Novidades

KATANA ZERO | Nunca leve uma arma para uma briga de katanas (Review)

Katana Zero Ă© um jogo de ação e plataforma, desenvolvido pela Askiisoft e distribuĂ­do pela Devolver Digital. O jogo possuĂ­ proposta e enredo interessantes, mas peca pela curta duração. Se vocĂȘ Ă© um speedrunner em busca de um novo desafio, ou jogador que curte games com visual retrĂŽ, esse jogo pode ser exatamente o que vocĂȘ quer.

(Imagem: Katana Zero – Devolver Digital)

O enredo de Katana Zero se passa em um distĂłpico mundo pĂłs-guerra, de um conflito que nĂŁo teve vencedores. Nele vocĂȘ Ă© Zero, um veterano com amnesia que trabalha como assassino de aluguel para uma organização misteriosa, que de alguma forma parece estar ligada com o passado do protagonista. Zero realiza seus contratos sempre utilizando sua fiel espada katana e habilidades corpo a corpo, alĂ©m disso nosso herĂłi conta tambĂ©m com um estranho poder chamado precognição, que lhe permite ver o futuro e desacelerar o tempo, podendo assim planejar com cuidado suas missĂ”es.

Um ponto forte do game é certamente o visual que une elementos de vaporwave com noir, utilizando gråficos pixelados tipo retrÎ. Apesar do estilo retrÎ, os gråficos são detalhados e são muito bem animados, possuindo uma fluidez comparåvel aos games com visuais atuais. O jogo sabe utilizar os cenårios ao seu favor e os inclui de forma competente na jogabilidade, como por exemplo em um clube noturno, onde Zero deve se esconder dos inimigos se misturando aos frequentadores do lugar e buscando lugares escuros ou com fumaça.

(Imagem: Katana Zero – Devolver Digital)

Outro ponto forte do jogo Ă© sua trilha sonora, a trilha Ă© composta principalmente por mĂșsica eletrĂŽnica com alguns momentos variando entre outros gĂȘneros, como a mĂșsica clĂĄssica que toca no consultĂłrio do psiquiatra. As mĂșsicas que tocam durante as missĂ”es sĂŁo muito boas, e por mais tempo que vocĂȘ fique preso nas telas, as mĂșsicas nĂŁo enjoam. E ficar preso nas telas Ă© algo que vai começar a acontecer com  frequĂȘncia na reta final do game, devido Ă  dificuldade crescente.

A jogabilidade Ă© o que se espera de um bom game do tipo plataforma e ação, em Katana Zero vocĂȘ pode bater com sua espada, recolher e atirar objetos nos inimigos, rolar, pular, pular nas paredes e entre andares, desacelerar o tempo e refletir balas com a espada. Todos os inimigos com exceção dos chefes morrem com um golpe sĂł, mas vocĂȘ tambĂ©m morre levando apenas um golpe de qualquer inimigo, nisso entra em cena os poderes do protagonista, vocĂȘ joga em ĂĄreas fechadas atĂ© eliminar todos os inimigos para prosseguir e cada ĂĄrea funciona como se vocĂȘ estivesse panejando tudo na mente de Zero, para sĂł depois agir.

(Imagem: Katana Zero – Devolver Digital)

O maior defeito do jogo fica por conta de sua duração, que fica em mĂ©dia de 3 horas de gameplay na dificuldade normal. Apesar disso apĂłs finalizar o game pela primeira vez vocĂȘ desbloqueia o modo speedrun, esse modo aciona um fator replay praticamente infinito ao jogo, permitindo que vocĂȘ melhore seu tempo e quantidade de vidas perdidas em cada missĂŁo. AlĂ©m disso vocĂȘ ainda pode personalizar sua experiĂȘncia ativando o modo difĂ­cil ou desativando o poder de desacelerar o tempo, por exemplo.

O desafio apresentado pelo jogo Ă© justo e cria uma experiencia divertida, onde somente vocĂȘ, Ă© o responsĂĄvel por suas mortes, e o incentiva a tentar realizar as missĂ”es fazendo as coisas de forma diferente para ver o que acontece. A histĂłria do jogo tambĂ©m da um brilho especial ao tĂ­tulo e no final nos deixa com um gostinho de quero mais, que sĂł vai ser saciado com o lançamento do Katana Zero 2. O jogo jĂĄ estĂĄ disponĂ­vel no PC, MacOS e Switch, entĂŁo se vocĂȘ tiver a oportunidade de jogar Katana Zero, nĂŁo perca tempo!

Nota: 4,5/ 5


Review produzida com cĂłpia do jogo gentilmente fornecida pela Nuuvem. Para adquirir Katana Zero, basta clicar aqui.


Gostou da matĂ©ria? EntĂŁo dĂĄ aquela força, comenta e compartilha com seus amigos, curta, siga e fique ligado no Protocolo XP nas redes sociais.

 

 

Nenhum comentĂĄrio