Novidades

SHAMAN KING | Lutando em oversoul (Resenha do Mangá)

Shaman King foi criado por Hiroyoki Takei em 1998 e tendo a exibição do anime entre 2001 e 2002 com 64 episódios. A produção conta a história de Yoh Asakura, um jovem Shaman que vive com fone de ouvido curtindo a natureza com os espíritos.

Um dia, Manta Oyamada sai de seu cursinho e resolve cortar caminho pelo cemitério para chegar mais rápido em casa, no meio do caminho ele acaba encontrando Yoh com seus “amigos” do cemitério e a partir daquele momento ele acaba começando a enxergar espíritos. A partir daí conhecemos também Amidamaru, o espírito de um samurai de 600 anos que acaba virando o espírito guardião de Yoh e mais pra frente conhecemos Anna Kyoyama, a noiva de Yoh que é escolhida pela família Asakura.

Vamos falar dos personagens:

Yoh Asakura é um jovem xamã que só quer paz e tranquilidade, amigo de Manta Oyamada e noivo de Anna Kyoyama, Yoh vem de uma longa linhagem de xamãs, sendo discípulo de Hão Asakura.

Manta Oyamada é um jovem estudante e filho da grande família Oyamada, ele estuda para ser o próximo presidente da empresa. Possui 13 anos e é muito pequeno pela idade, algumas vezes ele começou a ver espíritos no dia que conheceu Yoh, a amizade entre eles começou logo após Yoh lutar contra o Ryu da espada de madeira.

Anna Kyoyama é a noiva de Yoh e ela é uma Itako, uma xamã que busca almas e não importa de onde venha a alma, a família Asakura escolheu ela por ser muito durona e ela enche Yoh com vários treinamentos puxados. A personagem vive dizendo que vai ser a esposa do Shaman King e acaba dando treinos mortais para Yoh.

Ryonosuke Umemya, também conhecido como Ryu da espada de madeira e possuidor de um belo topete. O personagem é líder de uma gangue que costumava fazer muita zona no cemitério e um dia ele acaba batendo no Manta e destruindo o túmulo de Amidamaru. Yoh incorpora Amidamaru e acaba com Ryu rapidamente, quando ele é possuído pelo espírito de lagartixa seus amigos mostram o quão incrível ele é e acaba tratando Yoh e Anna com grande respeito.

Amidamaru é o espírito de um samurai conhecido como samurai demoníaco, que há 600 anos atrás teve um triste fim e ficou ali no cemitério por 600 anos esperando seu amigo de infância, o ferreiro Mosuke com a sua espada Harusame. Quando Yoh consegue restaurar a espada, ele acaba virando seu espírito guardião e um ótimo amigo de Yoh e Manta.

Horo Horo Horokue Usui é um xamã de Hokaido conhecido como Aiun, que é também o primeiro adversário de Yoh no Shaman Fight e os dois acabam ficando grandes amigos, já que o sonho de Horo Horo é ter uma enorme plantação que é do espírito guardião dele, Kororo (manta e confundido com Kororo algumas vezes). 

Tao Ren é o filho mais novo da família Tao, Ren é criado na base do ódio e ele acaba lutando com Yoh duas vezes para mostrar o seu lado bondoso. Ele tem Bason como seu espírito guardião, um guerreiro chinês de 1.500 anos pertencente a família Tao.

Liselg Diethiel é um jovem aprendiz de um detetive que teve seus pais mortos por Hao, ele luta jurando vingança contra ele e depois de conhecer o grupo de Yoh, o personagem se junta aos X-laws, um grupo que tem como objetivo acabar com Hao.

Fausto VIII é um jovem médico e seu único objetivo é trazer de volta a sua amada Eliza, sua esposa morta com um tiro na cabeça. Quando ela morreu, ele aprendeu sozinho a arte da necromancia e usa sua esposa como espírito guardião. Mais tarde Anna treina ele que acaba trazendo a consciência de Eliza e vira médico da Pousada Funbari de Yoh e Anna, Fausto no final do Shaman Fight criou a música de comercial do Balneário Funbari.

Chocolove é um jovem que o grupo de Tou conhece nos Estados Unidos no Shaman Fight. Ele é um grande comediante, cheio de piadas ruins mas é o melhor alívio cômico dessa série, seu objetivo é virar o Rei xamã  e também em se tornar o rei da comédia.

Hao é um jovem muito parecido com Yoh e Silve (um dos juízes do Shaman Fight) que tem como objetivo transformar o mundo em um mundo só de xamãs.

