Novidades

Mods e Hacks fazem bem ou mal para o mundo gamer?



Vamos encerrar esse ano de 2023 falando um pouco sobre os Mods e os hacks (hack games / hack-roms), o motivo deles existirem e se eles fazem bem ou mal para o mundo gamer em geral.

Para início de conversa, precisamos estabelecer o que são cada um deles. Mods são modificaçÔes dentro do jogo, onde a base do jogo ainda estå ali, mas detalhes são acrescentados ou alterados. Jå as hacks, são jogos totalmente editados, seja sua história, gråficos, personagens, etc.

Em sua essĂȘncia, ambos tem o mesmo papel: Trazer longevidade aos jogos! Mesmo que os desenvolvedores dessas modificaçÔes nĂŁo saibam, essas criaçÔes acabam por prolongar a vida Ăștil dos jogos. Mas por quĂȘ?

Quando jogamos um game, a nossa experiĂȘncia vai atĂ© onde a histĂłria nos leva, obviamente. Salvo em casos de games “infinitos”, onde podemos upar nossos personagens indefinidamente, que sĂŁo casos, por exemplo, de MMORPG’s online, ao acabarmos a histĂłria principal do game e tambĂ©m suas missĂ”es secundĂĄrias, mesmo em um mapa aberto e livre, o jogo em si acaba ficando cansativo e tedioso.

Aí é onde entra a principal utilidade dos mods e das hacks. Eles chegam para acrescentar novidade aos jogos, mesmo que por vezes não sejam apoiados pelas desenvolvedoras. Por exemplo, games como GTA e Skyrim. As diversas modificaçÔes possíveis de serem feitas, acabam por fazer com que diversos fãs permaneçam fiéis durante anos devido a sempre ter novidades desenvolvidas para seus jogos.

A Rockstar, desenvolvedora do GTA, inclusive, apoia o desenvolvimento de mods para seus jogos justamente por isso. É uma forma de manter seu pĂșblico fiel e ativo entre perĂ­odos de lançamentos de novos tĂ­tulos.

Outros jogos tambĂ©m bebem dessa fonte e ganham sobrevida graças a isso, dentre eles jogos de video-games “ultrapassados” como Super Nintendo, GBA e PS2. Pegamos outros exemplos nos jogos da franquia PokĂ©mon, que possuem inĂșmeras hack-roms, que modificam histĂłria, personagens, pokĂ©mons e mais ‘N’ coisas, e mantĂ©m um pĂșblico cativo, possuindo inclusive diversos sites e grupos dedicados ao desenvolvimento e debate sobre a criação dos mesmos. Pretendemos lançar em breve listas com sugestĂ”es de hack-roms de PokĂ©mon para vocĂȘ curtir!

Outro game que bebe dessa fonte Ă© YuGiOH Forbidden Memories, para o PS1, que possui mods e hacks que superam e muito o game original. Um bom exemplo Ă© o Mod The Last Memories.

Ou entĂŁo, quem nunca ouviu falar do famoso Bomba Patch? Essa Ă© sem dĂșvidas um dos hack-games mais falados e conhecidos aqui no Brasil. Inclusive quando lancei o primeiro artigo desta coluna, debatendo sobre qual game de futebol Ă© melhor, PES ou FIFA, nos grupos onde debatemos, alguns levantaram o questionamento sobre o motivo de nĂŁo ter colocado o Bomba Patch no comparativo, e tive que explicar justamente isso, pois Bomba Patch Ă© feito em cima do PES.

EntĂŁo, qual meu veredito? Mods e Hacks sĂŁo uma Ăłtima opção para gamers que nĂŁo querem desapegar de seus jogos favoritos, dando maior longevidade e aumentando o tempo de jogatina aos mesmos. Se vocĂȘ Ă© apaixonado por algum game e gostaria de continuar jogando por muito mais tempo mas com conteĂșdo novo, recomendo fortemente que procure mods e hacks, pois vale muito a pena.

Em tempo, deixamos claro que nĂŁo apoiamos qualquer tipo de pirataria, sempre preferindo conteĂșdos originais e/ou apoiados pelas desenvolvedoras e estĂșdios.

Fique ligado no Nerdview e curta, comente e marque seus amigos em nossas postagens no  Instagram. 

Nenhum comentĂĄrio