Novidades

GHOST RECON WILDLANDS | Desbrave a selva boliviana para derrubar o Cartel Santa Blanca (Review)

Com Tom Clancy’s Ghost Recon Wildlands (2017 / PC, Xbox One, PS4), a Ubisoft retorna com a franquia Ghost Recon apĂłs um hiato de 5 anos de seu Ășltimo tĂ­tulo lançado (Phantoms / 2012) e aposta em um cenĂĄrio dentro da selva boliviana, enquanto o jogador e seu esquadrĂŁo, os Ghosts, estĂŁo em uma missĂŁo para derrubar o temido Cartel Santa Blanca. Este Ă© o primeiro tĂ­tulo da franquia Tom Clancy’s Ghost Recon a ter um mapa em mundo aberto. Buscarei uma review sem entregar a histĂłria do jogo, sendo mais direto, entĂŁo vamos lĂĄ! 

Em Wildlands, o jogador estĂĄ em uma equipe com 4 membros, sendo possĂ­vel jogar multiplayer online com mais 3 amigos, ou liderando os outros 3 membros do grupo controlados pela IA, que seguem cada ordem do jogador, variando entre se posicionar em determina local, abrir fogo contra os inimigos e realizar mortes furtivas. A equipe Ă© composta por “Nomad”, o personagem jogĂĄvel que Ă© o lĂ­der da equipe, o especialista em veĂ­culos e assaltos “Midas”, o hacker e engenheiro tĂĄtico “Holt” e o franco-atirador “Weaver”.

Hå um amplo arsenal disponível ao jogador, como pistolas e metralhadoras, sendo possível ao jogador instalar silenciadores caso queira tentar realizar abordagens furtivas sem causar grande tumulto entre os inimigos no jogo. O jogo também conta com uma grande variedade de veículos e um mundo aberto imenso a ser explorado, com diversos tipos de paisagens. E como forma de facilitar ao jogador percorrer esse extenso mapa, é sempre bastante fåcil roubar algum helicóptero de um grupo de inimigos.

Infelizmente, nĂŁo foi dada muita atenção as mecĂąnicas de direção do jogo, exceto talvez ao pilotar o helicĂłptero, fazendo com que sua fĂ­sica ao volante nĂŁo seja tĂŁo realista quanto o desejado. Isso acaba tirando um pouco do brilho do jogo, pois quando estamos em um veĂ­culo, este acaba tirando um pouco da imersĂŁo do jogo. 

O jogo em si nĂŁo Ă© um desafio em questĂŁo de dificuldade nas missĂ”es, claro, se vocĂȘ souber planejar bem sua estratĂ©gia. O inĂ­cio do jogo Ă© atĂ© bastante tranquilo, ao enfrentar grupos de inimigos menores, vocĂȘ pode ficar parado em um canto somente dando ordens e deixar seu grupo “limpar a ĂĄrea”. Claro, com o decorrer do jogo, isso vai ficando um pouco mais difĂ­cil, mas como disse, se bem planejados os ataques, dificilmente ocorrerĂŁo derrotas. A IA dos inimigos nĂŁo Ă© tĂŁo inteligente assim, fazendo que os desafios sejam aumentados nĂŁo pela expertise do inimigo, e sim pela quantidade de pessoas te metralhando.

O grande ponto positivo de Tom Clancy’s Ghost Recon Wildlands estĂĄ em sua histĂłria, brilhantemente conduzida, digna de uma produção hollywoodiana. A trama para desmembrar o cartel Santa Blanca e derrotar El Sueño Ă© bastante interessante e cada detalhe de seu quartel Ă© muito bem explorado. A histĂłria foi conduzida de forma tĂŁo elaborada que causou revolta atĂ© mesmo no governo boliviano a Ă©poca.

El Sueño, em Ghost Recon Wildlands.

Mais recentemente foi lançada uma continuação para o jogo, chamada Tom Clancy’s Ghost Recon Breakpoint (2019), que Ă© assunto para uma prĂłxima review.

Menção Honrosa: A participação de Jon Bernthal foi uma grata surpresa para mim, que mesmo jogando cerca de 3 anos apĂłs o lançamento do jogo, nĂŁo havia procurado nada sobre ele para ter uma experiĂȘncia prĂłxima a obtida pelos jogadores que aproveitaram essa aventura quando lançada. 

Nenhum comentĂĄrio