Novidades

F1 2019 | Codemasters capricha em um dos melhores jogos da franquia! (Review)

A Codemasters sempre foi conhecida por títulos de corrida de alto nível. As séries de corrida, como TOCA, Micro Machines e Colin McRae Rally, ajudaram o nome da empresa a se tornar reconhecível. Hå dez anos, no entanto, a Codemasters venceu a licitação para a licença da Fórmula 1 e desde então vem lançando jogos da principal categoria de automobilismo.

F1 2019 marca o dĂ©cimo aniversĂĄrio da franquia e se vocĂȘ voltar e jogar esses tĂ­tulos originais, vocĂȘ verĂĄ o quanto esta sĂ©rie cresceu. Agora, com uma sĂ©rie profissional de eSports e vĂĄrios atributos autĂȘnticos de FĂłrmula 1, o F1 2019 parece ser o melhor jogo de FĂłrmula 1, se nĂŁo, estĂĄ claramente ranqueado entre os melhores.

A Codemasters continua abraçando a histĂłria da FĂłrmula 1 com o jogo deste ano. Em 2013, a produtora de jogos introduziu alguns carros clĂĄssicos, principalmente para alinhar com um filme popular na Ă©poca que contou com a batalha de James Hunt e o recĂ©m-falecido Niki Lauda. Eles trouxeram os carros clĂĄssicos de volta e adicionaram mais novidades neste ano. Entretanto, tivemos algo mais importante, eles introduziram uma rivalidade ainda maior ao jogo. Ayrton Senna e Alain Prost tĂȘm a sua semelhança com o jogador e alguns dos seus carros famosos do passado incluĂ­dos na F1 2019. 

O Ășnico problema com isto Ă© que, a fim de desbloquear esses carros, vocĂȘ tem que completar seus eventos de desafio. Estes eventos de desafio estĂŁo contidos no novo modo carreira, por isso Ă© um pouco decepcionante que vocĂȘ tenha que pagar mais por esses carros para nĂŁo os ter imediatamente.

Quanto aos carros na F1 2019, este ano possui a maior formação. Contando com a linha carros de FĂłrmula 1 2019 e das quatro geraçÔes de carros clĂĄssicos, a FĂłrmula Dois faz sua estreia na sĂ©rie. O que em Ășltima anĂĄlise Ă© fantĂĄstico sobre todos esses carros Ă© que cada era do carro soa e lida de maneira diferente. Jogando como o F2004 e ouvindo o rugido do motor do que jĂĄ foi grande, vocĂȘ vai ter noção sobre o ronco do motor com os seus fones de ouvido. 

Os carros da F2 sĂŁo um carro de F1 menor e que acabam nĂŁo tendo o sistema hĂ­brido, mas sĂŁo uma alegria para dirigir. Esses carros sĂŁo mais difĂ­ceis de dirigir do que carros de F1 e nĂŁo tĂȘm a constante administração do sistema que os carros de F1 tĂȘm. Ă‰ bom ter uma variedade sĂłlida de carros para escolher.

Em termos de movimentação dos carros de F1 deste ano, o modelo de manuseio parece mais distinto e consistente. O foco, assim como o esporte, estĂĄ no gerenciamento de pneus e na manutenção da tração, garantindo que sua velocidade ainda esteja lĂĄ. Parece mais fĂĄcil este ano nĂŁo sĂł sentir o carro solto, mas tambĂ©m salvĂĄ-lo. Isto Ă© sem controle de tração em como ter controle de tração permite que o carro seja empurrado mais. VocĂȘ ainda estarĂĄ gerenciando aspectos no carro, como mistura de combustĂ­vel e MDF, o que pode ser um pouco chato. 

Os comandos de voz tambĂ©m retornam e continuam sendo um aspecto subestimado que foi adicionado Ă  sĂ©rie nesta geração. NĂŁo hĂĄ muita gestĂŁo em qualquer outro jogo de corrida e Ă© uma boa representação do que os pilotos e as equipes precisam enfrentar na F1. Os carros clĂĄssicos e os carros F2 nĂŁo precisam fazer isso, pois os carros nĂŁo tĂȘm a tecnologia.

Quanto Ă  experiĂȘncia na pista, alĂ©m do modelo de manuseio, parece que a F1 2019 deu um passo para trĂĄs. A IA Ă© mais atroz e parece que foi deixada em segundo plano. Embora a ultrapassagem nĂŁo seja um aspecto enorme das corridas de FĂłrmula 1, Ă© algo que a IA nĂŁo se preocupa em tentar ou deixar acontecer. Houve um punhado de vezes que notei que a IA fez um passe em uma zona DRS, mas raramente acontece algo lado a lado. Isso inclui no inĂ­cio das corridas. A IA geralmente adere Ă  linha de corrida em um Ășnico arquivo. 

Se vocĂȘ tentar passar por uma ultrapassagem em um canto, a IA nĂŁo tem ideia de que vocĂȘ estĂĄ lĂĄ. Seu motorista reagirĂĄ quando uma colisĂŁo for feita, mas os adversĂĄrios em sua maioria nĂŁo lhe dĂŁo atenção. Os carros de volta no esporte real sĂŁo instruĂ­dos a sair do caminho e eles simplesmente nĂŁo estĂŁo aqui. Isso pode dificultar a conquista de desafios e outros momentos necessĂĄrios no jogo. 

