Novidades

LISTA XP | 80 anos do Batman – Os melhores longas-metragens com o “Homem-Morcego”

No dia 30 de março foi comemorado uma data muito especial para qualquer amante de quadrinhos de super-herói. Eis que nesse dia, mais exatamente há 80 anos atrás, nascia um dos maiores heróis de todos os tempos em sua primeira história nos quadrinhos.

Conhecido hoje como Batman, o Cruzado Encapuzado apareceu pela primeira vez na Detective Comics #27 e, apesar do quadrinho contar com o mês de maio impresso em sua capa, o lançamento aconteceu oficialmente no terceiro mês de 1939.

Para comemorar essa data especial, confira está lista com as melhores representações do Cruzado Embuçado em longas (filmes em live-action e animações), pois cada produção citada conseguiu captar as diferentes fases do personagem e a essência real do Morcegão nas HQs e transmitiram de forma eclética essas mudanças para as telonas.

Confira a lista:

10- LEGO Batman: O Filme (2017)

LEGO Batman é um filme que se encaixa em todas as idades. A animação apresenta o personagem como nunca antes, contando sua história de forma infantil, porém, totalmente ousada. Tudo que muitos fãs discutiram, pensaram e mesmo fizeram piadinhas a respeito, o filme foi capaz de reproduzir em tela. Ele consegue ser sarcástico, bobo e genial ao mesmo tempo.

9-  Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016)

É uma pena que Ben Affleck tenha estreado neste filme, já que seu Homem-Morcego como um todo ficou excelente. Mesmo sendo um Batman mais intimidador e que  até mata, o personagem infelizmente é praticamente o único trunfo de um roteiro simplesmente desastroso. A edição catastrófica e os pesados cortes da Warner não ajudaram.

8- Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)

Por dois atos, Bane é um vilão muito ameaçador e legal, que ajuda o filme a ganhar drama e riscos elevados. O vilão explora os limites do Morcegão que resolve voltar a ativa para enfrentar o personagem que acaba “quebrando” sua integridade, confiança e sua esperança com o heroísmo. Misturado com tudo isso, temos o plano esquisito do vilão que não faz lá muito sentido mas quem liga pra isso quando a ação está tão intensa? Aí chega o terceiro ato, Bane se mostra um idiota servil, a verdadeira vilã morre de forma novelesca tragicômica, Batman ressurge totalmente confiante que até recria a infame cena da bomba do seriado dos anos 60, Nolan refilma o fim de Inception, e o filme se encerra entre altos e baixos, pelo menos o Homem-Morcego se aposenta e termina o filme com a “contestada” Mulher- Gato.

7- Batman Contra o Capuz Vermelho (2010)

De todas as animações do personagem voltadas para o público adulto, esta sem dúvidas está entre as melhores. Ela oferece uma nova visão na infame história de Jason Todd e seu assassinato pelas mãos do Coringa. Todd morre e volta a vida como um vigilante, combatendo criminosos pelas ruas de Gotham. No entanto, sua postura é bem diferente da ensinada por seu mentor e, sob o nome de Capuz Vermelho, ele logo capta a atenção de Batman, que não faz ideia de quem essa pessoa possa ser. Além, das cenas de ação muito bem elaboradas, o filme ainda traz ótimos diálogos, reviravoltas e bastante emoção. Animação obrigatória para qualquer fã do Cavaleiro das Trevas.

6- Batman: O Retorno (1992)

Após os milhões arrecadados por Batman três anos antes, Tim Burton teve liberdade para imprimir sua assinatura com mais firmeza em seu segundo filme com Michael Keaton no papel de Batman. Isso foi traduzido em uma assinatura visual mais apurada e com personagens saídos de um pesadelo – dos excêntricos criminosos que usam o disfarce de artistas de circo à dupla de antagonistas, o grotesco Pinguim (Danny DeVito) e a sexy Mulher-Gato (Michelle Pfeiffer). Batman – O Retorno, por sinal, é inteiro sobre fantasias, desejos e traumas sexuais; um filme de super-heróis psicologicamente complexo e visualmente arrebatador.

