Novidades

FIFA ou PES? Qual o melhor game de futebol?



O que vocĂȘ acha de fazer um comparativo entre duas grandes franquias do mundo dos games, Fifa e Pro Evolution Soccer? Antes de mais nada, jĂĄ deixo claro que nĂŁo entraremos em um debate sobre qual versĂŁo de cada ano Ă© melhor, e sim a franquia como um todo.

O debate entre os jogadores desses games Ă© muito focado em qual deles Ă© melhor. Tendo isso em mente, resolvemos trazer pra nossa mesa essa discussĂŁo e tentar entender os argumentos da cada um desses grupos.

Se de um lado temos os fĂŁs do FIFA, vulgos “fifeiros”, que dizem que seu game Ă© melhor devido ao jogo mais realista e maiores vendas, temos tambĂ©m os fĂŁs do PES, eterno Winning Eleven, que tem um estilo de jogo mais voltado para um game Arcade do que para o realismo na fĂ­sica do game.

Apesar do FIFA ser mais vendido globalmente, no Brasil o PES ganha um fÎlego, um dos motivos pode ser pela nostalgia, afinal se analisarmos as geraçÔes Super NES, Playstation 1 e 2, o game da Konami sempre reinou absoluto nos nossos coraçÔes.

Mas após essa geração, quando a possibilidade de aumentar o realismo do game passou a receber atenção e foi se tornando cada vez mais possível e importante para os jogadores, o FIFA começou a se destacar, pois consegue a cada edição lançar, mesmo que menos em algumas, novas mecùnicas de jogo, isso sem esquecer-se dos gråficos e da física que é muito mais real.

Muita gente que joga o PES atualmente o faz por dois motivos, alguns pelo saudosismo do game, outros por encontrar um jogo mais amigĂĄvel e que de certa forma flui mais facilmente, isso devido ao fato da Konami nĂŁo ter se importado muito em regular a fĂ­sica do jogo de forma mais real.

Por exemplo, certas horas quando vocĂȘ vai chutar a gol, mesmo que meio desequilibrado, sai uma bomba em nĂ­vel de Roberto Carlos. O controle de bola, os passes, tudo no PES Ă© mais tranqĂŒilo de ser feito do que no FIFA. LĂłgico que devemos ressaltar que isso para jogadores iniciantes. Na medida em que vocĂȘ se acostuma com o game, tudo começa a fluir mais facilmente, sendo o PES ou FIFA.

Um diferencial do FIFA Ă© a possibilidade de se jogar com seleçÔes femininas, e fizeram isso muito bem. Jogar uma partida com uma seleção feminina Ă© totalmente diferente das equipes masculinas. Eles ousaram e acertaram em cheio. ApĂłs uma temporada jogando nas ligas masculinas, nada como jogar uma partida entre as seleçÔes femininas para dar uma quebrada no ritmo. E vocĂȘ consegue perceber a diferença no estilo de jogo quando faz essa troca.

Cada jogo tem uma mentalidade diferente. Por ser mais amigĂĄvel, para um jogo entre amigos eu recomendo que vocĂȘ escolha o PES, agora para experiĂȘncia mais real contra adversĂĄrios de nĂ­vel superior, o FIFA deve ser sua escolha, pois inicialmente ele oferece um desafio maior.

Resumindo, para aqueles iguais a mim que nĂŁo se importam com qual game jogar, fica a dica de que ambos os jogos sĂŁo bons, de certa forma se completando. Sendo que FIFA Ă© um game mais realista, e PES tende mais para o lado Arcade.

Infelizmente ambos os games passam por um problema bastante chato, que Ă© o licenciamento de ligas e jogadores, fazendo com que nenhum seja de fato completo. Uma solução para isso que muitos jogadores procuram sĂŁo os patches que outros jogadores criam para “licenciar” e acrescentar novas ligas e jogadores, alĂ©m de atualizar o game.

Ambos sĂŁo obrigatĂłrios na estante de qualquer viciado em games de esportes. Eu sou grande fĂŁ de ambos, e cada dia jogo um diferente e me divirto muito com ambos. JĂĄ para aqueles que sĂł gostam de uma das duas franquias, aconselho que experimentem a outra com a mente aberta, pois nĂŁo irĂŁo se arrepender.

Confira os trailers de Fifa 20 e Pes 2020:

É isso aí amigos, gostaram da minha análise ou eu só falei besteira? Não deixem de comentar aqui e nos seguir nas nossas redes sociais.



Fique ligado no Nerdview e curta, comente e marque seus amigos em nossas postagens no  Instagram.

Nenhum comentĂĄrio