Novidades

PACER | A mistura de Wipout com F-Zero (Review)

Pacer é o novo lançamento de jogos de corridas onde vimos claramente a grande inspiração entre F-Zero, Wipeout e Star Wars Episode 1: Racer. A R8 Games Ltd conseguiu criar a fusão entre Wipeout e F-Zero ao fazer Pacer, um jogo de corrida para PS4, Xbox One e PC lançado no dia 29/10/2020.

Pacer tem como grande destaque o fator da corrida e do conflito que estĂĄ no decorrer dela. Mas nĂŁo pense que Ă© igual a Mario Kart, onde vocĂȘ joga um casco de tartaruga e acerta o adversĂĄrio que gira e logo volta. Aqui suas naves explodem, sĂŁo dilaceradas e o carro passa por cima dos pedaços e vocĂȘ marca bem o infeliz para se vingar. Isso se tiver capacidade para tal, lĂłgico.

Com vĂĄrias curvas acentuadas, rampas, divisĂŁo da pista em duas e outras peculiaridades, o game acaba pecando em algo bobo e o tal problema nem Ă© ultrapassar os demais pilotos e sim chegar atĂ© eles. VocĂȘ vĂȘ alguns Ă­cones como armas, escudo e o turbo e acha que isso vai ajudar, mas algumas vezes atĂ© atrapalha. Colocados em lugares estratĂ©gicos, vocĂȘ terĂĄ de escolher em pegar e sabotar seu desempenho ou continuar correndo como vocĂȘ estava e se ver em risco. O que torna a decisĂŁo bem difĂ­cil, sendo bem sincero.

Essa dificuldade traz um ritmo muito interessante, jĂĄ que mesmo com a nave menos veloz vocĂȘ pode chegar no pĂłdio. O maior diferencial em Pacer Ă© as decisĂ”es que vocĂȘ toma e sua habilidade, que sĂŁo os elementos que realmente vĂŁo te ajudar no trajeto. Dominar a pista Ă© essencial, mas causar confusĂŁo e saber sair delas Ă© o bĂĄsico para a sua sobrevivĂȘncia. No fim, tudo se resumo ao piloto.

Outro ponto alto sĂŁo as variaçÔes de configuraçÔes que vocĂȘ pode utilizar. Cada veĂ­culo pode carregar consigo duas armas distintas, alĂ©m de itens desbloqueĂĄveis para implementar o seu desempenho. Com as diferenças entre eles e suas combinaçÔes, levando um tempo para que o piloto encontre o que ele irĂĄ se adaptar melhor. No game vocĂȘ vai começar com uma nave equilibrada, mas as opçÔes sĂŁo tantas que, obviamente, acabarĂĄ testando tudo e a maioria dos itens estĂŁo bloqueados logo de cara, assim como carros e pistas e vocĂȘ conseguirĂĄ dinheiro correndo para liberar todo esse conteĂșdo. AtĂ© o momento nĂŁo hĂĄ DLCs ou microtransaçÔes, por isso o game empolga bastante ao saber que tudo ali estĂĄ esperando por vocĂȘ.

Isso sem falar na questĂŁo de eventos, o que me surpreendeu. Tive a oportunidade de jogar a demo e o game completo e percebi que foram adicionados itens especiais do Halloween, o que acaba sendo legal isso, jĂĄ que o jogo nos da alguma skin sem precisar pagar nada, pois as corridas de Pacer sĂŁo sensacionais e nĂŁo ocorreu travamentos em momento algum, me deixando sentir nenhuma queda na taxa de quadros, entretanto, alguns detalhes acabaram me incomodando. A mira durante a corrida Ă© horrĂ­vel e muitas vezes vocĂȘ se vĂȘ sacrificando uma posição para tentar atacar alguĂ©m e fora que ela termina com uma agilidade impressionante, tornando os combates frustrantes em certos momentos. PorĂ©m, pra mim ele Ă© um jogo que ainda pode melhorar bastante e a empresa Ă© bem novata no ramo.

Apesar de ter vĂĄrios carros e bastante formas de personalizĂĄ-los, alĂ©m de 80 mĂșsicas licenciadas em sua trilha-sonora, as pistas me desapontaram. Das 14 disponĂ­veis, foram poucas as que senti uma diferença real de ares. Mesmo simbolizando locais distintos do mundo, algumas vezes vocĂȘ se confundirĂĄ entre elas por achar que Ă© igual a anterior. A mecĂąnica do jogo nĂŁo foi uma das que mais me animaram a jogar, eu acho que quando vocĂȘ esta iniciando a jogabilidade Ă© a coisa mais difĂ­cil, mas depois que vocĂȘ se acostuma com a jogabilidade do jogo ele se torna um jogo mais divertido.  

Os vĂĄrios modos de jogo me impressionaram tambĂ©m, o que nĂŁo achei que veria por aqui. Pacer, no modo single player, alĂ©m da Carreira, traz tambĂ©m oito diferentes formas de correr. O modo eliminação, que vai destruindo o Ășltimo veĂ­culo da corrida a cada perĂ­odo de tempo. O senso de urgĂȘncia que vocĂȘ precisa se manter em posiçÔes melhores e  acaba passando uma adrenalina a qualquer um, tenho certeza que esses modos e e outros vĂŁo te animar bastante. E caso esteja se perguntando, ele tem atĂ© uma histĂłria para explicar toda a insanidade que vocĂȘ estarĂĄ vendo. O ano Ă© o de 2075 e o Pacer World Championship Ă© o auge das corridas antigravidade. VĂĄrias corporaçÔes competem para faturar o grande prĂȘmio no final dela, com vocĂȘ se unindo a uma delas no meio disso. Durante a carreira, poderĂĄ ver um pouco de cada, assim como testar os modos diferentes de jogo, o que trouxe um grande tutorial disfarçado de desafio.

Se vocĂȘ Ă© o tipo de jogador que curte demais os jogos de corrida recomendo muito que joguem Pacer, eu particularmente nĂŁo sou muito fĂŁ de jogos de corrida e esse foi um dos jogos que me deu uma animada para jogar um pouco, ele mostra bem a fusĂŁo das inspiraçÔes dos jogos e na BGS de 2019 eu conversei com um dos programadores do jogo e estava bem nĂ­tido no semblante dele a empolgação com o jogo, pois quando vocĂȘ jogava o game e gostava do estilo, dava pra sentir a paixĂŁo deles. Eu particularmente nĂŁo gosto nem do estilo de jogo (minha praia estĂĄ mais com RPG) e nĂŁo curto muito os jogos inspiração, mas eu dei muito valor para eles, pois eles fizeram o melhor com o que eles tinham e que venham muito mais jogos dessa empresa para que nĂłs possamos nos divertir muito com eles.

o jogo esta disponível no Playstation 4, Xbox One e pra PC (via Steam). Então quem puder e gostar do titulo comprem para se divertir, pois vale dar aquela força neste bom jogo.


Trailer:

Nenhum comentĂĄrio