Novidades

WESTWORLD | Admirável mundo novo – Episódio 01: Parce Domine (Crítica da 3º Temporada)

Uma das características mais fortes do mundo é o fato de ser tão frio e impessoal. Não em grau estéril, porque isso significaria que estaria limpo. Este mundo é de alguma forma sujo e ainda impessoal. Testemunhe, por exemplo, uma breve discussão que Caleb (Aaron Paul) tem com um recrutador por telefone. O recrutador diz que ele não é um bom candidato, e quando Caleb pergunta se há algo que ele possa fazer para se tornar um candidato melhor para um emprego, ou se espremer em uma vaga existente, há uma percepção clara. O cara do RH com quem Caleb está conversando nem sequer é uma pessoa, apenas um programa projetado para decepcioná-lo com facilidade. 

Ao mencionar uma combinação de coisas terríveis. Primeiro, ele não consegue o emprego necessário para impedi-lo de recorrer ao crime. Segundo, ele não pode obter ajuda para se tornar um candidato melhor. Terceiro, é uma ligação de alguém do RH. Quarto, é uma chamada robótica em cima de tudo isso. Claramente não é a falta de recursos que desencadeia essa frieza. 

Todo mundo percebe o que está vindo para cada um de acordo com o capricho da grande inteligência artificial, o Rehoboam. Para aqueles que não estavam atualizados com o Antigo Testamento, Rehoboam foi o primeiro rei de Judá depois que Israel se dividiu em dois reinos e entrou em guerra civil. Ele também lutou com o reino do Egito, como se uma guerra civil não fosse suficiente em seu legado. 

Aaron Paul em cena da série Westworld / HBO

Certamente, esse nome não foi escolhido aleatoriamente pelos showrunners de Westworld, Lisa Joy e Jonathan Nolan. Rehoboam é estabelecido durante as partes não-anfitriãs do programa como a razão pela qual a sociedade parece funcionar tão bem e também por que alguém como Caleb, que tem muitos pontos positivos em seu currículo, não consegue se destacar. Como os anfitriões, ele está preso no seu próprio caminho, mas, ao contrário dos anfitriões, como diz um dos amigos de Liam Dempsey (John Gallagher Jr.), os humanos não têm a decência de se revoltar e matar todos. 

Felizmente, os humanos não precisam, porque se Dolores (Evan Rachel Wood) conseguir o que quer, os anfitriões farão tudo por eles. Um dos aspectos mais interessantes do primeiro episódio da terceira temporada de Westworld é como que, quase imediatamente, Dolores se estabelece como um personagem cinza. Ela é uma vilã e certamente ela mata um homem em sua própria casa depois de atormentá-lo, embora ela diga à esposa que a libertou.

Evan Rachel Wood em cena da série Westworld / HBO

Ela é solidária e reconfortante com Liam, e ainda assim o está manipulando desde o início. É estranho sentir-se tão conflituoso com o que provavelmente é a personagem principal. Como foi demonstrado, ela tem queixas legítimas com a raça humana desde seu tempo como anfitriã e ela viu as pessoas no seu melhor e no seu pior, geralmente era no pior. Mas ela também está tentando matar humanos (isso pode ser muito simplista) e dominar o mundo, do qual, como humano, eu não sou muito fã.

Uma das coisas que faz Dolores funcionar como personagem é a performance de Evan Rachel Wood. Ela é tão capaz de ativar o ato da filha do fazendeiro, chamar a atenção ou pegar as pessoas desprevenidas, mas também é tão rápida em desligá-la ou garantir que o sentimento nunca chegue a seus olhos. Ela é uma ótima intérprete e embora algumas de suas falas não sejam as melhores deste episódio, ela as apresenta bem e serve como um ótimo contraponto a Bernard, no qual o competente Jeffrey Wright torna de alguma forma o personagem mais humano do que os humanos ao seu redor. Bernard sabe que não é humano, sabe que é um anfitrião e no entanto tem pavor de se tornar como Dolores, ou um peão no jogo de Dolores que tem medo de usar seu poder, exceto para se defender. 

