Novidades

LISTA XP | 7 motivos para jogar xadrez on-line

A produção O Gambito da Rainha, da Netflix (leia nossa crítica da minissérie clicando aqui), despertou o interesse pelo xadrez e aumentou a procura pelo termo em 400% no Google. O professor de Xadrez, Alberto Lapuch, listou alguns benefícios do jogo de estratégia, com esportes e atividades em grupo suspensas devido à pandemia, cresce a procura por atividades que possam ser realizadas em casa e on-line.

O xadrez Ă© um desses casos, jĂĄ que pode ser jogado on-line e ainda traz diversos benefĂ­cios para quem pratica. De acordo com Lapuch, tanto a versĂŁo de tabuleiro como o jogo on-line sĂŁo bons exercĂ­cios para a mente:

“Seja qual for o meio, o xadrez vai sempre trazer benefĂ­cios para o jogador. O jogo tradicional estimula a socialização e as amizades, mas no atual cenĂĄrio, o mundo virtual permite jogar com pessoas do mundo inteiro. E especialmente durante a pandemia, Ă© importante exercitar a mente e usar o tempo em casa para evoluir o pensamento estratĂ©gico e o xadrez Ă© uma Ăłtima alternativa para isso”.

Por onde começar:

Para quem quiser começar a jogar on-line, a dica é sempre ficar atento à segurança. De acordo com Lapuch:

“NĂŁo usar o nome prĂłprio em plataformas e tomar os mesmos cuidados que em outros ambientes virtuais e ter a supervisĂŁo dos pais Ă© importante sempre.”

Confira algumas dicas e motivos para começar a praticar o xadrez na rede:

1 – Aproveite o mundo virtual

Existem diversas plataformas e aplicativos que ensinam a jogar xadrez. Eles oferecem facilidades como apresentar partidas e oponentes no seu nĂ­vel de desenvolvimento, por exemplo. AlĂ©m da facilidade de jogar em smartphones e tablets, que torna o esporte mais acessĂ­vel. 

2 – Faça amigos

A prĂĄtica do xadrez estimula a socialização e a formação de amizades. Seja um professor, um colega ou pessoas que apenas se encontram durante os jogos e torneios, o jogo tende a reunir pessoas que tem o esporte como hobby. 

3 – Linguagem universal

Na internet, Ă© possĂ­vel jogar com pessoas do mundo inteiro, mesmo sem saber falar outros idiomas. Segundo Lapuch:

“A linguagem do xadrez Ă© universal. Desde brasileiros, atĂ© russos, japoneses ou australianos, todos os jogadores podem interagir e se conectar por meio dos tabuleiros virtuais.”

4 – Respeito mĂștuo

Acima de tudo, o xadrez Ă© um jogo social. É preciso ter respeito com o outro jogador, empatia e resiliĂȘncia para lidar com as diferentes situaçÔes e resultados. “Por mais que se esteja perdendo, nĂŁo se deve abandonar um jogo, em respeito Ă  outra pessoa”, comenta Lapuch. “Essa Ă© uma lição valiosa que o xadrez nos traz, tanto no mundo virtual como no real. Saber perder e ganhar no tabuleiro nos prepara para muitas situaçÔes cotidianas”. 

5 – Desenvolvimento

Aprender com a evolução do jogo é o que mantém o interesse de jogadores experientes em todo o mundo. Para Alberto Lapuch:

“Assim como na vida, o xadrez nos mostra que se perdemos uma partida, Ă© preciso estudar mais, praticar e tentar novamente. E o mesmo acontece com as vitĂłrias, pois nos mostra que Ă© possĂ­vel encarar desafios maiores”.

6 – Concentração

Durante o jogo é preciso formular uma estratégia e reavaliå-la a cada jogada. Isso exige concentração e foco do jogador de uma maneira constante e ativa. Com a pråtica, essas características vão sendo incorporadas também nos estudos e na leitura, por exemplo.

7 – Foco na inteligĂȘncia

Aprender e praticar xadrez desenvolve e amplia conhecimentos, bem como a inteligĂȘncia, e o pensamento. O jogo forma pensadores crĂ­ticos e analĂ­ticos, do ponto de vista social e esportivo, alĂ©m de ajudar na formação do carĂĄter. 

Nenhum comentĂĄrio