Novidades

DAKAR 18 | Uma nova experiência em um simulador realista de rally (Review)

Desenvolvido pela Bigmoon Entertainment (Police Simulator 2018, Demons Age), DAKAR 18 é um simulador realista do famoso rally anual organizado pela Amaury Sport Organisation (A.S.O.) na América do Sul. O jogo conta com um visual exuberante e uma imensa variedade de veículos, como motos, carros, caminhões, quadriciclos e SxS. 

Os jogadores competem em ferozes corridas multiplayer on-line, mas também podem jogar off-line para aprimorar suas habilidades.

Aqui, o jogador está na pele de um piloto de rally, tendo disponíveis as 5 categorias citadas acima para desbravar a maior e mais difícil prova de rally do mundo, que ocorre desde 2008  na América do Sul e percorre 3 países (Peru, Bolívia e Argentina).

Como todo bom simulador, o jogo começa com um tutorial que explica os comandos básicos aos jogadores. Vale destacar que é muito, mas muito importante que o jogador preste atenção a cada detalhe desse tutorial inicial, pois navegar pelos desertos do jogo pode ser uma tarefa um tanto quanto difícil aos desavisados.

Dakar 18 foca em um dos principais desafios encontrados pelos pilotos no Rally Dakar real: NAVEGAÇÃO! É muito fácil que o jogador fique perdido no imenso mapa aberto do game, então prestar atenção em cada detalhe da rota através de seu road book e das orientações de seu co-piloto quando estiver pilotando um carro ou caminhão é de suma importância. O foco na navegação é tão grande que por vezes você irá se pegar dando mais atenção ao road book que a própria paisagem ao seu redor, o que pode resultar em um batida de frente com uma pedra ou outro competidor.

Tal qual o evento real, no jogo só contamos com uma bússola e um road book, que são orientações e anotações em papéis que especificam o trajeto a ser feito se orientando pelo odômetro do carro e pela própria bússola. Durante saltos entre dunas e batidas, o seu navegador te leva a loucura com um festival de reclamações quanto a seu modo de dirigir. Nesse momento, notei como é mais tranquila a prova ao pilotar uma moto por não ter o navegador gritando a todo momento, mas também a navegação ficou bem mais complicada, contando somente com a bússola, odômetro e road book.

Diferente de outros jogos de rally no mercado, o foco de Dakar 18 é reproduzir da forma mais fiel possível a sua inspiração, o Rally Dakar. No início do jogo enquanto ainda não estamos familiarizados com o road book e o sistema de navegação do jogo, nos vemos reduzindo a velocidade próximo aos checkpoints para garantir uma rota correta, não sendo tão importante atingir velocidade máxima do veículo a todo momento, uma vez que as provas são longas e chegar a seu final com o mínimo de penalidades possível já nos dá um sentimento de realização, uma vez que além da difícil navegação, as provas vão ficando cada vez mais longas no desenrolar do jogo.

Com um amplo deserto e veículos muito bem reproduzidos, outro fator a se destacar são os danos sofridos devido a má pilotagem. Sim, o veículo pode ser bastante danificado caso o piloto não tome as devidas precauções durante as etapas. Isso ajuda ainda mais a destacar que Dakar 18 possui um grande foco em ser um bom simulador.

Como em todo jogo, Dakar 18 apresenta falhas. Ao buscar simular ao máximo a experiência de um piloto do Rally Dakar, os desenvolvedores da Bigmoon precisaram fazer uma escolha difícil, que era focar mais na simulação ou na diversão. Por vezes, ao me perder no amplo mapa do jogo, ter de procurar o último ponto de checagem manualmente, ou fazer através do menu principal tomando uma penalidade, pode trazer aquele sentimento desanimador e até de raiva. Além disso, é bastante fácil se perder durante as provas, uma vez que, apesar de um grande mundo aberto, a maioria das paisagens são bastante semelhantes.

A física do jogo também peca um pouco, uma vez que não há grandes diferenças em qual categoria de veículo você está pilotando ao subir e pular de uma duna, ou ao ficar preso em algum atoleiro. 

Mas essas falhas podem ser consideradas aceitáveis, uma vez que temos aqui o possível surgimento de uma nova franquia de jogos de corridas, que tem bastante potencial e que pode ser bastante aperfeiçoada com o lançamento de novos games e até mesmo atualizações para Dakar 18.

Dakar 18 está disponível para PC, Playstation 4 e Xbox One.

Resumindo…

Tal qual a prova real, cada etapa do Rally em Dakar 18 também é longa e demanda atenção. O piloto mais desatento ou apressadinho pode se perder pelo imenso mundo aberto presente no game. Devido a suas características, Dakar 18 é um grande simulador de Rally e entrega aos fãs do esporte uma nova experiência. O amplo mundo aberto do game é um grande desafio quando não contamos com demarcações e um caminho claro a ser seguido, mas é justamente isso que devemos esperar de um jogo baseado no rally mais difícil do mundo, o Rally Dakar!

Nota: 3 / 5


Gostou da matéria? Então dá aquela força, comenta e compartilha com seus amigos, curta, siga e fique ligado no Protocolo XP nas redes sociais.

 

 

Nenhum comentário