STAR TREK: PICARD | Entra em cena o Picard cafetão - Episódio 05: Stardust City Rag
E o quinto episódio de Star Trek: Picard, Stardust City Rag, chega aos serviços de streaming. Desta vez com menos encheção de linguiça, mostrando a tripulação da La Sirena finalmente indo encontrar Bruce Maddox, mas ainda sim bem abaixo dos dois primeiros episódios em questão de qualidade. Então vamos direto ao ponto e vamos falar sobre o episódio, lembrando sempre que o texto a seguir pode conter spoilers, então se ainda não assistiu ao episódio vá assistir e depois retorne aqui, para evitar surpresas desagradáveis.
Como já se tornou tradição, o episódio começa com um flashback, desta vez 13 anos no passado. Nele vemos um oficial da Frota sendo dissecado vivo, e tendo seu olho arrancado por um estranho instrumento cirúrgico. E durante essa cena que mais parece ter sido retirada de um filme B de terror ao invés de um episódio de Jornada nas Estrelas, percebemos que na realidade o lugar é usado por bandidos para extrair implantes Borgs dos pobres coitados que acabam ali. Enquanto os bandidos comentam como o olho que eles acabaram de retirar era valioso, alguém entra no lugar e começa a atirar, matando todos.
Somente ai descobrimos que o desafortunado oficial da Frota era na realidade Icheb (Casey King), uma criança Borg e arma biológica, resgatado pela tripulação da USS Voyager, que possuía uma relação quase de mãe e filho com 7 de 9, que é justamente quem foi ao seu resgate matando os bandidos. Nisso vemos uma cena de 7 de 9 encontrando Icheb tão ferido que não resta mais nada a fazer, somente lhe dar um tiro de misericórdia para acabar com seu sofrimento, e isso parece assombrar 7 de 9 até hoje, já que quando desmaiou no episódio passado, foram esses acontecimentos que lhe vieram à mente. Vale lembrar que diferente de outros personagens que traziam seus interpretes originais, infelizmente não é Manu Intiraymi que interpreta Icheb em Picard.
De volta ao presente, a tripulação da La Sirena finalmente chega em Freecloud, última localização conhecida de Bruce Maddox. E lá descobrem que Maddox está em poder de uma poderosa criminosa chamada Bjayzl (Necar Zadegan), que está prestes a entregá-lo aos romulanos que mataram Dahj. Sendo assim o grupo começa a criar um plano no melhor estilo 11 Homens e Um Segredo, para resgatar Maddox usando 7 de 9 como isca. E o plano conta até com o Capitão Rios e Picard se vestindo de cafetões para se enturmar no lugar. Enquanto isso vemos a Dra. Jurati em seu alojamento, assistindo um vídeo que indica que ela e Maddox já tiveram um relacionamento amoroso no passado.
O plano é posto em prática, mas acaba não saindo como todos esperavam. Descobrimos que 7 de 9 só aceitou ser a isca, porque ela desejava chegar perto o bastante de Bjayzl para poder matá-la. E ficamos sabendo que 7 de 9 e Bjayzl tiveram um relacionamento íntimo no passado, quando no melhor estilo novela mexicana, é revelado que a criminosa é na realidade a responsável pelo que aconteceu a Icheb, além de ter traído a confiança de 7 de 9 para saber mais sobre os implantes do rapaz. Em uma cena tensa Picard convence 7 de 9 a poupar a vida da vilã e não matá-la, enquanto Bjayzl propõe permitir que levem Maddox em troca de sua vida, e é isso que acontece.
De volta à nave, Maddox é levado as pressas para a enfermaria enquanto 7 de 9 diz à Picard que uma nave já está esperando ela e se despede perguntando ao Almirante reformado se após ser resgatado da coletividade Borg, ele havia recuperado toda a sua humanidade, ao que Picard responde, que não. Então 7 de 9 se transporta e descobrimos que na realidade ela voltou até Bjayzl para terminar o serviço, em uma missão suicida. E que não quis dizer para Picard onde realmente estava indo para que ele não perdesse a esperança de que as pessoas ainda podem ser boas. Após matar a criminosa, 7 de 9 termina sua participação no episódio trocando tiros com os seguranças do lugar.
De volta na nave, já na enfermaria, Picard conversa com Bruce Maddox (John Ales), que revela que Soji está no cubo Borg romulano. E pela segunda vez no episódio temos um personagem clássico que não retorna com seu ator original, no caso de Maddox o ator seria Brian Brophy. Enquanto a tripulação vai para a ponte traçar um curso para o cubo Borg, Dra. Jurati fica sozinha com Maddox na enfermaria e finalmente concretiza a reviravolta que já estava telegrafada desde o terceiro episódio, matando Maddox e mostrando que ela está na realidade trabalhando com os vilões todo esse tempo, oh que surpresa, só que não.
Em fim, agora com o paradeiro de Soji revelado a série entra na reta final, a menos é claro que Picard decida visitar velhos amigos, apenas para termos mais alguns episódios de encheção de linguiça. Apesar de trazer alguns elementos interessantes, o quinto episódio é até agora o ponto mais baixo de um seriado que começou bem. Trazendo violência e gore desnecessários, sentimentalismo digno da novela mexicana mais canastrona, troca desnecessária de atores para personagens clássicos e a consolidação do mundo da série como uma distopia genérica, infelizmente tem cada vez menos Star Trek em Picard.
Nenhum comentário