Novidades

PLANET ZOO | Ponha sua criatividade à prova e gerencie zoológicos por todo o mundo (Review)

Desenvolvido pela Frontier Developments, criadora também dos jogos Planet Coaster e Zoo Tycoon, Planet Zoo chega com uma grande ambição: ser o maior e mais completo simulador de zoológico de todos os tempos. E sem qualquer modéstia ou exagero, ele é sim um forte concorrente a este título.

Confira o trailer do jogo:

Em Planet Zoo, o jogador tem total liberdade para escolher a forma como irá jogar. Você poderá assumir o papel de funcionário em um zoológico já pronto que deverá “apenas” administrá-lo de forma a manter a satisfação dos funcionários, visitantes e, claro, dos animais. Também é possível criar seu próprio Zoo do zero.

O início de Planet Zoo para jogadores novatos e experientes

O recomendado ao jogador novato é assumir o cargo para gerenciar um Zoo já pronto, uma vez que Planet Zoo se mostra um jogo bastante completo e também complexo. Existem muitas opções de construção, personalização e ferramentas para montar o Zoo da forma como você sempre quis. Começando com um já pronto, o jogador irá aprender por partes como montar o seu próprio.

A forma como é disposta cada parte de sua infraestrutura influencia diretamente na satisfação de todos os envolvidos no dia-a-dia e em seus rendimentos. Portanto é necessário que o jogador esteja sempre atento, desde a garantir boas condições de trabalhos a seus funcionários, como manter um ambiente onde todos os visitantes se sintam satisfeitos, o que garante maiores rendimentos por visitante.

Existem inúmeras formas de se fazer dinheiro no zoológico, que vão desde colocar caixas de doações em locais estratégicos de visualização dos animais pelos visitantes, até a construção de diversos prédios comerciais dentro do Zoo, como lojas de souvenires e afins.

Os jogadores mais experientes nesse tipo de game podem se sentir mais a vontade para começar de cara um Zoo do zero, mesmo que com ferramentas e menus complexos, o jogo se mostra bastante intuitivo.

Gerenciando seus animais

Em Planet Zoo, cada animal tem uma personalidade própria e, para mantê-los satisfeitos em seus habitats, uma série de “exigências” devem ser cumpridas pelo gestor, podendo estas serem referentes a tamanho da área e quantidade de animais ocupando os habitats, alimentação e lazer dos animais, citando apenas algumas.

Vale destacar que quando o jogador inicia como gestor de um zoológico já pronto, em especial nos primeiros disponíveis, já existe uma grande gama de objetos e ferramentas disponíveis para manter a satisfação dos animais. Isso não ocorre quando o trabalho se inicia do zero, uma vez que o jogador deverá construir toda uma infraestrutura para atingir sucesso, que vai desde a construção de centros de pesquisa até a contratação de funcionários que executem determinadas pesquisas para destravar funções essenciais dentro do zoológico.

Para adquirir animais, o jogador tem a disposição uma espécie de mercado, chamado centro de trocas, onde o jogador fará a troca de animais por recursos de seu zoológico. Essa troca deve ser feita de forma cautelosa e bem pensada, uma vez que o jogador precisa ter recursos em seu zoológico para cuidar de novos animais, criar toda uma área de trabalho contratando funcionários, como zeladores, mecânicos e veterinários.

É tudo o que tem por trás do bom funcionamento de qualquer centro de entretenimento que fica “por trás das cortinas” longe dos olhares do público, mas que são de suma importância, uma vez que, por exemplo, ao trazer um novo animal ao seu zoo, antes de juntá-lo aos demais, é extremamente importante que o jogador deixe-o em quarentena por determinado período para ter certeza que o mesmo não se encontra doente e não infecte os demais. Aí entra algo de suma importância para a jogatina, que é criar uma estrutura funcional para manutenção de cada habitat.

Aproveitando a vida animal de Planet Zoo

Preciso destacar algo bastante importante dentro de Planet Zoo. Uma forma de desenvolver seu Zoo e conseguir novos recursos, é preparar os animais e libertá-los na natureza. Recomendo bastante que o jogador não fique focado apenas em gerenciar o zoológico com pensamentos puramente racionais. Vale muito a pena perder algum tempo apenas apreciando cada um de seus animais e sua rotina. Você verá hábitos diversos e poderá até mesmo presenciar o nascimento de filhotes.

Algo bem legal para se fazer no jogo é criar habitats conjuntos para colocar animais semelhantes. Obviamente você não irá colocar leões e zebras juntos, mas agrupando animais que convivem em harmonia, a interação deles se tornará ainda mais interessante.

Existem diferentes tipos de zoos que podem ser montados, desde ambientes tropicais, até desertos escaldantes e paisagens geladas cobertas por neve, com terrários para insetos e pequenos repteis, até grandes habitats para hipopótamos.

Menus e ferramentas do jogo

É claro que nem tudo são flores e dificilmente algum jogo não terá defeitos. Devido ao fato da complexidade que mencionei no início do texto, Planet Zoo se torna um jogo que pode ser cansativo para quem não é fã do gênero e também não tiver muita paciência.

Algumas tarefas com o passar do tempo no jogo irão se tornar cansativas e monótonas, sendo também que o menu do jogo, por possuir muitas e muitas opções e diversos tipos de ferramentas a serem utilizadas, pode confundir o jogador e fazer com que este perca mais tempo procurando a ferramenta que ele de fato precisa do que construindo e gerenciando o empreendimento.

Essa complexidade no menu é “diminuída” um pouco quando o jogador utiliza o sistema de busca, facilitando encontrar determinado item para cada tarefa cotidiana.

Gráficos e Sons

Planet Zoo conta com excelentes gráficos e sons, que ajudam e muito na imersão do jogo. Para melhor apreciar ainda esses recursos, o jogo conta com uma câmera individual para cada animal, permitindo ao jogador “entrar” no habitat para olhar cada particularidade de seus animais.

Os sons também são bastante agradáveis e não atrapalham em nada a jogatina. Para coroar, o jogo conta com dublagem e textos em pt-br, o que é mais um grande ponto positivo no jogo.

Resumindo…

Planet Zoo acerta em cheio no que mirava, trazendo de fato um dos simuladores mais completos dos últimos anos, dando ao jogador a possibilidade de gerir uma ampla gama de vida animal e até mesmo vegetal. O jogo possui grande variedade de animais, plantas, itens e ferramentas.

O jogo tem conteúdo para muitas e muitas horas de jogatina, onde o jogador poderá sempre montar diferentes Zoos, garantindo váriados níveis de experiencia. Infelizmente algumas tarefas podem se mostrar ao longo do jogo um pouco tediosas e repetitivas, mas todas as possibilidades disponíveis no jogo podem diminuir um pouco essa sensação.

Com certeza uma ótima recomendação aos fãs do gênero e também a novatos que queiram conhecer esse estilo.

Nenhum comentário