Novidades

Review do game Fabledom



Desenvolvido pela Grenaa Games e distribuído pela Dear Villagers (Souldiers) e Doyoyo Games (Tangledeep), Fabledom é um contrutor de cidades que está disponível em acesso antecipado na Steam.

Em Fabledom, o jogador assumirá a responsabilidade de criar um novo reino, para isso, desenvolvê-lo do zero através da construção de casas, infraestrutura, que vão desde mineradores de carvão e lenhadores até fazendas e poços para garantir alimentos e água para seu povoado.

Vamos a uma breve sinopse do jogo disponível em sua página Steam:

Era uma vez, uma vila… Ambientado em um mundo idílico de conto de fadas, Fabledom é o construtor de cidades ideal para relaxar. Acompanhe o crescimento do seu povoado, faça negócios, use a diplomacia para se aliar ou desafiar seus vizinhos, encontre seu par e viva feliz para sempre!

Em primeira instância, é muito relevante informar que a Grenaa Games é um estúdio sueco composto por apenas 2 desenvolvedores, então podemos ver o carinho e zelo em cada detalhe de Fabledom, além do excelente trabalho dessa dupla, uma vez que qualquer jogador que não pesquise sobre o game, acredite que haveria uma equipe mais extensa por trás dele.

Fabledom busca ir além da urgência em construir, construir e construir, de forma a aumentar exponencialmente seu povoado, e é uma jornada mais relaxante e calma, perfeita para desacelerar a mente após um dia atribulado. Sua interface (ou HUD pra quem gosta de falar mais bonito rsrs) é bastante limpa e intuitiva, não havendo necessidade de grandes tutoriais para o jogador mais casual pegar o jeito do game.



Fabledom possui dois modos de jogo, o tradicional onde o jogador utiliza recursos limitados e vai "abrindo" o jogo na medida em que evolui, e um modo criativo, com recursos ilimitados e tudo liberado, para apenas relaxar e o povoado ser completamente planejado.

O fato de estar localizado em PT-BR também facilita muito o entendimento do jogo e aumenta a imersão dos jogadores que não possuem um amplo domínio da lingua inglesa padrão. Fabledom não exige uma máquina ultra-potente, como grande parte dos games da atualidade, embora os indies costumem fugir disso. Joguei tranquilamente com meu i3 de segunda geração e uma GTX 550ti, sem travamentos ou delays.

Há duas mecânicas interessantes que trazem um fator de imprevisibilidade ao jogo. A primeira é o sistema de namoros, que nada mais é que a constituição de alianças com outros reinos, através de interações românticas com outros líderes, e a mecânica de exércitos e proteção do povoado.

O game ainda precisa de alguns ajustes, como qualquer título que esteja em acesso antecipado, mas nada que atrapalhe a jogatina. Os fabulinhos (habitantes das vilas) não se importam muito em andar pelas ruas construídas, o que não atrapalha em nada no jogo, mas que tira um pouco da necessidade da construção de ruas, apesar destas serem obrigatórias para o estabelecimento de prédios.


No mais, tecnicamente Fabledom é um jogo muito bonito. Seus gráficos e texturas foram desenvolvidos com muito esmero, combinando com uma trilha sonora relaxante e imersiva.

Fabledom é sem dúvidas um jogo para se ficar de olho, especialmente para os amantes dos jogos de construção, mas que pode abraçar casuais devido a sua simplicidade, que aqui não é um demérito, mas um grande acerto ao não complicar demais aos novos jogadores.

Nota: 4/5.




Continue ligado no Nerdview nas redes sociais, estamos no Facebook e Instagram.

Nenhum comentário