Novidades

HOMEM-ARANHA: SEM VOLTA PARA CASA | Crítica do filme



Finalmente lançado, Homem-Aranha: Sem Volta para Casa fecha a (primeira) trilogia do cabeça-de-teia de Tom Holland, e foi com certeza um dos filmes mais hypados de 2021.

Já aviso agora que spoilers são inevitáveis, então continue após o trailer por sua conta e risco.


Após ter sua identidade revelada pelo vilão Mysterio (Jake Gyllenhaal) em Homem-Aranha: Longe de Casa, Peter Parker, tia May e seus amigos tem sua vida virada de ponta cabeça, com acusações sendo jogadas em Peter e oportunidades serem retiradas deles devido a essa grande revelação.

Logo no começo do longa temos uma das participações aguardadas no filme, de Charlie Cox de volta ao seu papel de Matt Murdock, o que pode ser sinal da integração das séries da Netflix com o UCM, ou ao menos parte delas (temos outros sinais disso na série Gavião Arqueiro), o que trouxe também uma cena fantástica com Matt espantando Peter com seus reflexos.

O início do longa é uma introdução a essa nova vida de Peter, e ocorre um pouco lentamente, até que ele resolve procurar Dr. Estranho, e é aí que a ação começa de fato. Após a interação que todos já vimos nos trailers com Peter atrapalhando a magia do "ex" Mago Supremo, que o filme de fato começa e temos todas as interações com antigos vilões dos filmes de Tobey Maguire e Andrew Garfield, até o clímax, que é a aparição dos dois teiosos anteriores, que levou cada sala de cinema de todo multiverso a loucura!!

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa mostra enfim uma jornada de amadurecimento do Teioso de Tom Holland, fazendo com que ele deixe para trás a sua infância e adolescência e embarque na vida adulta, e que traga o Aranha a um território mais querido pelos fãs, atuando longe da supervisão e superproteção que acontecia enquanto tinhamos Tony Stark como seu grande mentor e mesmo após sua morte, com a utilização exagerada da tecnologia Stark por Peter.

Embora achássemos que teria muita gente e Tom Holland seria coadjuvante em seu próprio filme, isso não acontece. Um dos personagens que imaginávamos que teria grande tempo de tela, o Dr. Estranho (Benedict Cumberbatch), ficou fora de grande parte das cenas de ação. O que faz total sentido, pois ele sozinho conseguiria deter todos os vilões já apresentados em todos os filmes do Aranha de uma vez.

A interação entre Peter Parker's e seus vilões é memorável, espetacular, fantástica, épica! Homem-Aranha: Sem Volta para Casa é um filme mais grandioso que quase todas as reuniões já realizadas pela Marvel no UCM, ficando empatado apenas com Vingadores: Guerra Infinita, na humilde opinião deste que vos escreve. 

Todos os diálogos entre Teiosos são divertidos, típico de um dos personagens mais brincalhões e carismáticos da Marvel. O Peter canônico da Marvel continua sendo Holland e provavelmente não teremos mais aparições de Maguire e Garfield, que fecham seus arcos e conseguem redenção de seus maiores arrependimentos, o que foi uma ótima sacada desse filme.

Dentre os vilões que retornam a vida, o que mais rouba atenção é Willem Dafoe como Norman Osborn/Duende Verde. Dafoe é um daqueles casos onde o ator nasceu para interpretar o personagem, pois ele se destaca em todas as cenas em que está presente.

Em um filme tão grandioso, com uma efeito nostálgico tão absurdo e repleto de fan-service, algumas decisões precisam ser realmente bem pensadas, aí encontro talvez o único e minúsculo defeito, que foi a morte da Tia May (Marisa Tomei), que embora necessária para o amadurecimento do personagem de Holland, não trouxe aos expectadores um grande peso emocional.

Não temos o que dizer além de que Homem-Aranha: Sem Volta para Casa é o melhor filme do Cabeça de Teia já produzido, trazendo todos os Aranhas e seus principais vilões, grandiosas cenas de luta e ótimos diálogos. A partir de agora esse será o parâmetro para crossovers, então te cuida Marvel.

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa possui duas cenas pós-créditos que apontam para o futuro do Aranha e do UCM. A primeira traz o Venom de Tom Hardy, que embora não tenha interagido com algum Aranha ou vilão, ao retornar ao seu universo, deixou uma parte do simbionte para trás, e com certeza, teremos mais notícias dele. Já a segunda cena, aponta para Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura, e as consequências enfrentadas após as várias rupturas da realidade ocorridas em Wandavision, Loki e agora em Sem Volta para Casa.

Nota: 5/5.




E continue ligado no Nerdview nas redes socias, estamos no Facebook e Instagram.

Nenhum comentário