Novidades

Paris Filmes anuncia line-up de 2023 com recursos de acessibilidade




O tema acessibilidade nos cinemas será um dos principais assuntos da indústria em 2023. E a Paris Filmes inicia o ano sendo pioneira ao anunciar que todo o seu line-up do ano será lançado com versões acessíveis, e com os recursos de audiodescrição, legenda descritiva e libras disponíveis de maneira prática e gratuita por meio de aplicativos disponíveis para os sistemas IOS e Android. A empresa realizou, ainda em dezembro, um evento-teste fechado para o mercado, onde apresentou a ferramenta de acessibilidade funcionando em uma grande produção da distribuidora, o filme “Alerta Máximo”, que estreia em janeiro nos cinemas brasileiros com 100% de recursos de acessibilidade. De acordo com Marcio Fraccaroli, CEO da Paris Filmes:

 

“A acessibilidade no cinema é um movimento que já vem acontecendo há alguns anos, e a Paris Filmes disponibiliza conteúdos com recursos de acessibilidade desde 2017. A atual mudança na oferta dos recursos acessíveis, que agora serão por meio dos aplicativos em que cada consumidor utiliza o seu próprio celular, é, na nossa opinião, mais democrática e inclusiva. Coloca na palma da mão do consumidor a independência que é buscada por quem já enfrenta adversidades no dia a dia, fazendo parte de uma questão muito maior que passa até por mobilidade urbana. Nosso objetivo é contribuir enquanto indústria e promover a inclusão do público dentro das salas dos cinemas, local quase mágico onde é possível alcançar a experiência e emoção únicas de assistir a um filme de forma coletiva.”

 

Tema-chave para a empresa neste ano que começa, a Paris abraça o tema que ainda vem sendo discutido pelo mercado, cuja lei está em vigor a partir de 2 de janeiro de 2023: Lei n° 13.145, de 2015, do Estatuto da Pessoa com Deficiência. O texto determina que todos os exibidores nacionais devem disponibilizar meios de acessibilidade de conteúdo para o público com deficiência visual e auditiva. Segundo dados do IBGE, no Brasil são mais de 17 milhões de brasileiros com estas deficiências e que, agora, serão beneficiados com esta medida. Fraccaroli explica que:

 

“Estamos apoiando a transição de acessibilidade para que seja mais inclusiva e disponível para todos. Fizemos várias reuniões periódicas com diversos aplicativos que oferecem estes recursos, sempre visando avançar no assunto e oferecer, além do que a lei prevê, um serviço eficiente, seguro e de qualidade. Neste sentido, é um prazer ainda contar com o apoio dos nossos parceiros exibidores, que estão contribuindo enormemente nesta empreitada, participando de reuniões e disponibilizando os seus espaços para eventos-testes.”

 

Para o lançamento de “Alerta Máximo”, os recursos de acessibilidade serão disponibilizados no aplicativo Mobi Load. Para ter acesso aos recursos de audiodescrição, libras e legendas descritivas o usuário deverá baixar os arquivos por meio do aplicativo e, no momento em que estiver dentro da sala de cinema, sincronizar os arquivos com o filme que está sendo exibido. No próximo dia 13 de janeiro, o filme já estará disponível no app, para as sessões de pré-estreia de “Alerta Máximo”, para o público que precisar dos recursos de acessibilidade, ou quiser testar a eficiência dessa tecnologia inclusiva e democrática. Ao longo de 2023, todos os lançamentos da Paris Filmes estarão adaptados, entre eles as sequências de “Jogos Vorazes”, “John Wick 4” e “Jogos Mortais, além de “Os Três Mosqueteiros” e as grandes promessas nacionais “Minha Irmã e Eu”, “Férias Trocadas” e “Tá Escrito”..

Continue ligado no Nerdview nas redes sociais, estamos no Facebook e Instagram.

Nenhum comentário