Novidades

DOLITTLE | Um filme divertido só para as crianças, já para os adultos... (Crítica)

30O fato de o novo filme de família de Robert Downey Jr. ser chamado de Dolittle implica que o “Doutor” acabou. Talvez então esperemos que confundamos isso como um novo tipo de história de origem para o homem que passou a última década como Homem de Ferro? Bem, a resposta é infelizmente não!

Por outro lado, a abordagem de Eddie Murphy de 1998 sobre o material de origem abordou essa ideia, mas em vez disso, este novo longa de Downey Jr. mostra um curandeiro que virou eremita e ele é apenas outro “Doutor” descontente que abandonou seu título e suas responsabilidades, pelo menos em relação aos humanos, e deve passar esse filme aprendendo a aceitar seu lugar no mundo com a ajuda de sua família animal. Infelizmente, ao contrário do bom médico, seria melhor ele ficar em casa!

Como Dolittle é um filme para crianças, o engate do longa começa com dois jovens que tropeçam na mansão de Dolittle, aparentemente abandonada depois que o médico com o dom de falar com animais se trancou. Por quê? Porque sua esposa exploradora durona Lily (Kasia Smutniak) foi sumariamente interrompida antes da conclusão da narração de abertura do papagaio Polly (Emma Thompson). Perdida no mar, a morte da esposa obriga Dolittle a se separar do mundo exterior para que os humanos não possam machucá-lo mais do que já o fizeram.

Cena do filme ‘Dolittle’ / Universal Pictures

Com os dois jovens caindo na mansão com motivações complementares. Lady Rose (Carmel Laniado) está aqui para buscar Dolittle para que ele possa salvar a rainha Vitoria (Jessie Buckley) em seu leito de morte e Tommy Stubbins (Harry Collett) acaba sendo forçado como um filho de Dolittle ou um aprendiz que quer trocar os males feitos com as espingardas que sua família adora fazer por aulas de idiomas com os animais igual o bom médico. Mas, para que você não pense que Dolittle leva qualquer um dos garotos a sério da bondade de seu coração, a ação de Dolittle está ligada à vida útil da rainha e para manter a chama acessa por aventura ele deverá salvar a realeza máxima, o que exige navegar para uma ilha distante e descobrir a Árvore do Éden que Lily deu a vida tentando encontrar. Portanto, depois de muito reclamar e tentar navegar sem Stubbins, Dolittle finalmente sai e deixa o garoto ir junto.

Mais importante do que esses elementos humanos, porém, são os animais de Dolitte, que ocupam uma curiosa mistura de pacientes e colegas. Alguns, como Polly e o filhote de cachorro Jip (dublado por Tom Holland) são confidentes e conselheiros de Dolittle, apelando para o seu melhor. Outros são trabalhos em andamento, como o gorila neurótico Chee-Chee (Rami Malek), com seu mantra de “não sou prisioneiro do medo”, o avestruz maníaco Plimpton (Kumail Nanjiani) e o urso polar Yoshi (John Cena), que tem medo do escuro.

A melhor maneira de datar uma adaptação de Doutor Dolittle é como os animais falam, desde a gíria contemporânea até o que está gerando seu tédio. Infelizmente, tudo o que temos aqui é uma preponderância de piadas juvenis e algumas flatulências. Esses desajustados de pelos e penas com sua extrema necessidade de terapia sobre qualquer outra atenção física poderiam ter estrelado sua própria história sobre animais encontrando empatia em seu médico, que por sua vez redescobre sua humanidade através de suas lutas. 

Mas como isso não prenderia a atenção das crianças durante uma aventura frenética de viagem marítima, todos eles brincam com Dolittle e Stubbins e claramente para completar o fraco enredo, tivemos também um inimigo chamado Dr. Blair Müdfly (Michael Sheen, que atua de forma bastante caricata), perseguindo-os na Árvore do Éden por seus próprios nefastos e, finalmente, pequenos propósitos.

Pôster do filme ‘Dolittle’ / Universal Pictures

Alvejado como isso é para os pequenos, é preciso se perguntar o quão astutamente todos os envolvidos (incluindo Downey Jr e a sua esposa Susan Downey como produtora) consideraram a mensagem que estavam enviando. A intenção era atrair as crianças para o magnetismo familiar de Tony Stark e depois esclarecer por meio de um sotaque bizarro e sussurrado no Galês? Se isso era claramente a tentativa de o começo de uma nova franquia, o tiro saiu pela culatra. 

Para um filme cuja audiência principal é mais impressionável do que a maioria dos espectadores, Dolittle é irresponsavelmente unilateral na descrição de quem será aventureiro. Entre a morte de Lily e a rainha acamada, o filme deixa bastante claro que os meninos são aqueles que saem em missões épicas enquanto as meninas esperam ou são cortadas da ação.

Não havia outra razão para o caráter de Lady Rose existir senão como um mensageira com babados e os roteiristas poderiam ter feito da menina a aspirante a aprendiz de Dolitte e uma reencarnação figurativa do corajoso espírito de Lily. Em vez disso, ela chora ao lado da cama de sua mãe e teme potencialmente assumir o trono como uma boa rainha pequena. Mas é claro que não há riscos nesta trama de sucessão, porque Dolittle fará tudo o que puder para conseguir no final. Mesmo que isso signifique um desvio para uma ilha indistintamente étnica governada pelo rei Rassouli (Antonio Banderas claramente se divertindo mais do que Downey Jr).

Cenas do filme ‘Dolittle’ / Universal Pictures

Como Downey Jr. acaba alternando idiomas para cada espécie, o filme quer ter meia dúzia de histórias diferentes e, em vez disso, apenas aborda um barulho cacofônico (sons desagradáveis). A mensagem principal é que pertencemos um ao outro, o que é irônico, considerando que este filme é uma confusão óbvia no roteiro e até em certas cenas com o seu excesso de CGI com os animais, sendo que em algumas cenas eles pareciam bem falsos.

É claro que Robert Downey Jr. queria tentar algo imediatamente diferente depois de estrelar por anos um super-herói na franquia da Marvel Studios, mas Dolittle parece ter sido a primeira oportunidade (má escolha) que ele viu na frente e aceitou de forma equivocada o projeto, uma pena, pois o curioso é que este filme parece ter sido tirado de uma polêmica cena envolvendo um animal neste filme, o dragão. Bem, entendedores entenderão!


Trailer:

Nenhum comentário