Novidades

STARLINK: BATTLE FOR ATLAS | Combates e explorações espaciais geram uma jogatina inesperadamente divertida! (Review)

Starlink: Battle for Atlas é um dos jogos mais ousados e divertidos já lançados nos últimos anos. Para uma companhia como a Ubisoft lançar uma nova marca que envolva adultos e crianças é um negócio literalmente arriscado após a crescente popularidade de Skylanders, Disney Infinity e a franquia de jogos da Lego.

Tendo muitos pontos a seu favor, o jogo de exploração espacial não tem uma concorrência real nesse campo ou toda a concorrência está potencialmente adormecida ou descontinuada visando um público um pouco mais velho, fazendo do game uma boa abordagem para envolver crianças que cresceram com Skylanders, bem como de jogadores mais velhos que podem ser atraídos para sua história mais profunda com armadilhas de ficção científica.

Mecanicamente, é realmente um ótimo RPG shooter de exploração com tons de No Man’s Sky e Mass Effect. Depois que um alienígena amnésico caiu na Terra, um benfeitor secreto chamado Victor St. Grand forma a Iniciativa Starlink para procurar suas origens, levando-os ao sistema Atlas. Enquanto essa história de fundo é revelada à medida que o jogo avança, narrativamente e através de entradas de enciclopédia desbloqueadas durante o jogo, o game não perde tempo colocando os jogadores para a ação, iniciando com a missão sob ataque das forças da Legião Esquecida. A ênfase está imediatamente no combate suave de 360​​° nas profundezas do espaço, fazendo loops e rolos de barril enquanto destruímos inimigos em pedaços, deixando a experiência bastante intuitiva e divertida desde o início.

Foto: Divulgação – Starlink: Battle for Atlas / Ubisoft Toronto

Starlink: Battle for Atlas não é apenas um combate espacial e a queda de um planeta, pois logo a seguir introduzir os aspectos de exploração e forrageamento de uma dinâmica em RPG que compõem a maior parte do jogo. Na superfície de um planeta, você usará principalmente o modo de foco, permitindo usar armas para extrair minerais ou derrotar inimigos, como os misteriosos drones de sentinela do modelo Cyclops da Legião ou uma polia semelhante a um trator para coletar materiais orgânicos. Você também pode voar para uma travessia mais rápida, mas perde a delicadeza. O combate de superfície também é diferente, embora você ainda possa fazer giros e disparar em alta velocidade, ou tentar atingir inimigos no ar, ele é projetado principalmente para pairar e atacar inimigos em tiroteios rápidos e ágeis.

Depois de algumas missões com o roteiro introduzindo conceitos centrais e os colhedores da Legião drenando matérias-primas dos mundos, os postos avançados de pesquisa e mineração acabam precisando de proteção com pináculos antigos que foram deixados para trás por uma raça progenitora conhecida como Wardens, que produz itens e materiais valiosos e se você resolver os quebra-cabeças que eles apresentam, aqui o game acaba gerando a liberdade para explorar, fazendo desse momento com que o jogo realmente ganhe vida. Você geralmente será guiado de mundo a mundo linearmente, mas poderá saltar entre eles à vontade, assumir missões de habitantes e traçar a superfície de cada planeta para descobrir seus mistérios.

Não muito diferente de No Man’s Sky, os mundos de Starlink são lindos e estranhos, com diversos ecossistemas e estranhos animais nativos para encontrar e catalogar. Porém, há mais estrutura aqui, com Starlink tirando uma página do livro de Assassin’s Creed e marcando itens de interesse no mapa de cada planeta à medida que você explora. Pontos de mineração, relíquias históricas, cidades caídas e áreas de atividades anteriores dos Guardiões proporcionam aos jogadores desvios agradáveis ​​de missões secundárias da história principal, além de ajudar a fazer com que esses mundos se sintam parte de um sistema de estrelas vivas. 

Foto: Divulgação – Starlink: Battle for Atlas / Ubisoft Toronto

O verdadeiro gancho é a modularidade da tecnologia do game. Inventado (no jogo) por Mason, o piloto que vem nos kits iniciais em todos os formatos, isso permite que você troque de piloto, nave estelar e armas a qualquer momento. Geralmente, você trocará as armas com mais frequência, misturando e combinando seus elementos para vários efeitos combinados, tente uma arma de gravidade em conjunto com uma de fogo ou gelo para criar vórtices rodopiantes de chamas ou geadas.

Porém, toda parte do sistema possui seus próprios atributos. As naves têm pontos fortes e fracos que afetam a velocidade, manobrabilidade, defesa e poder de fogo, enquanto os pilotos têm uma capacidade única de recorrer. Pense nelas como convocar ou limitar quebras em um jogo de Final Fantasy. Mason convoca um ataque orbital, enquanto Chase, um caçador de emoções do Brasil obtém velocidade ilimitada por um curto período de tempo. Combinar esses componentes com mods para suas naves e armas são ganhos para resolver Spires do Guardião, o que permite uma abordagem verdadeiramente personalizada.

As naves são esculpidas de maneira uniforme e fantástica, cada uma delas é distinta e repleta de detalhes, mas ainda compartilhando claramente elementos de design que os tornam definitivamente parte do mesmo universo. As figuras do piloto são significativamente menores, projetadas para caber no cockpit, mas apesar de sua natureza estática, são colocadas dinamicamente. Enquanto isso, as armas são facilmente identificáveis ​​por tipo elementar e extremamente satisfatórias para entrar e sair no meio da batalha. 

No entanto, Starlink: Battle for Atlas curiosamente protege suas apostas no que diz respeito a seus aspectos de vida real. Os jogadores que compram a edição digital do jogo obtêm edições virtuais de naves, armas e pilotos (em quantidades variáveis ​​- a edição digital padrão inclui cerca de dois terços do conteúdo, os pacotes de luxo em tudo) e podem ser trocados entre eles à vontade com as atualizações para armas ou naves podendo ser armazenadas nos dados salvo do jogo.

Foto: Divulgação – Personagens da franquia Star Fox aparecendo no jogo Starlink: Battle for Atlas / Ubisoft Toronto

Também há uma grande diferença entre os formatos, com a edição do Nintendo Switch com personagens da franquia Star Fox e em seu conjunto básico, acompanha Fox McCloud como piloto e seu icônico Arwing como padrão. Isso também não é uma aparição rápida, pois a equipe de Star Fox está profundamente envolvida na narrativa de Starlink, ajudando a equipe de Mason desde o início e obtendo sua própria cadeia de missão onde estão perseguindo a Star Wolf. Eles se encaixam perfeitamente no universo de Starlink também, com o Arwing controlando exatamente como você esperaria em um título dedicado a franquia Star Fox

No geral, Starlink: Battle for Atlas é uma experiência fantástica e independentemente do formato em que você jogar irá encontrar um jogo cheio de mundos deslumbrantes, combates emocionantes e mistérios envolventes. Aqui temos um ótimo título de combate e exploração espacial feito pela Ubisoft Toronto, o que torna a jogatina para o público em geral um prazer inesperado com um nível surpreendente profundo em sua história e mecânica. 


Trailer gameplay:


Nenhum comentário