Novidades

G-Shock comemora 40 anos de evolução com qualidade comprovada e aposta em novas tecnologias




Marca evoluiu desde os modelos de origem até chegar nos modelos que se conectam aos smartphones


G-Shockrelógio de resistência absoluta, celebra 40 anos e refaz o caminho percorrido nessas quatro décadas de evolução em tecnologia da estrutura dos componentes e desenvolvimento de materiais. O resultado é o crescimento em mais de 50% em vendas, mais de 140 milhões de relógios vendidos no mundo e a qualidade dos modelos, que apresentam uma taxa de falha de ínfimos 0,35%, ou seja, a cada 1000 relógios, menos de quatro G-Shocks poderão apresentar ajustes técnicos.

 

A marca nasceu em 1983 através de um desafio encontrado pelo engenheiro Kiko Ibe. Tudo começou quando o desenvolvedor da Casio derrubou um relógio presenteado pelo pai e viu a peça afetiva despedaçar-se. Naquele momento, decidiu criar um modelo indestrutível. Ao todo foram mais de 200 protótipos e o jovem já considerava até pedir demissão. Mas a observação de uma criança brincando no parque com uma bola deu ao engenheiro a visão necessária para criar um módulo que flutuasse no ar dentro de uma estrutura oca na caixa, uma pulseira curvada capaz de amortecer e a tampa frontal também capaz de proteger a superfície do cristal, criando assim, o modelo DW 5000 em abril de 1983. Hoje, a resistência a choques do módulo é percebida através de inovações técnicas adicionais.


“Os relógios eram muito delicados e o conceito era desenvolver algo simples. Também ao observar trabalhadores com britadeiras percebi que não usavam relógios e queria uma criação também para aqueles usuários. Mesmo após tanta evolução, a visão continua viva e permanece duradoura no nosso design. É o espírito Never Give-up! O G-Shock não é nada mais do que sonhos tornando-se realidade”, completa o engenheiro Kiko Ibe.
 

Confira aqui uma entrevista exclusiva com o engenheiro da G-Shock CLIQUE NO LINK 
 

Desde então, um novo conceito de resistência para um relógio surgiu e G-Shock evolui com os modelos pioneiros completamente em aço inoxidável e até em 18 kilates. Em 1989, o primeiro modelo analógico da marca foi criado. Modelos resistentes à água também surgiram a partir dos anos 90. No início dos anos 2000, um relógio controlado por rádio foi desenvolvido. Já em 2010 o destaque foi a tábua de maré para surfistas e no ano seguinte um relógio capaz de medir a pressão barométrica, altitude e temperatura. Em 2012, a G-Shock inova mais uma vez com modelos capazes de conectar-se com smartphones até chegar modelos capazes de serem gerenciados por aplicativos, GPS e monitoramento cardíaco.
 

Confira aqui vídeo que mostra a evolução 

 

Toyotaro Hiraishi, diretor da divisão de relógios da G-Shock, explica que, hoje, a paixão da equipe de desenvolvimento e os esforços constantes têm se concretizado, por exemplo, a tecnologia no Triple G Resist. “Foi criada uma estrutura com força para suportar três tipos de aceleração gravitacional a impactos, força centrífuga e vibrações”, revela. Afinal, o laboratório da G-Shock não para. Localizado na cidade de Yamagata, no Japão, conta com cerca de 600 funcionários.


 

O trabalho tem como base cinco principais núcleos: a automação, o uso de softwares exclusivos para realização de testes, tecnologia de processamento de alta precisão, tecnologia de verificação virtual, e claro padrão alto de qualidade, mantido através de um processo de transmissão de conhecimento entre os colaboradores.


