Novidades

KIDDING | Jim Carrey volta para TV em uma série maravilhosamente estranha e comovente (Crítica da 1º temporada)

Jim Carrey tem o tipo de rosto que é impossível desviar o olhar. Não é uma questão de estética, a grosso modo, pelo contrário, é a sensação de que ele pode fazer qualquer coisa com suas expressões. Os seus traços faciais são tão elásticos, tão maleáveis, que ele pode expressar raiva vulcânica em um minuto e tristeza esmagadora em outro. Quando Carrey era mais jovem, essa qualidade geralmente se traduzia em mania. Ele parecia uma força imparável, um personagem de desenho animado trazido à vida. Seus personagens poderiam se recuperar de qualquer coisa.

Mas as performances mais lembradas são aquelas em que ficou claro que Carrey e seus personagens poderiam quebrar. O Show de Truman por exemplo, é sobre um homem que percebe que toda a sua vida foi projetada para o entretenimento de outras pessoas, e neste projeto o astro começou a cavar um lado que poucos pensavam que Carrey poderia canalizar, a selvageria de que ele é capaz para algo diferente: o desespero.

Jim Carrey em cena da série Kidding (1ª Temporada) / Showtime

Logo em seguida, ele atua como o introvertido Joel em Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças, onde aqui havia ainda menos rede de segurança. Ele estava trabalhando fora de sua zona de conforto e o diretor do longa, Michael Gondry, o impediu de improvisar para manter o personagem contido como o oposto polar do brilhantismo impetuoso de Clementine de Kate Winslet. Se existe algum tipo de fórmula mágica nessa obra é Jim Carrey, o astro demonstra ser um dos melhores atores da geração ao transpor capricho e vulnerabilidade iguais uma dinamite emocional e na nova série do canal americano Showtime. Kidding, o astro consegue ir mais além e aperfeiçoa de forma exuberante todo o seu talento. 

Criada por Dave Holstein com a maior parte dos episódios dirigidos por Gondry (assim como o primeiro papel significativo de Carrey na TV desde In Living Color, de 1990), a série é de partir o coração e é uma rara maravilha.

Colocar Carrey no lugar de Jeff Piccirillo, que, ao longo de três décadas, tornou-se amado por adultos e crianças como Sr. Pickles, o apresentador do Mr. Pickles Puppet Time. Que ele pretende ocupar um espaço semelhante ao de Fred Rogers (personagem real vivido por Tom Hanks no filme Um Lindo Dia na Vizinhança) na cultura pop do mundo de Kidding fica claro desde o momento em que ele aparece na tela, vestido com um colete de malha e um sorriso genial, o personagem é visto brevemente fazendo um discurso no Senado dos EUA, assim como Fred Rogers fez uma vez.

Danny Trejo, Jim Carrey e Conan O’Brien em cena da série Kidding (1ª Temporada) / Showtime

O motor que move Kidding é a luta de Jeff para reconciliar os dois lados de si mesmo após a morte de um de seus filhos. Em uma aparição no programa de Conan O’Brien, ele canta: “Você pode sentir qualquer coisa.” Exceto que ele não pode, pelo bem de sua audiência, ficar triste. A desconstrução de uma figura de Fred Rogers seria um show interessante por si só, mas Kidding transcende essa premissa aos trancos e barrancos com base na força do desempenho de Carrey e na determinação de tornar a série tão áspera e fascinante, quanto na vida real.

Obviamente que Jim Carrey transmite com maestria todo seu carisma como um apresentador de programa infantil. Não é razoável esperar, como os produtores de Jeff, que a perda de um filho não tenha efeito visível sobre ele e a fragilidade projetada pela expressão de Carrey apenas prova o ponto. Jeff oscila entre risos e lágrimas, com o pêndulo balançando perigosamente perto da raiva enquanto ele é impedido de lidar publicamente com sua firme convicção de que algo de bom deve vir da dor, fazendo o personagem a começar a questionar esse sentimento.

Jeff grava um episódio inteiro do Sr. Pickles sobre a morte, mas seu produtor executivo (e pai) Sebastian (Frank Langella) o barra antes que ele seja exibido. “Você é uma marca confiável”, diz Sebastian, explicando o que Jeff pode ou não fazer. Para melhor ou pior (principalmente pior), “ninguém vê um homem”.

Frank Langella e Jim Carrey em cena da série Kidding (1ª Temporada) / Showtime

Incapaz de encontrar o fechamento, Jeff cai em uma espiral que se reflete na maneira como Kidding mergulha dentro e fora do realismo mágico. O mundo de Puppet Time, de Pickles, ameaça engolir Jeff por inteiro, pois fica claro quanto de sua vida real está amarrada no programa e quanto está fora de controle. Jeff começa a perceber que sua própria existência não lhe pertence mais, figurativamente ou à medida que seu relacionamento com sua família entra em colapso, literalmente.

Enquanto os artistas do Puppet Time de Pickles lidam com seus próprios problemas nos corredores do estúdio, os bonecos adoráveis ​​parecem ter uma vida muito mais complicada, sangrando na realidade de Jeff de uma maneira que faz a influência de Michael Gondry em Kidding ficar bem clara. Todos os efeitos demonstrados na série se relacionam um pouco com o filme de Gondry e Carrey, tudo é bonitinho o suficiente para infundir o processo com um toque de capricho, mas agudo o suficiente para impedir uma completa quebra da realidade. 

Brincar não funcionaria se não acreditássemos que Jeff fosse capaz de uma implosão catastrófica, e nenhum ator pode vender esse sentimento mais profundamente do que Jim Carrey. Quando Jeff vê sua ex-esposa Jill (Judy Greer) com outro homem, é tão perturbador que ele rasga uma torneira da pia e a intensidade da ação, para não mencionar a maneira como Carrey olha, é realmente assustadora, tornando a batalha pela alma do Sr. Pickles, ou sanidade, uma jornada com apostas reais. Jeff é capaz de encarar multidões e ser amado, temido, ficar solitário e louco. Quem melhor para interpretá-lo do que o homem que tem todos esses sentimentos escritos em seu rosto?

Como a mente de seu personagem central exposta, Kidding começa a se espalhar e percorre uma série de tons que perseguem histórias e arcos de personagens separados. Testemunhamos o filho sobrevivente de Jeff, Will (Cole Allen), tentando se distinguir de seu irmão gêmeo morto. A irmã de Jeff, Deirdre (Catherine Keener), lutando para manter sua própria família unida e cumprindo seus deveres como mestre de marionetes do Pickles Puppet Time.

Catherine Keener e Jim Carrey em cena da série Kidding (1ª Temporada) / Showtime

O balanço da narrativa misturada com as performances uniformemente fantásticas de Kidding fazem a série ter um incrível êxito no modo como a tristeza e a raiva são levadas em consideração na vida cotidiana, como os produtores de Jeff fazem para manter Pickles em ação ao expor o rosto de Carrey como uma tela muito expressiva para uma mensagem simplista. 

Kidding parece acreditar que há um bem de equilíbrio em algum lugar do universo, ou pelo menos há algo de bom em ver o melhor das pessoas. Embora às vezes isso possa parecer impossível e nuvens de tempestade quase que literalmente se acumulam na testa de Jeff quando os argumentos constantes de que o mundo é inerentemente feio começam a infiltrar-se em sua roupa. Essa seriedade que, em última análise, evita que a série se desmonte completamente e, esperançosamente, salve Jeff também.


Trailer:

Nenhum comentário