Novidades

RESIDENT EVIL 3 | Um dos melhores games para se jogar nessa quarentena! (Review)

Resident Evil 3 (2020), Ă© o remake do aclamado survival horror de mesmo nome, lançado originalmente em 1999. Desenvolvido e distribuĂ­do pela Capcom, o game chega ao PC, Playstation 4 e Xbox One, trazendo uma versĂŁo repaginada do clĂĄssico da era dos 32 bits. Apesar de seus defeitos Resident Evil 3 consegue ser um jogo extremamente divertido, que sacrifica o terror e quebra cabeças da versĂŁo original em nome de uma aventura com ação frenĂ©tica e maior desenvolvimento da narrativa. Mas o maior acerto do game mesmo que acidental, talvez seja a infeliz coincidĂȘncia de ser lançado em meio a uma quarentena real.

(Imagem Promocional: Resident Evil 3 – Capcom)

A histĂłria do jogo se passa na cidade de Racoon City, logo apĂłs os eventos de Resident Evil, e antes dos acontecimentos de Resident Evil 2. De alguma forma o Virus T conseguiu chegar atĂ© a cidade junto a vĂĄrios dos experimentos da Umbrella. Agora Racoon entra em quarentena, enquanto rapidamente se torna um verdadeiro inferno devido aos zumbis que se multiplicam rapidamente nas ruas. Nesse cenĂĄrio desesperador vocĂȘ assume o papel de Jill Valentine, uma policial membro do grupo especial S.T.A.R.S. e uma das poucas sobreviventes dos eventos do primeiro game. Agora Jill se vĂȘ nesse cenĂĄrio terrĂ­vel, tentando ajudar os sobreviventes enquanto Ă© caçada por NĂȘmesis, uma nova arma biolĂłgica da Umbrella, que parece ter sido enviada com o Ășnico objetivo de eliminar todos os S.T.A.R.S. que restaram.

Se vocĂȘ jĂĄ finalizou o Resident Evil 3 original, pode atĂ© pensar que jĂĄ conhece a histĂłria do remake, bom se vocĂȘ pensa assim estĂĄ redondamente enganado. A nova versĂŁo do jogo traz a mesma premissa, mas conta com uma histĂłria que se desenvolve de maneira completamente diferente, como se o mesmo evento estivesse sendo relatado por duas pessoas diferentes. Por exemplo, existem eventos que na versĂŁo original eram vividos por certos personagens que no remake estĂŁo em outro lugar fazendo outra coisa. Outro exemplo, sĂŁo cenĂĄrios que eram explorados na versĂŁo original e que ficam somente de segundo plano no remake. Isso infelizmente acaba dando uma impressĂŁo de o novo jogo Ă© mais curto, por ter uma histĂłria que em alguns momentos parece estar resumida.

(Imagem Promocional: Resident Evil 3 – Capcom)

No quesito grĂĄfico, Resident Evil 3 traz grĂĄficos no mesmo nĂ­vel de Resident Evil 7 e Resident Evil 2 remake. Ou seja, espere belĂ­ssimos grĂĄficos cheios de detalhes, que beiram o fotorrealismo. Racoon City estĂĄ muito realista, e diferente das vielas estreitas impostas pelas limitaçÔes tĂ©cnicas da Ă©poca no original, o remake conta com vĂĄrias ĂĄreas abertas e em alguns lugares ainda intocadas pelo caos que consome a cidade, que sĂŁo simplesmente de tirar o folego. Mas nem tudo sĂŁo flores, especialmente para os jogadores no PC, e nesse caso o preço dos belos grĂĄficos acabam sendo a exigĂȘncia de um computador com hardware mais parrudo.

Um dos destaques de Resident Evil 3 Ă© sem sombra de dĂșvidas a parte sonora, feita de maneira exemplar. O game usa o som de forma magnĂ­fica, na criação de uma ambientação imersiva. VocĂȘ consegue escutar os passos e gemidos de zumbis que estĂŁo nas redondezas, mesmo quando estĂĄ em uma sala vazia, o que acaba contribuindo bastante para a criação de uma sensação de tensĂŁo, especialmente quando vocĂȘ escuta passos se aproximando, vocĂȘ nunca sabe se Ă© um sobrevivente, um zumbi ou coisa pior.

(Imagem Promocional: Resident Evil 3 – Capcom)

A jogabilidade Ă© uma versĂŁo atualizada, do sistema original do jogo. Aqui vocĂȘ pode andar, correr, esquivar, mirar, atirar, esfaquear e interagir com objetos especĂ­ficos do cenĂĄrio, tudo muito parecido com a jogabilidade que vocĂȘ jĂĄ encontrava na versĂŁo original e em Resident Evil 2 remake. A mecĂąnica de criação de munição tambĂ©m estĂĄ de volta aqui, sĂł que dessa vez bem simplificada. As maiores novidades em relação ao game original estĂŁo realmente na capacidade de andar e atirar ao mesmo tempo e de recarregar sua arma usando apenas um botĂŁo, sem a necessidade de abrir o menu para isso, coisas que se tornaram bĂĄsicas nos games modernos. E infelizmente a mecĂąnica de jogabilidade de escolher rapidamente entre opçÔes durante o jogo, foi removida aqui.

Mas nem tudo Ă© perfeito em Resident Evil 3, o game possui seus defeitos tambĂ©m. Entre eles podemos citar alguns como a inteligĂȘncia artificial precĂĄria dos inimigos, durante sua jornada nĂŁo serĂĄ incomum ver zumbis andando contra paredes e obstĂĄculos ao invĂ©s de dar um passo para o lado para ir em sua direção, alĂ©m de outros inimigos que nĂŁo se mostram capazes de bolar estratĂ©gias como flanquear ou encurralar, e eles sempre irĂŁo para cima de vocĂȘ com sangue nos olhos, infelizmente nem mesmo NĂȘmesis Ă© diferente nesse quesito. Outro ponto negativo Ă© a retirada ou simplificação de vĂĄrios quebra-cabeças que estavam presentes no original, assim como os cortes na histĂłria de modo geral.

(Imagem Promocional: Resident Evil 3 – Capcom)

Mas sem dĂșvidas um dos pontos mais baixos Ă© a mecĂąnica de combate, trazendo os mesmos fundamentos de Resident Evil 2 remake, onde o dano causado pelos seus tiros parecem iguais em qualquer parte do corpo do inimigo incluindo a cabeça, tornando tiros na cabeça como estratĂ©gia para economizar munição, algo inĂștil. Outro ponto Ă© o dano visĂ­vel causado por armas pesadas, em Resident Evil 3 parece que vocĂȘ recebe uma espingarda e lançador de granadas de airsoft, pois embora o dano dessas armas sejam maiores e matem os inimigos com menos tiros, nĂŁo existe nenhum tipo de desmembramento, tornando algo que poderia ser Ă©pico em uma experiĂȘncia ridĂ­cula.

Embora Resident Evil 3 não seja perfeito, ele é com certeza um jogo extremamente divertido e vale a pena não só pelo seu modo single player que possui um fator replay praticamente ilimitado para quem deseja buscar seu melhor tempo na finalização da história, mas também pelo seu interessante modo multiplayer, Resident Evil Resistance, para jogar com os amigos. De qualquer forma Resident Evil 3 fica mais que recomendado!


Trailer:

Nenhum comentĂĄrio