Novidades

FIA EUROPEAN TRUCK RACING CHAMPIONSHIP | É bom variar um pouco nos jogos de corrida (Review)

Jogamos o jogo FIA European Truck Racing Championship (ETRC), ou pra facilitar, o Campeonato Europeu de Corrida de Caminhões. Antes de começar a falar sobre o jogo, vamos nos situar com uma breve visão geral:

“A única simulação oficial que traz todas as características únicas do ETRC e oferece uma experiência de corrida totalmente inédita: pilote um caminhão de 5 toneladas e 1.000 cavalos de força contra 12 competidores, respeitando as regras da corrida para evitar penalidades.”

Dentre os recursos encontrados no jogo, temos:

• 45 caminhões com seus visuais oficiais, incluindo grandes fabricantes, como Volvo, Man, Freightliner e Western Star
• 20 equipes e os melhores pilotos do campeonato
• 14 circuitos, incluindo trajetos oficiais do ETRC, além de Laguna Seca, Circuit of The Americas e Fuji Speedway
• 5 modos solo e 3 modos multijogador

Uma experiência diferente

Como o próprio título da matéria diz, ETRC é uma experiencia diferente aos fãs dos jogos de corrida, por nos colocar na boleia de uma máquina pesada e veloz, que por vezes deixa a pista em si pequena para aqueles acostumados aos jogos de carros esportivos, de Fórmula 1 e até mesmo MotoGP. Como sou um fã da franquia Eurotruck Simulator, ao qual pretendo trazer uma review em breve, não podia deixar de conferir FIA European Truck Racing Championship.

O jogo, que é desenvolvido pela N-RACING e distribuído pela Bigben Interactive (Warhammer: Chaosbane, WRC 7, Pro Cycling Manager 2019) traz uma proposta simples: Sair da mesmice nos jogos de corrida, trazendo algo diferente do habitual. ETRC não deixa a desejar ao se falar em gráficos. Se não temos aqui uma experiência “a la Forza”, temos um jogo com visual que convence e não atrapalha em nada. Se por um lado as texturas da pista e arquibancadas está bem básico, os caminhões são detalhadamente reproduzidos.

Início do jogo

Logo de cara ao iniciar o jogo, somos “obrigados” a participar de um tutorial para ensinar os comandos dos caminhões, que a principio eu achei um porre. Esse tutorial nada mais é que aquele sistema do modo carreira parecido com o que vem desde os primórdios do Gran Turismo, onde precisamos tirar uma licença para poder participar das competições.

Essa licença consiste em 15 testes onde o jogador precisará completar alguns objetivos dentro de um limite de tempo, testes esses que ensinam os comandos básicos do jogo. Apesar de revirar os olhos quando vi que tinha esse tutorial que achei que seria chatíssimo, pensando que seria somente uma frescura no início do game, após realizar os testes vi que aquilo ali poderia ser necessário para iniciar pegar os comandos básicos e iniciar o jogo. Perdi ali uns 30 minutos para pegar o jeito e conseguir parar na pista durante a corrida. Ao longo da jogatina, percebemos que não é tão difícil assim controlar os caminhões, tornando assim o grande obstaculo durante as corridas, os próprios adversários que batem em nosso veículo em todas as disputas por posições.

Jogabilidade

Dentre o básico para se iniciar uma corrida, fui apresentando ao sistema de freios do jogo, que é um desafio a parte, e a estabilidade do caminhão em pista. Sobre o sistema de freios, temos aqui algo bem legal em ETRC. Os freios de seu caminhão precisam ser refrigerados manualmente a cada curva. Para se fazer boas frenagens durante a corrida, os freios do caminhão precisam estar a uma temperatura específica, entre 250º e 500º, de forma a não perderem desempenho e também não se deteriorarem, devido a temperaturas muito baixas ou muito altas. Para isso, um simples comando de jogar água nos freios se torna determinante nas corridas.

Mas cuidado, a quantidade de água disponível por corrida é limitado. Como o jogo deixa o jogador escolher a quantidade de voltas das corridas, podendo ser 25%, 50%, 75% ou 100% do total real das provas, caso o jogador opte por corridas mais rápidas, essa não será uma preocupação durante a jogatina.

A jogabilidade de ETRC não deixa em nada a desejar dos principais títulos do mercado. É muito divertido percorrer as grandes retas e as curvas fechadas do jogo, fazer cada chicane no limite entre a precisão e a velocidade e executar ultrapassagens arriscadas nos locais mais improváveis da pista. Mas com bastante cuidado, pois encostar nos adversários ou em obstáculos no circuito, podem gerar punições severas que podem custar a sua corrida. 

Mas tudo isso tem um preço: a estabilidade de seu caminhão na pista. FIA European Truck Racing Championship traz além de tudo, inimigos na pista. Por estarmos pilotando veículos pesados, compridos e velozes, nossa estabilidade, e também dos adversários controlados pelo jogo, é bastante reduzida nos momentos mais agudos da corrida. Por vezes fui tirado da pista por adversários, como também os tirei da pista ou presenciei a distância dois ou mais caminhões controlados pelo jogo indo parar na brita. Inclusive com um caminhão voltando para a pista de qualquer maneira e se envolvendo em uma batida frontal com o adversário que eu estava perseguindo.

Galeria de imagens:

Resumindo…

FIA European Truck Racing Championship é mais um simulador de corrida disponível aos amantes do gênero, mas dessa vez voltado a um diferente tipo de público, os fãs das corridas de caminhões. O jogo não traz grandes inovações ao gênero, primando pelo realismo e trazendo um novo sistema, o de resfriamento de freios. Apesar de não possuir gráficos que saltam aos olhos para a atual geração, o desenho dos caminhões é bastante detalhado e realista. É sem dúvidas um jogo que recomendamos aos fãs do gênero de corridas e simuladores.


Review elaborado com cópia do jogo gentilmente fornecido pela Nuuvem!

 

Nenhum comentário