Novidades

PES 2021 SEASON UPDATE | Vale a pena investir nessa atualização? (Review)

A Konami lançou recentemente a sua versão anual do game de futebol PES, que desde sua versão anterior, é chamada eFootball PES 2020. Para a versão 2021, a empresa resolveu não lançar um novo game, e sim atualizar a versão do ano anterior, então foi lançado o game eFootball PES 2021 Season Update. O motivo para essa decisão é o foco dado ao próximo lançamento da franquia, que virá para a nova geração de consoles.

Em PES 2021 Season Update, não foram acrescentadas novidades em termos de gráficos e jogabilidade no game. Com as constantes atualizações que a Konami vai lançando ao longo das semanas, vários detalhes do jogo vão sendo refinados (ou não), afetando a jogabilidade do game. Felizmente essas atualizações são gratuitas, então todos os jogadores tem acesso.

Dentre as novidades no PES 2021, temos a inclusão de alguns novos técnicos no modo “Rumo ao Estrelado”, como os técnicos Guardiola e Ryan Giggs, das duas equipes de Manchester. Os brasileiros Romário, Bebeto e Roberto Carlos, mesmo não sendo treinadores na vida real, continuam disponíveis como opção para técnicos. 

A Konami também resolveu deixar o modo Legend um pouco mais difícil, ajudando na experiência de seus jogadores mais hardcore.

Tal qual F1 2020, que fizemos review há alguns dias, a Konami parece ter chegado ao limite do motor gráfico da atual geração de consoles, não conseguindo trazer atualizações gráficas ao jogo, talvez por isso a empresa tenha preferido lançar foco total na próxima geração, com o Xbox Series X e PS5

Sem grandes alterações gráficas, motor do game parece ter chegado ao limite de sua geração!

Licenças, o grande problema nos games de futebol atualmente…

Infelizmente, com um mercado dividido entre duas empresas, os jogadores de cada título, PES e FIFA, acabam saindo “prejudicados” de alguma forma. Diferente de, por exemplo, os jogos da NBA e F1, que possuem somente 1 empresa produtora, os dois games de futebol acabam por atirar no pé um do outro quando o assunto são licensas, seja de times, jogadores ou competições. 

PES 2021 Season Update sofre com isso. A Konami perder para esse ano mais algumas equipes, como os gigantes da Itália Milan e Internazionale, apresentando versões genéricas no game, que se juntam a equipes como Liverpool e Real Madrid, dentre os gigantes europeus que não são licenciados. Além deles, continua sem licença a Bundesliga, o que é uma imensa perda. 

Por outro lado, a Konami está de parabéns pelo Campeonato Brasileiro presente no PES 2021. Foi dada bastante atenção aos times brasucas, trazendo jogadores, faces, uniformes atualizados e até mesmo comemorações atualizadas. Infelizmente nem tudo são flores, pois a dupla Palmeiras e São Paulo não estão mais licenciadas, enquanto o Flamengo é exclusivo da Konami e não aparece em seu concorrente Fifa, mas o estádio ao qual o clube manda seus jogos, o Maracanã, também está fora do jogo!

Atenção dada ao Brasileirão é um dos destaques positivos do PES 2021 Season Update

Felizmente há solução para esse tipo de ocorrência, e esta é permitida pela Konami, uma vez que a mesma deixa a ferramenta para tal no jogo. São os chamados Option Files, que corrigem tudo que não está licenciado no game e deixa as atualizações ainda mais próximas a realidade. Como a Konami não pode chancelar oficialmente as OFs, devido as licenças, fica ao jogador o trabalho de pesquisar e encontrar o melhor OF. (Se tiver dificuldade em encontrar um, deixe um comentário ou nos mande uma mensagem que te darei a dica!)

Obs: A instalação de Option File só é possível para os jogadores do PC e Playstation 4. A Microsoft não deixa essa opção para o Xbox One.

E o MyClub?

Agora a grande cereja do bolo para quem estiver de olho para comprar o PES 2021 Season Update, que é o MyClub. Com o lançamento do game, a Konami irá deixar o PES 2020 no limbo, fazendo com que seus servidores deixem de receber atualizações, o que provavelmente também irá os esvaziar, obrigando o jogador que quiser continuar se divertindo online, a migrar de versão.

Como praticamente todo mundo já tem grandes equipes e a Konami liberou geral nos empresários nessas últimas semanas para tentar dar um fôlego ao game antes do lançamento dessa nova versão, também não há o que se atualizar. Eu mesmo, nas últimas semanas, estava preocupado apenas em farmar GP para conseguir o máximo de jogadores Legends possível.

No Myclub do PES 2021, o jogador irá ter disponibilizado um empresário especial logo de início da montagem de sua equipe como bônus de veterano, com jogadores do tipo “Iconic Moment”, e a depender da quantidade de legends em sua equipe na versão anterior, você irá receber um número limitade de giros nesse empresário, que podem ir até 5, e garantir logo de cara, lendas como Beckenbauer, Iniesta, Gullit, Vieira e Van Basten em sua equipe.

Como jogamos a versão Standart do jogo, no Myclub sofremos um pouco a início, uma vez que com o time repleto de jogadores bola branca, fica complicado encarar jogadores que já pegaram o seu PES 2021 com algum time real completo. As opções disponibilizadas pela Konami foram de seus parceiros oficiais, Bayern, Barcelona, Juventus, Arsenal e Manchester United. 

As equipes parceiras da Konami!

Concluindo…

Agora a resposta da pergunta no título desse artigo. Vale a pena investir nesse game? A resposta é sim. Se você gosta do Myclub e da possibilidade de jogar online, vale sim muito a pena comprar o eFootball PES 2021 Season Update, pois aqui que ficará a atenção da Konami a partir de agora no quesito atualizações e novidades. 

Também, se você quer manter seu game atualizado, acredito que a grande maioria dos criadores de conteúdo, em especial Option Files, irão virar a chave e focar grande parte de seu tempo, se não todo ele, sobre o PES 2021. 

A versão Standart de PES 2021 Season Update para PC está saindo por R$ 89,90 na Nuuvem. Já as edições especiais dos parceiros da Konami sai por R$ 107,90. O game também está disponível para PS4 e XOne.


Trailer: 

Nenhum comentário