 

 

Aliás, a cultura G-Shock busca uma utilidade universal, desde o design interno, incluindo a estrutura do módulo e o LCD, até o acesso fácil e rápido aos botões, aos recursos como materiais, tamanho e forma. “Também seguimos uma tendência, voltada para o mercado lifestyle, casual e contemporâneo, desenvolvendo um design minimalista. Mas sempre alinhado a opções únicas, como exibição rápida da hora correta em qualquer lugar do mundo, até informações sobre sua posição atual e hora de satélites GPS”, completa.
 

GPS

Alguns modelos são capazes de analisar automaticamente o fuso horário, com base em informações de posicionamento, determinar o status do horário de verão, conecta-se a satélites GPS em apenas 3 segundos e corrigem a hora em no mínimo 7 segundos. “O uso de dados de posicionamento de satélites GPS e dados de um mapa de alta resolução permite que os usuários determinem as localizações com mais precisão”, explica.

 

Além disso, o uso de um método de análise de dados de variável única torna possível estabelecer diferenças de horário com maior velocidade. “O smartphone se conecta ao relógio automaticamente quatro vezes por dia e corrige a hora. Ao viajar por fusos horários, você pode exibir a hora local atual pressionando um botão. Você também pode usar o aplicativo para verificar os regulamentos relacionados ao horário. As funções do relógio podem ser gerenciadas facilmente no aplicativo, isso significa que você pode usar uma variedade de funções, sem tocar em nenhum botão do relógio de alguns modelos”, explica.

 

Satélites

Uma minúscula antena resistente a choques, construída com um material amorfo, atinge a recepção de alta sensibilidade de ondas de rádio de horário padrão que transportam informações de tempo. A confiabilidade permite a recepção de qualquer uma das 6 estações em todo o mundo, sendo obtida simultaneamente em determinados modelos com a robustez necessária para lidar com o tratamento bruto nas condições mais adversas.

 

Solares e sustentáveis

Além de já utilizar materiais recicláveis, como o bioplástico, os G-Shocks também contam com painéis solares, capazes de gerar energia até mesmo de uma fonte de luz fraca, que se combina com uma bateria recarregável de grande capacidade para acionar várias funções que consomem muita energia de maneira confiável. A área necessária para o LCD, impressão do mostrador e outros elementos é calculada precisamente para permitir a instalação de um painel solar semelhante a um filme altamente resiliente no mostrador. Seis células solares conectadas em série recebem a mesma quantidade de luz.
 

Frogman

Com caixa de aço inoxidável construída para resistir à alta pressão da água e parafusos herméticos, determinados modelos estão em conformidade com os padrões de resistência à água especificados pela ISO para uso em mergulho com cilindros em até 200 metros de profundidades.

 

 

Aplicativos
Para os praticantes de esportes em terra, os aplicativos permitem o gerenciamento de registros úteis para treinamento, desde histórico de atividades e análise até verificação de progresso e muito mais. São aplicativos fáceis de usar que permitem que você gerencie tudo sobre seu treinamento, desde a criação de um plano até a verificação de seus registros e resultados. “Destaque também para o Smart Access, um sistema que garante uma operabilidade ágil e confiável a aplicativos de gerenciamento de atividades. Os modelos da linha G-SQUAD apresentam funções específicas para os amantes do esporte. Em especial destacamos os modelos GBD-H1000GBD-200 e o GBA-900, em diversas cores.
 


2023

E já nos próximos meses, o futuro já chega nos modelos comemorativos de 40 anos, através da linha Flare Red, que utiliza um material misto, composto por carbono, fibra de vidro e materiais luminosos. “Para o modelo colaborativo, em parceria com o artista Eric Haze, temos um design especial, que traz o icônico símbolo do artista gravado a laser na pulseira de metal. Nos modelos da série Adventurer’s Gem, temos uma combinação de processos de fabricação, forjamento, gravura a laser, metalização iônica e raspagem da superfície que fornecem um acabamento e design singular aos modelos”, finaliza.

 

Continue ligado no Nerdview nas redes sociais, estamos no Facebook e Instagram.

Nenhum comentário