conversar com pessoas, utilizar e atirar itens, pular, correr e andar bem devagar para nĂŁo fazer barulho. Trazendo o bĂĄsico que se precisa para se jogar um bom game furtivo, como a opção de se esconder em lugares especĂ­ficos, como baĂșs e armĂĄrios por exemplo. AlĂ©m disso Ă© possĂ­vel nocautear alguns tipos de inimigos jogando coisas neles, isso faz com que eles desmaiem e ganhem tempo para que Tilo possa se afastar.

(Imagem Promocional: Ghost of a Tale – SeithCG)

Ghost of a Tale Ă© um grande jogo que, com certeza, vai agradar aos fĂŁs do gĂȘnero ou quem apenas busca um desafio honesto. Apesar de infelizmente nĂŁo ser um jogo para todos por nĂŁo contar com uma boa mecĂąnica de combate obrigando o jogador a sempre contar com a furtividade, e isso pode afastar os jogadores que preferem sempre o caminho da ação. Outro ponto negativo do game Ă© o fato de nĂŁo contar com textos e diĂĄlogos traduzidos para os o portuguĂȘs, sendo totalmente em inglĂȘs, o que pode afastar e prejudicar a experiĂȘncia dos jogadores que nĂŁo manjam do idioma. Mas se vocĂȘ nĂŁo Ă© de nenhum destes dois grupos, entĂŁo Ghost of a Tale Ă© um prato cheio para vocĂȘ.

Nenhum comentĂĄrio