Novidades

MATE-O E DEIXE ESTA CIDADE | Uma animação grotescamente confusa e bela (Critica) - 44° Mostra SP

Ultimamente estamos tendo um seleto número de filmes animados que sabem que  estão impressionando ao contarem grandes histórias destinadas ao público adulto. Pegando carona nesta nova moda, a nova animação de Mariusz Wilczyński chamada Mate-o e Deixe Esta Cidade (Kill it and Leave This Town) rejeita ideias narrativas tradicionais e em vez disso, elabora uma perspectiva caótica, porém meditativa, sobre vários personagens e situações grotescas.  

O filme se torna extremamente envolvente e pensativo, mesmo que narrativamente confuso, a produção não é destinada para os fracos de coração, mas para aqueles que podem lidar com imagens perturbadoras. Eu particularmente achei muitas cenas forçadas e que passavam dos limites, mas o estilo de animação invocou naturalmente uma certa resposta emocional que define o tom do filme desde o início do tempo de execução. 

Cena da animação Mate-o e Deixe Esta Cidade (Kill it and Leave This Town) – Foto: Divulgação

A animação é impressionante, mas rústica. Com um toque adulto de violência e nudez, o preto e branco cortado quase em um estilo de stop motion às vezes define o filme e seu mundo como um lugar corajoso e implacável, com uma brutalidade fria penetrando em cada canto sujo. Dentro disso, o filme naturalmente encontra uma voz e um sentimento único que fizeram maravilhas quando se tratou de envolver o público no mundo do filme.

Tudo isso pode ser atribuído a uma das partes mais respeitáveis ​​da animação, sua capacidade de encontrar uma vida dentro da realidade dura e fria de seu mundo onde é criado pequenos flashes de cor com questões temáticas que o filme faz, apesar de ser construído por visuais misteriosos e até fantásticos, a produção se destaca apenas com uma forte direção artística. 

Cena da animação Mate-o e Deixe Esta Cidade (Kill it and Leave This Town) – Foto: Divulgação

Ela até tenta dar uma voz legítima que pode ser apreciada tanto quanto respeitada, mas infelizmente não há uma direção clara quando se trata de enredo ou narrativa. Apesar de haver uma ligação geral entre os segmentos, Mate-o e Deixe Esta Cidade (Kill it and Leave This Town) parece uma coleção de curtas-metragens, em vez de um recurso poderoso e singular. O filme vai pulando despreocupadamente entre personagens, histórias e mundos, sem sentir a necessidade de definir um caminho a ser percorrido para o público, resultando em uma corrida quase desinteressante.

Apesar da falta de uma narrativa clara, fazendo com que o filme pareça bagunçado e confuso em vários pontos, está longe de ser o suficiente para arruinar o poder dos visuais do filme e as explorações temáticas. Essa falha impede do filme de ser capaz de assumir a identidade como uma verdadeira obra de grande destaque, taxando-o apenas com tentativas de impressionar artististicamente, o que está longe de ser um destino terrível para o produto final da animação.

Cena da animação Mate-o e Deixe Esta Cidade (Kill it and Leave This Town) – Foto: Divulgação

Para aqueles que duvidam que a animação possa ser usada para capturar histórias e cenários maduros, Mate-o e Deixe Esta Cidade (Kill it and Leave This Town) pode servir como um contraponto a este estereótipo prejudicial e acaba sendo uma experiência absolutamente gratificante para quem já está acostumado com este tipo de animação. 

*Filme assistido na 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, para mais detalhes, acesse: https://44.mostra.org/


Trailer:

Nenhum comentário