Isso tambĂ©m reforça o foco da equipe em sua divisĂŁo de eSports, pois eles querem criar competiçÔes on-line e competitivas que, em Ășltima anĂĄlise, deixam para trĂĄs a experiĂȘncia de jogador Ășnico. Ajustar o nĂ­vel de dificuldade apenas fez com que os oponentes ficassem mais rĂĄpidos na pista, mas ainda nĂŁo tinham agressividade e consciĂȘncia.

A experiĂȘncia de um jogador faz o maior salto da sĂ©rie com o modo carreira. Graças Ă  inclusĂŁo da sĂ©rie F2, os jogadores começarĂŁo com uma experiĂȘncia narrativa aqui em vez de passarem por testes de inverno como nos jogos anteriores. VocĂȘ começa assumindo algumas voltas em algumas corridas enquanto tenta fugir de um campeonato ou terminar com pontos.

ApĂłs o arranque inicial do jogo, vocĂȘ cria o seu piloto e, em seguida, escolhe o programa de piloto que vocĂȘ deseja apontar. As cenas narrativas sĂŁo perfeitas e eu quase aprecio um modo separado criado assim para a sĂ©rie F1 para uma temporada completa. As cenas, no entanto, ainda tĂȘm vocĂȘ na primeira pessoa e faria mais sentido incluir o piloto que vocĂȘ criou. AlĂ©m disso, quando vocĂȘ terminar a temporada F2, vocĂȘ ainda pode escolher qualquer time que vocĂȘ gosta.

NĂŁo hĂĄ realmente um pagamento. Ainda mais estranho Ă© que alguns dos pilotos de F2 surgem e substituem os atuais pilotos de F1. Por Ășltimo, os carros e pilotos da F2 sĂŁo do ano passado, embora a Codemasters tenha declarado que a formação de 2019 serĂĄ lançada em breve.

O resto da direção do modo carreira vem de anos anteriores. VocĂȘ ganha pontos de P & D realizando objetivos na prĂĄtica e aloca os pontos para melhorar a estabilidade e o desempenho do carro. As entrevistas parecem muito mais abundantes quando vocĂȘ procura construir a reputação e o estoque de seu piloto. Isso significaria mais se nĂŁo tivĂ©ssemos a opção de pular imediatamente para um time do topo.

A Codemasters fez um excelente trabalho ao realizar uma experiĂȘncia visual ainda mais suave com o F1 2019. Ele roda a 60 FPS consistentes, a iluminação foi melhorada e isso Ă© especialmente perceptĂ­vel nas corridas noturnas. Varreduras faciais na sua maioria parecem realistas, mas no geral ainda Ă© um jogo bem parecido. Os carros e o cockpit ainda estĂŁo Ăłtimos. 

A maior melhoria vem com um sistema de fĂ­sica de chuva revisado. Os efeitos da chuva sĂŁo lindos, com gotas de ĂĄgua escorrendo pela tela e pulverização de carros na chuva forte tornando a pista quase impossĂ­vel de ver. Esta Ă© uma experiĂȘncia imersiva totalmente nova. Para nĂŁo mencionar que a mudança fĂ­sica de manipulação e usando um carro clĂĄssico ou F2 realmente desafiam sua capacidade de condução.

Os sons do carro sĂŁo realmente os melhores que jĂĄ existiram na sĂ©rie. Os diferentes motores dos carros anteriores aos atuais carros F1 e F2 nunca soaram melhor. Tem sido difĂ­cil fazer com que esta geração de V6s hĂ­bridos pareça boa, mas a Codemasters fez um tremendo trabalho com isso.  Com o foco na mudança para as corridas de eSports online para a Codemasters, essa experiĂȘncia tem que ser equivalente. A experiĂȘncia on-line Ă© executada de forma consistente e possui um sistema de Super Licença, para que um melhor emparelhamento possa ser experimentado com o tempo.

Por fim, F1 2019 apresenta corridas ranqueadas e nĂŁo classificadas com um tiro de qualificação e um voto de pista, os eventos semanais voltaram, mas nĂŁo hĂĄ um sistema de lobby tradicional. 

Se vocĂȘ procura um jogo de corrida com carros e pilotos clĂĄssicos e com uma dose de desafio no modo carreira para vocĂȘ evoluir de carreira, F1 2019 Ă© um jogo extremamente completo e irĂĄ suprir horas de diversĂŁo em uma jogatina bastante realista e desafiadora, sem dĂșvidas um jogo altamente recomendado. Vale a pena!


Review produzida com cĂłpia do jogo gentilmente fornecida pela Nuuvem. Para adquirir F1 2019, basta clicar aqui.

Confira o trailer com gameplay de F1 2019:


Gostou da matĂ©ria? EntĂŁo dĂĄ aquela força, comenta e compartilha com seus amigos, curta, siga e fique ligado no Protocolo XP nas redes sociais.

Protocolo XP no Facebook

Protocolo XP no Twitter

Protocolo XP no Instagram

Nenhum comentĂĄrio