Novidades

SHENMUE III | Uma passagem de volta no tempo (Review)

Em dezembro de 1999 era lançado para o Sega Dreamcast o primeiro Shenmue. Chamando a atenção de todos por seu ambicioso design de mundo aberto, quick time events e história com ar cinematogråfico. Apesar de todo o sucesso de crítica do game e seu sucessor, Shenmue II, os fãs tiveram que aguardar mais de 15 anos por uma continuação. Isso até o final de 2019, quando finalmente tivemos o retorno da aguardada e até então incompleta, saga de Ryo Hazuki, em busca de vingança pela morte de seu pai. Shenmue III foi lançado em 19 de dezembro de 2019 para PC e Playstation 4, desenvolvido pela Ys Net e distribuído pela Deep Silver.

(Imagem Promocional: Shenmue III – Deep Silver)

A história de Shenmue III inicia exatamente onde a história de Shenmue II terminou. Então o resumo a seguir serå mais genérico do que de costume para evitar spoilers desnecessårios para quem ainda não jogou os dois primeiros jogos da série, que são mais que recomendados e estão disponíveis na forma de remaster para as principais plataformas modernas. Em resumo continuamos controlando o progonista da história Ryo Hazuki, na busca pela vingança contra o homem que matou seu pai bem na sua frente, e também para desvendar o mistério de um artefato que sua família protegia a geraçