Novidades

RAGNAROK | A mitologia nórdica com adolescentes (Crítica da 1ª Temporada)

Há um problema em como a cultura pop pode influenciar sua extensão do conhecimento. No momento em que você ouvir uma série com o nome ‘Ragnarok’, sua resposta instantânea será em associá-la com a produção de sucesso da Marvel. Mas vamos dizer que está produção original norueguesa da Netflix não tem nada a ver com o trabalho da Casa das Ideias nos quadrinhos, exceto as referências à mitologia nórdica que está cheia de histórias interessantes e fascinantes, que mostram derramamento de sangue, lutas pelo poder e batalhas épicas. Infelizmente, Ragnarok deixa a bola cair no início e oferece uma temporada desprovida de ação ou lutas épicas. Em vez disso, apresenta um drama adolescente com triângulos amorosos, mistérios meio vazios e um leve véu da mitologia nórdica pintada sobre a produção.

A história não perde tempo ao chegar no coração do drama. Os irmãos adolescentes Laurits (Jonas Strand Gravli) e Magne (David Stakston) voltam para casa na cidade fictícia de Edda, onde imediatamente fazem sua presença conhecida. Uma velha senhora estranha chamada Wenche concede poderes a Magne que aparentemente acende algo profundamente dentro dele que desperta o poder de Thor e lhe dá força e velocidade. Um incidente bem no início do programa atua como um catalisador para que isso acelere e parece pronto para inflamar o resto da série depois de uma abertura bastante expositiva e pesada, que infelizmente nunca melhora.

A história da série provoca Magne abraçando seus poderes e lutando contra os principais antagonistas da série (apresentada aqui como uma versão humanizada do Jötunn), mas além de algumas oscilações de ação, a maior parte da emoção é reservada para os 10 minutos finais do show. Em vez disso, os episódios dançam em torno de dois triângulos amorosos. Um que termina bem no início da temporada e outro que permanece e se espalha até o final. No topo do drama adolescente, há uma subtrama separada envolvendo Vidar e sua empresa poluidora, que atua como a grande força motriz, pois as mudanças climáticas ameaçam destruir sua pitoresca cidade.

Ragnarok dificilmente está na vanguarda da cultura adolescente. O ângulo da mudança climática pode adicionar um senso de urgência realista à recontagem de mitos vikings apocalípticos, mas o cenário geral parece bastante antiquado. No início, a única voz da razão é um pária de cabelos azuis chamada Isolde (Ylva Bjørkaas Thedin), que basicamente interpreta o papel de Julia Stiles em 10 Coisas que eu Odeio em Você . Realmente não parece uma história autêntica sobre os jovens da Geração-Z que enfrentam mudanças climáticas apocalípticas, e Isolde é um estereótipo total, infelizmente.

Um dos maiores destaques da narrativa de Ragnarok é o uso do simbolismo mitológico em todas as oportunidades possíveis, fazendo você sentir que pode estar assistindo a um show milenar, mas está muito próximo das antigas crenças culturais e religiosas que contribuem para a herança escandinava. E isso torna essa história simplesmente bonita e impactante para o espectador.

Veja a família Jutul, por exemplo. Quando você ouve a palavra “gigantes” no tempo de hoje, pensa em famílias influentes e poderosas da sociedade, que têm a capacidade de governar a sociedade e controlar tudo o que podem colocar em suas mãos. Mas quando você traz a referência de verdadeiros ‘gigantes’ do folclore nórdico, isso duplica o impacto. E isso é ainda mais perfeito aqui, porque há um enorme ângulo de mudança climática e danos ambientais causados ​​pelos “gigantes do mal” que exploram a cidade de Edda para sustentar seu poder do “velho mundo” e também a influência econômica.

Seja Trym, o cachorro assustador dos Jutuls, representando Fenrir, o lobo, ou Laurits como Loki, as referências mitológicas são os verdadeiros fios que tecem o enredo moderno em uma tapeçaria fantástica de fantasia, história, mudanças ambientais e conservação.

Mas não pense nem por um minuto que Ragnarok é apenas sobre histórias antigas empacotadas em uma nova narrativa. Situada nos dias atuais, há um excesso de dramas adolescentes salpicado de elementos de ficção científica. A química de Fjor (Herman Tømmeraas) e Gry (Emma Bones), é contagiante e mostra o esforço do jovem para proteger sua garota de seu pai malvado ou de sua irmã Saxa (Theresa Frostad Eggesbø), sendo a típica ‘garota má’ do ensino médio que tem seus ‘servos’ a seguindo cegamente.

Há muita exposição aqui e, às vezes, parece bastante desajeitada. A abertura de cada episódio começa com um pedaço de texto descrevendo um elemento específico da mitologia nórdica. No meio de cada episódio de 45 minutos, também somos agraciados com um segmento de sala de aula que disseca mais esse termo, sem falar da menção dos personagens que pesquisam esse material on-line.

Enquanto falamos sobre narrativa e enredo, também devemos dedicar um tempo para falar sobre o valor da produção da série. Errado eu estaria em não dizer que a paisagem nórdica é de tirar o fôlego. Com lagos espelhados, fiordes imponentes e picos cobertos de neve, a cinematografia faz você suspirar toda vez que há uma cena ao ar livre. Fora ainda que a direção de arte foca em locais como exuberantes como a casa palaciana dos Jutuls, que remete uma arquitetura escandinava moderna, mas bastante sofisticada.

A trilha sonora de Ragnarok é outro grande destaque, pois ela é fortemente inspirada na cultura nórdica antiga, na civilização viking e assim por diante, o que cria um impacto certo para a história que conta. O que particularmente roubou o show foram os bailes de dança na escola Spring Fest, quando Fjor, Saxa e surpreendentemente, Laurits começaram a dançar de forma demoníaca. Ao contrário do que muitos possam terem achado “engraçado” ou “estranho”, na verdade é uma forma de dança ritualística dos tempos antigos, realizada por xamãs, videntes e aqueles que invocavam os deuses durante as cerimônias.

Aqueles que esperam um passeio cheio de ação, cheio de combates e efeitos especiais deslumbrantes ficarão decepcionados. Alguns dos personagens são realmente pouco utilizados aqui, especialmente Laurits, que claramente desempenha o papel de Loki, mas não tem muito o que fazer durante toda a temporada. 

O final permite alguns sinais promissores à frente para esse show, se for renovada para uma segunda temporada, mas além da localização exótica e das aspersões da mitologia nórdica, não há muito mais aqui para distinguir isso contra o excesso de outros dramas adolescentes no mercado televisivo. Não é uma série ruim por si só, e aqueles que têm um sabor ligeiramente diferente de romance e drama adolescente certamente descobrirão isso aqui, mas a sensação avassaladora de uma oportunidade perdida se apega a grandes partes desse drama que é difícil de se livrar.

Como você provavelmente pode ver no trailer abaixo, Ragnarok é bem bobo. O enredo simples parece mais adequado a um show para espectadores um pouco mais jovens, mas se move rápido o suficiente para ser divertida, embora você possa ser levado a pensar brevemente que o tom sobrenatural na série adolescente cult da Noruega seja leve. Com apenas seis episódios, Ragnarok é uma opção de baixo esforço para os fãs de TV adolescente sobrenatural, sem forçar histórias complexas ou uma reviravolta particularmente inteligente na mitologia nórdica.


Trailer:

Nenhum comentário