Com Wood usando seu charme para avançar nos desejos de sua personagem, ver Jeffrey Wright desligar as emoções de Bernard ao pressionar um botão é instantaneamente magnífico. Seu rosto fica tão frouxo, seus olhos tão mortos, que o que poderia ser extravagante nas mãos erradas é ameaçador e ousado. Bernard sem sua humanidade é de alguma forma mais perigoso do que Dolores fazendo sua melhor impressão sobre a Terminatrix, porque ele não sente prazer com o que tem que fazer. Bernard está simplesmente tentando sobreviver em um mundo muito frio que pouco se importa com a sobrevivência de humanos ou hospedeiros, e ele parece se sentir mal por causar dano, mesmo com as pessoas que o estão machucando ativamente.

Jeffrey Wright em cena da série Westworld / HBO

Jonathan Nolan faz um trabalho incrível com os atores, destacando o artifício de ambos a cada momento. Observar Dolores arrastar um corpo sem esforço por uma perna é uma maneira bonita e simples de mostrar que ela possa parecer uma personagem doce, mas não é. O mesmo acontece com Bernard, sempre o cara levemente nerd, mesmo quando se esconde em uma fazenda de gado, se transforma da figura fraca e encolhida que tenta se desviar da vista para um verdadeiro idiota que despacha dois homens maiores com facilidade. Um abraça o ser mais do que humano e o outro se esconde, isso é brilhantemente comunicado por todas as partes envolvidas. 

Nolan também tem um toque hábil em dar uma boa sofisticação para o novo da série e a mistura de locais fascinantes, principalmente em Los Angeles e Cingapura, com efeitos especiais é perfeita. Os jatos automáticos voadores parecem tão funcionais quanto a motocicleta que Dolores recruta para sua briga ou os táxis autônomos que transportam pessoas de um lugar para outro, presumivelmente controlados por um aplicativo de algum tipo. Se eles têm um aplicativo para pequenos crimes, eles certamente têm aplicativos para todo o resto e o uso do sistema de monitoramento Rehoboam como uma maneira conveniente de pular o globo sem usar os títulos é uma maneira muito inteligente de adicionar um pouco de estrutura geográfica a um programa de divulgação.

Em “Parce Domine”, Lisa Joy e Jonathan Nolan usam muitos clichês ao criar o personagem de Caleb (que é um veterano de guerra que está em luto por um amigo e também é um filho cuidando de uma mãe com Alzheimer). Nem todos os pronunciamentos de Dolores funcionam, assim como a cena de abertura dela aterrorizando um dos principais investidores da Delos por causa de sua fortuna. Mas o programa se recupera desses tropeços com algumas sequências de ação brilhantes e ótimas performances dos três atores principais, Evan Rachel Wood, Jeffrey Wright e Aaron Paul.

Evan Rachel Wood, Aaron Paul e Jeffrey Wright na série Westworld / HBO

Estabelecer um mundo novo e cheio de novidades tecnológicas em uma hora é uma tarefa difícil, não importa o quão habilidoso seja o elenco e a equipe de produção, mas Westworld não fica aquém disso. Este é imediatamente um mundo fascinante, suficientemente longe no futuro para explicar robôs sensíveis e uma bola de inteligência artificial de computador que controla tudo, mas não tão longe no futuro que não haja telefones celulares, fones de ouvido azuis, caixas eletrônicos e até aplicativos para bandidos. O resto vai se encaixar e a história por trás se tornará bem mais interessante daqui para frente.


Confira a prévia do episódio 02, intitulado “The Winter Line” (leia descrição do episódio, clicando aqui). Lembrando que Westworld é transmitida todo domingo, às 22h, na HBO:

Nenhum comentário