5- Batman: O Cavaleiro das Trevas – Parte 01 e Parte 02 (2012, 2013)

Outra adaptação que faz jus a obra original e homônima da graphic novel de Frank Miller. O filme explora a premissa de um Bruce Wayne mais velho e aposentado da vida de vigilante que se encontra obrigado a voltar com suas atividades para proteger sua cidade de uma nova gangue e ainda ter de lidar com ameaças de seu, outrora amigo, Clark Kent. Superman agora é capacho do governo e aceita ordens de intimidar Bruce para que ele permaneça na aposentadoria. Uma história sombria e com uma atmosfera bem diferente das de costume. Além de já ser clássica, ela ganhou mais notoriedade por causa do filme live-action Batman vs. Superman: A Origem da Justiça, o qual pegou alguns elementos dos quadrinhos e da animação.

4- Batman Begins (2005)

A trilogia de Christopher Nolan marcou época e é aclamada por diversos cinéfilos graças ao seu clima dark e realista, que, para o bem ou para o mal, dita tendência até hoje. Begins ganha pontos por popularizar essa estética e também por mostrar uma origem mais detalhista, mesmo com alguns problemas. Aqui, Nolan ainda demonstra ser incapaz de filmar cenas de ação coerentes, e é sempre confuso entender o que exatamente está rolando na tela, pelo menos a parte do treinamento de Bruce com a Liga dos Assassinos é o ponto central do filme e aqui o diretor entrega algo primoroso.

3- Batman: A Máscara do Fantasma (1993)

A série animada do Batman, exibida nos anos 90, é a melhor interpretação do Homem-Morcego fora dos quadrinhos. Quando os produtores decidiram levar sua visão para o cinema (em um filme infelizmente pouquíssimo visto), optaram por explorar o homem fora da máscara, fazendo desta aventura um estudo sobre a obsessão de Bruce Wayne em se tornar o Batman, e o momento em que ele hesitou em sua “missão”. O Coringa é o grande vilão, mas o enigmático Fantasma é quem faz o herói questionar seu propósito – e sua própria sanidade. A série animada do Batman contava com algumas das melhores histórias do herói, com roteiros primorosos de Paul Dini. Este filme trouxe tudo que os episódios tinham de melhor, o mesmo traço marcante, e até uma bela e tocante história de amor. Recomendadíssimo para qualquer fã do personagem!

2- Batman (1989)

No final dos anos 80, os filmes baseados em quadrinhos eram vistos como infantis e a última referência do Homem-Morcego em “live-action” era usando roupa azul e com sobrancelhas desenhadas com pincel. Não existia o conceito de um filme do gênero ser realista ou sombrio. Desta forma, o feito conseguido por Tim Burton com este longa de 1989 é algo histórico. Foi um dos maiores sucessos da década. Michael Keaton pode não ter a altura suficiente, mas seu enorme talento nos presenteou com um Bruce Wayne brilhante e ele se saiu muito bem na fantástica roupa “pescoço duro” que foi criada. Jack Nicholson nos surpreendeu com um Coringa que misturou na medida certa seus lados lunático, cômico e psicopata. Kim Basinger cumpriu sua tarefa de ser bonita e gritar bem alto. O visual gótico do cineasta casou perfeitamente com o personagem e a trilha sonora de Danny Elfman nos fez esquecer que o Prince estava envolvido. Um clássico absoluto.

1- Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)

Depois do sucesso do filme de 2005, a expectativa sobre este filme era imensa e a notícia de que veríamos a “versão Nolan” do Coringa só aumentou isso. Quando Heath Ledger provou que estávamos errados nas críticas de sua escalação, roubou a cena e entregou o Coringa mais assustador da franquia, todos sabíamos que estávamos diante de algo especial. Dificilmente veremos algo neste patamar novamente ou testemunharemos um ator ganhar um Oscar por seu trabalho neste gênero. O filme é tão bom e bem equilibrado que ninguém reclamou da substituição da atriz que interpretava Rachel. Vemos Batman atravessar uma jornada rumo às trevas em um dos arcos mais interessantes já tomados pelo personagem no cinema. No final das contas, o que temos aqui é o “estado da arte” de um filme baseado em quadrinhos que o coloca não só no topo da lista dos longas do Batman e do gênero, mas também como um dos melhores filmes do cinema recente.

O que acharam da lista? Deixem nos comentários as versões em animação e live-action que vocês mais gostam, Happy birthday Batsy!

 

Gostou da matéria? Então dá aquela força, comenta e compartilha com seus amigos, curta, siga e fique ligado no Protocolo XP nas redes sociais.
 

 

Nenhum comentário