Novidades

SINTONIA | Nova série brasileira da Netflix mostra a realidade e os sonhos dos jovens na periferia (Crítica - 1ª temporada)

A Netflix vem investindo pesado em conteúdo original e diferenciado, a sua nova aposta no mercado nacional é a série “Sintonia”. Retratada em uma fictícia favela paulistana, a produção criada pelo produtor musical de funk Kondzilla junto com Felipe Braga, Guilherme Moraes Quintella usa como pano de fundo a vida de 3 jovens da periferia que enfrentam com boa veracidade as intrigas, problemas e oportunidades de uma vida cheia de desafios.

Como o próprio nome já diz, a série é bem “sintonizada” nos sonhos dos jovens da comunidade. O desejo de ter uma vida de poder e luxo com a música e o crime organizado são bem explorados, por mais que o lado da música acabe tendo recaídas na construção do enredo, o show consegue se manter interessante em subtramas que envolvem família e religião, dando um gás revigorante para a produção não se tornar maçante.

O que fica chato aqui é que o show tem apenas 6 episódios, podendo ser assistido em uma maratona de um dia com chuva e frio, mas tudo o que é abordado não é um mero passatempo. Existe verdade e coerência no roteiro feito por Kondzilla e isso é fantástico, ficamos envolvidos e torcemos tanto pelas conquistas boas e ruins dos personagens Doni, Nando e Rita (feito pelos atores MC Jottapê, Christian Malheiros e Bruna Mascarenhas que atuam bem na série).

Os jovens que cresceram juntos se transformam com o desejo de suas experiências e acabam trilhando caminhos muito divergentes, mesmo assim a lealdade impera e eles percebem que sempre precisam um do outro para darem um passo ao lutarem pelos seus sonhos. Claro que nem tudo é verdadeiro e cru, existe uma novelização envolvendo o trio protagonista e isso escancara o certo amadorismo de alguns atores que acabam forçando em algumas atuações. Mas parece que esses problemas vão sendo percebidos durante os 6 episódios e com  passar da história, você se esquece disso e se vê envolvido com os dramas, as malandragens e as mentiras que cada personagem da produção transmite.

Outro ponto positivo para Kondzilla é tirar o foco das comunidades cariocas e mostrar um pouco do lado paulistano nesse meio de pobreza e bandidagem. As gírias paulistanas são outro ponto que merecem bastante atenção, percebe-se que o criador teve todo o cuidado para retratar até coisas simples, dando a entender que ele manteve os pés no chão ao não mostrar exageros na “caminhada” da série que pode ter novas temporadas.

Sintonia é uma série boa que merece ser apreciada, pois as conquistas e derrotas na vida de Doni, Nando e Rita são claramente identificadas com o que o povo brasileiro vive hoje em dia, principalmente os jovens da periferia, um grande acerto da Netflix.


Trailer:


Gostou da matéria? Então dá aquela força, comenta e compartilha com seus amigos, curta, siga e fique ligado no Protocolo XP nas redes sociais.

Protocolo XP no Facebook

Protocolo XP no Twitter

Protocolo XP no Instagram

Nenhum comentário