Novidades

DEATH NOTE: JUSTICE OR EVIL | Resenha


O estilo TERROR tem muito, muito mesmo pra mostrar. HĂĄ anos atrĂĄs uma histĂłria com elementos de noir policial, terror e misticismo, tomou as bancas do mundo todo. CorporaçÔes do mal? NĂŁo. Cultos apocalĂ­pticos? TambĂ©m nĂŁo. Um mal ancestral? Talvez. Mas na mĂŁo de alguĂ©m que vocĂȘ jamais iria imaginar.

Assim Ă© Death Note (Shueisha, 2003-2006, Tsugumi Ohba) o caderno das trevas que dĂĄ poder a QUALQUER UM, eu disse qualquer um de decidir sobre a vida ou a morte das pessoas. Criação do genial Tsugumi Ohba, um roteirista japonĂȘs que usa um nick ou pseudĂŽnimo e que tambĂ©m Ă© criador dos mangĂĄs Bakuman e Platinum End, dois grandes sucessos no JapĂŁo. Ohba teria a peculiaridade de colecionar xĂ­caras e se sentar da mesma forma que o personagem L, uma de suas maiores criaçÔes.

A resenha nĂŁo Ă© pra falar do grande Death Note mas sim do seu “final” no que se pode chamar de Kirauniverse. Estou falando do 0800 (sim, É GRÁTIS), novo capĂ­tulo que explica um pouco mais sobre o final da sĂ©rie (fico devendo uma anĂĄlise mais detalhada desse mangĂĄ fantĂĄstico no futuro), chamado Death Note: Justice or Evil (Independente, Tsugumi Ohba e Takeshi Obata, 2020) onde temos um novo e surpreendente novo dono para o caderno do mal.

Trata-se do estudante Minoru Tanaka, inteligente mas não como o astuto e megalomaníaco Light Yagami, que se tornou uma lenda após limpar o Japão dos criminosos e se tornar a justiça divina, o primeiro Kira. Minoru é mais pragmåtico, e com toda a odisséia em torno da captura do primeiro Kira, feita pelo discípulo de L, o garoto Near, sabe que o caderno se tornou um fardo para quem o pegasse, tendo sido escolhido por Ryuk, o shinigami que estava sofrendo por causa do vício em maçãs.

Minoru tem uma ideia Ășnica, manda Ryuk retornar em dois anos e a partir de uma jogada incrĂ­vel com o auxĂ­lio da tv que tornou Kira uma celebridade, anuncia uma venda do caderno. Near começa a caçada, denominando Minoru de A-Kira e tentando atravĂ©s de todo o seu mĂĄquinĂĄrio de segurança (que deixaria o morcego e Stark com inveja) rastrear o novo dono do caderno que faz o maior leilĂŁo online e televisivo da histĂłria.

Como nĂŁo vou contar spoilers (afinal como eu disse, Ă© 0800, jĂĄ hĂĄ uma versĂŁo em scan e traduzida na internet) posso dizer que Ă© uma continuidade genial para a histĂłria, aprofunda ainda mais o mito de Kira, e Ohba aproveita pra fazer uma sincera crĂ­tica sobre a polĂ­tica mundial e as naçÔes com o controle do mundo. É simplesmente um dos eventos desse ano e imperdĂ­vel.

Benção? Ou maldição?

Nenhum comentĂĄrio