Veredito sobre o mangá

O torneio Shaman King é realizado a cada 500 anos, onde o Xamã mais forte acaba se juntando ao Grande espirito e vira o rei xamã, em 2500 anos atrás um membro dos Gadhands Buda se tornou o Shaman King e há 2000 anos atrás Jesus Cristo foi o rei xamã. Ragou (o cometa que vem há cada 500 anos) sempre anuncia o inicio do Shaman Fight e geralmente no lugar mais caótico do mundo, com a tribo dos Patchs sempre são os comitês organizadores desses torneios.

Mil anos atrás o xamã Hao Asakura, o supremo Ômyounjin entra no torneiro com o intuito de destruir a humanidade e criar um mundo só de xamãs poderosos, como ele foi derrotado, acabou criando o livro proibido com a técnica dominada de Cho Seijin Ryakketsu, dominando os cinco pontos da estrela e quebrando a barreira da morte.

Quinhentos anos após o acontecimento, Hao reencarna na tribo dos Patchs para destruir o torneiro e tenta virar o rei xamã. Nessa empreitada ele rouba o espirito de fogo, um dos cinco espíritos lendários e mais poderosos do mundo abaixo do grande espirito, sendo derrotado por um Shugenta da família Asakura Yohken, com o espirito guardião de Hao de mil anos atrás, chamado Matamune, o Nekomata.

Em 1993 a avó de Yoh ganhou uma discípula chamada Anna Kyoyama, para se torna uma Itako. A regra principal para ser uma itako é a pessoa ser cega e Anna tinha o mesmo poder de Hao, o dom de ler mentes e materializar o ódio humano em Oni. Yoh acaba salvando Anna com a ajuda de Matamune e com esse acontecimento Anna e Yoh firmam seu noivado.

Partindo agora para o começo da história, onde boa parte é exatamente igual ao anime, como por exemplo o personagem Fausto, que quando aparece acaba tendo um cachorro e a Eliza, ele corta o manta pra analisar a estrutura óssea dele com ele acordado e vendo seu corpo dissecado. Yoh corta as pernas de Eliza e Fausto corta as penas dele e acaba dando para Eliza.

Chocolove era um assassino quando criança após ter seus pais mortos, ele tinha 5 anos e para sobreviver ele entra para gangue do Shafts e se torna o maior assassino. Descobrimos também que o mestre dele era um índio da tribo da Amazônia, quando Chocolove morre na primeira vez, ele ganha um novo espirito guardião chamado Pascal Avaf, que participou do Shaman Fight de mil anos atrás e lutou contra Hao.Ele acaba treinando todos os 5 escolhidos para dominar um espirito elemental e a função dos 10 oficiantes do Shaman King era justamente lutar contra todos os 11 lutadores que não concordaram com a escolha do rei xamã. Nesse ponto vemos Silve totalmente diferente e também a Patch Song ,que é uma musica de lavagem cerebral com os índios.

Liselg fica com o espirito de fogo, Horo Horo fica com o espirito da chuva, Yoh com o espirito da terra, Ren fica com o espirito do trovão e Chocolove fica com o espirito do vento. Eles são usados para o sonho de Yoh de derrotar o Hao, porém não foi definido no final original em 2005 e não sabemos se Hao foi derrotado ou não. Até aqui fica revelado que nunca ninguém derrotaria Hao, mas Yoh fala que o coração de Hao é fraco e se for uma luta de coração ele não iria perder para o Hao nunca.

Eu recomendo pra quem puder e tiver a curiosidade de procurar em lojas virtuais ou em algum sebo os 64 volumes que saíram aqui no Brasil. Em 2008 tivemos um Kazemban que ficou mais completo e acabou ficando 10 semanas sem participar do top 10 dos mangás mais vendidos na Terra do Sol Nascente e a Shueisha mandou cancelar a história e o final acabou ficando interpretativo, eu quero acreditar em um final, mas tem pessoas que viram um outro final que acabou até saindo aqui.

Nele conhecemos Hanna, ele tem o nome misturado do pai e a mãe, ele criado no Balneário Funbari por Tamao e acaba se passando por Anna e o tio Ryu da espada de madeira, esse final deixa mais em aberto ainda, vemos Horo Horo com sua plantação de Fuki, vemos Ren como chefe da família Tao, Chocolove na cadeia e Liselg como um grande detetive. Meu sonho é saber como tudo isso termina e sei que saiu um remake do mangá no Japão que é o Shaman King Zero, temos também um outro mangá com histórias do Hanna e em 2021 teremos o remake do anime onde eu torço para seja melhor do que o anime lançado nos anos 2000 e que acabe dando um final para a história.

Nenhum comentário