Novidades

HARRY POTTER: DE VOLTA À HOGWARTS | Crítica do especial de 20 anos da franquia



Raramente se encontrará uma mídia tão bem calibrada para evocar nostalgia. Para quem acompanhou o boom dos bruxos e bruxas quando JK Rowling lançou na literatura o mundo mágico de Harry Potter vai se sentir acolhido com o especial, Comemoração de 20 anos de Harry Potter: De Volta a Hogwarts, pois o encontro especial com os astros da franquia surge como um convite pessoal para os fãs que curtiram em sua infância aquele mundo mágico junto com todos os envolvidos.

Desde a arrepiante música tema tilintante, temos a visitação dos cenários com os salões, a decoração e até os envelopes lacrados com cera logo de cara que se completam quando temos a aparição do trio de ouro, Harry Potter, Hermione Granger e Ron Weasley (ou Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint, como são talvez menos conhecidos). Assim que as estrelas começam a andar e conversar nos cenários, percebemos que tudo  ali demonstra que foi deixado inalterado, intocado, como se ninguém tivesse frequentado as dependências de Hogwarts ou da sala comunal da Grifinória desde que a franquia foi encerrada.

Esse sentimento de acolhimento dos cenários com os atores e até com público são as chaves que os produtores tiveram para que o público se emocionasse ao relembrar da magia que tivemos ao vermos Hogwarts pela primeira vez, pois o mundo bruxo sempre pareceu algo real e que foi despertado de forma viva nesta comemoração de 20 anos da franquia. Pois sempre há uma sensação em qualquer reunião, especialmente na televisão, de que todos estão fingindo felicidade em se verem, mas acho que a diferença aqui é que o jovem elenco literalmente cresceu sob os cuidados de pessoas como Chris Columbus, Robbie Coltrane e entre colegas de mesma idade que estavam no mesmo barco, então os encontros ali não são falsos, são verdadeiros e existe a magia da nostalgia, das confissões e do carinho que os astros tem com a franquia.

E quanto mais sentido faz, mais sério é este reencontro que se torna a união mágica de verdadeiros amigos que compartilharam um período incrivelmente importante de seus anos de formação. Suas reminiscências nebulosas são genuínas e eles podem ou não saber que na época eles participavam de um fenômeno cultural histórico (certamente não no início), mas eles sabiam que o que estavam fazendo seria no mínimo importante para eles. Eles estão tão felizes em se verem quanto você imagina que Harry, Ron e Hermione estariam. Entretanto, uma das coisas mais estranhas é a falta de vários rostos conhecidos, Maggie Smith (Professora Minerva McGonagall), Michael Gambon (Alvo Dumbledore) e Julie Walters (Molly Weasley) são alguns astros que são mencionados rapidamente e que sem nenhuma explicação não apareceram na comemoração de 20 anos de Harry Potter.

Pois até mesmo com os recentes acontecimentos envolvendo a criadora da franquia, a menção não tão significante com JK Rowling mostrou que ela está completamente ausente, exceto por um trecho de uma entrevista de 2019 em que ela explica como foi difícil encontrar o Harry Potter certo, e embora ela seja mencionada algumas vezes, ninguém se atreve a bajular tanto ela. Independentemente de como você se sente a respeito dos pontos de vista dela, é inegavelmente estranho para ela não ter mais um lugar no universo que criou. Mas mesmo a sugestão de controvérsia teria arruinado o efeito pretendido desse reencontro, que é sobre reminiscências chorosas e as importantes lições aprendidas com as memórias que tivemos com os filmes, ficamos sabendo de algumas curiosidades divertidas, como as revelações sobre a paixão compreensível de Daniel Radcliffe por Helena Bonham Carter e a de Emma Watson por Tom Felton, a última das quais "nada nunca aconteceu entre nós!".

No geral, a Comemoração de 20 anos de Harry Potter: De Volta a Hogwarts é um encontro mágico e que traz de volta o sentimento de acolhimento em sonhar com um mundo fantasioso no qual muitos espectadores tiveram ao acompanhar a franquia, mesmo com a perda de alguns astros e a falta na participação de alguns rostos conhecidos, o encontro especial da franquia conseguiu emocionar ao nos lembrar de um mundo que continuará eternamente mágico em nossas lembranças.

Nota: 4/5
Trailer:




E continue ligado no Nerdview nas redes socias, estamos no Facebook e Instagram.

Nenhum comentário