Novidades

SUPER URSO: UM RESGATE NA CIDADE GRANDE | Uma animação diferente (Crítica)

Super Urso: Resgate na Cidade Grande (Super Bear) 2019, é um longa de animação produzido na China pela Zhongguang Shude International Culture Media. O filme traz um estilo bem diferente do que encontramos nas animações ocidentais, tudo isso sem negar várias inspirações escancaradas, como as séries de filmes Madagascar, Os Sem Floresta, Rio e séries infantis como Patrulha Canina. Tudo isso condensado na busca de uma ideia original e apresentado de uma forma que o publico ocidental não está acostumado a ver.

(Super Urso: Resgate na Cidade Grande – A2 Filmes)

Na história somos apresentados de cara ao urso Da Xia, que está preparando um doce saboroso para seu filho, o ursinho Xi Ha. Mas a calma na floresta está prestes a acabar quando contrabandistas de animais aparecem, e acabam capturando Xi Ha. Agora Da Xia irá iniciar uma jornada até a cidade para salvar seu filho das garras do vilão Xu Wong, que planeja vender o ursinho junto com outros animais raros. Nessa aventura Da Xia terá a ajuda do Agente Animal Hun To, um cão com diversos aparelhos tecnológicos.

Sobre a parte artística o filme traz uma animação bem colorida, e muitas vezes tão frenética que até mesmo os animadores parecem se perder no que está acontecendo. O longa tem uma estética mais ocidentalizada, que não é bem o que esperamos de uma animação chinesa, mas fica evidente que isso foi feito para facilitar a aceitação do publico infantil ocidental, para onde o filme seria distribuído. Mas apesar das aparecias, a origem da animação não passa despercebida, com piadas que não fazem muito sentido na nossa cultura perdidas aqui e ali, e tiroteios com armas que possuem modelos realistas de mais para uma animação ocidental feita nos dias de hoje.

(Super Urso: Resgate na Cidade Grande – A2 Filmes)

Já na parte sonora a dublagem em português está ok, embora seja estranho ver que os nomes chineses originais não foram adaptados para o português como algo mais fácil para as crianças assimilarem. Os efeitos sonoros são simples, mas funcionam bem e convenhamos esse é um filme que o publico alvo não liga muito para a qualidade do áudio desde que consiga escutar o que os personagens estão dizendo. Mas o destaque aqui, fica mesmo com a trilha sonora. Que conta com diversas músicas belamente cantadas em chinês.

Resumindo, Super Urso: Resgate na Cidade Grande tem tudo para agradar os mais jovens e dar pelo menos 1 hora de sossego aos pais. Não temos aqui uma obra impregnada com alguma essência artística que vá agradar aos adultos também, essa é uma animação feita somente para crianças, mas que tem tudo para cumprir com louvor o seu objetivo. Além de ser interessante ver como os chineses tratam esse tipo de publico, oferecendo outra perspectiva ao que vemos nas animações que estamos acostumados a acompanhar com os nossos pequenos.


Nenhum comentário