Novidades

MOONS OF MADNESS | Quando o horror espacial encontra H. P. Lovecraft (Review)

Moons of Madness Ă© um game de horror em primeira pessoa, desenvolvido pela Rock Pocket Games e distribuĂ­do pela Funcom para Xbox One, Playstation 4 e PC. O jogo tem influĂȘncias de outros tĂ­tulos consagrados do gĂȘnero, como os da sĂ©rie Amnesia e uma ambientação que lembra bastante Alien: Isolation. E Ă© com certeza uma experiĂȘncia bem divertida com vĂĄrios sustos garantidos, perfeito para se jogar sozinho em casa com bons fones de ouvido.

Aqui vocĂȘ Ă© Shane Newehart, o engenheiro/zelador de uma missĂŁo secreta de exploração em marte, financiada pelas empresas do grupo Orochi. As coisas nĂŁo vĂŁo bem em marte, quando a equipe começa a ter perturbadores pesadelos e agir de maneira errĂĄtica. E tudo piora ainda mais quando um grande terremoto atinge a base, agora Shane deve realizar os reparos, vitais para a sobrevivĂȘncia do grupo, enquanto lida com fenĂŽmenos sobrenaturais que parecem de alguma forma estarem ligados ao passado do personagem.

Talvez um dos maiores pontos de destaque de Moons of Madness, é a forma como consegue mesclar exploração espacial futurista com elementos dos contos de H. P. Lovecraft, como os Antigos, os Sonhadores e o Necronomicon. Tudo isso de maneira bem-sucedida, criando um enredo interessante e assustador. E mais que isso o jogo consegue equilibrar os dois elementos de forma incrível pela maior parte da história, apenas dando uma escorregada forte em um trecho do final, para o lado do terror espacial futurista e deixando meio de lado a narrativa lovecraftiana, mas assim que esse trecho é finalizado o game busca novamente seu equilíbrio e segue com ele até o final.

(Imagem Promocional: Moons of Madness – Funcom/Pocket Games)

A Jogabilidade de Moons of Madness, consiste em andar, correr, se abaixar, andar abaixado, escanear o ambiente e interagir com objetos que mostrem o Ă­cone de interação. Ou seja, nada de pulos ou botĂŁo de ataque, fazendo que o foco da jogabilidade seja a exploração e resolução de enigmas. Isso pode fazer o game parecer meio lento, especialmente para jogadores acostumados com games voltados para a ação. Mas o jogo mesmo assim consegue impor seu ritmo, seja para fugir de algo que te persegue nas sombras ou para atravessar o deserto marciano atĂ© a prĂłxima cĂąmara de descompressĂŁo antes do oxigĂȘnio do seu traje acabar.

Graficamente o jogo Ă© bonito e faz um excelente trabalho em criar o ambiente marciano, inclusive toda a claustrofobia de depender de trajes espaciais e construçÔes pressurizadas. Outro ponto positivo e a maneira como Moons of Madness consegue utilizar luz e sombras para criar uma experiĂȘncia ainda mais imersiva, em vĂĄrios momentos vocĂȘ estarĂĄ em locais escuros e pensarĂĄ duas vezes antes de ligar sua lanterna, pois simplesmente as vezes o escuro Ă© melhor.

(Imagem Promocional: Moons of Madness – Funcom/Pocket Games)

No quesito som Moons of Madness faz bonito, embora o jogo nĂŁo conte com uma trilha sonora como estratĂ©gia para trazer uma imersĂŁo maior ao prĂłprio ambiente, os efeitos sonoros em si sĂŁo muito competentes. E Ă© atravĂ©s dos efeitos sonoros que vocĂȘ sente a integridade mental do protagonista diminuindo conforme a loucura parece tomar conta, isso ocorre na forma de sussurros, barulhos vindos de lugar nenhum e dos diĂĄlogos que Shane tem com ele mesmo. Como jĂĄ dito no primeiro parĂĄgrafo esse Ă© um exemplo de jogo para se jogar com bons fones de ouvidos, e aproveitar em primeira mĂŁo todo o terror e loucura que os sons do jogo trazem.

Apesar de Moons of Madness ser um excelente jogo, ele nĂŁo Ă© perfeito. E talvez seus maiores problemas sejam a curta duração da histĂłria, que pode ser finalizada em menos de 3 horas depois que vocĂȘ jĂĄ sabe resolver os enigmas. E o progresso linear da narrativa, vocĂȘ recebe uma chamada de rĂĄdio para ir ao ponto A consertar algo, vai realiza o conserto toma alguns sustos, e a chamada do rĂĄdio se repete agora para o ponto B e assim por diante. Moons of Madness se beneficiaria de mais com um sistema de progressĂŁo de mundo aberto, permitindo que vocĂȘ definisse para onde vai e o que vai consertar primeiro, alĂ©m de poder voltar aos lugares jĂĄ acessados para explorar depois. Isso tambĂ©m poderia ajudar no fator replay, pois depois que vocĂȘ faz os dois finais, nĂŁo tem mais motivos para jogar de novo.

(Imagem Promocional: Moons of Madness – Funcom/Pocket Games)

Moons of Madness Ă© uma excelente pedida para fĂŁs de games de terror e quebra-cabeças, tambĂ©m Ă© um prato cheio para os fĂŁs de ficção cientĂ­fica e fĂŁs das obras de H. P. Lovecraft. O game consegue agradar em vĂĄrios segmentos e Ă© certamente uma diversĂŁo recomendada, para matar um tempinho naquele dia que vocĂȘ estiver sozinho em casa ou quiser dar algumas risadas enquanto joga e seus amigos assistem. Sendo assim, Moons of Madness Ă© mais que recomendado.

Nota: 4 / 5


Esse review Ă© um oferecimento da Nuuvem, que gentilmente nos ofereceu o game.
EntĂŁo nĂŁo perca tempo, e compre Moons of Madness agora mesmo clicando aqui!


Gostou da matĂ©ria? EntĂŁo dĂĄ aquela força, comenta e compartilha com seus amigos, curta, siga e fique ligado no Protocolo XP nas redes sociais.

Nenhum comentĂĄrio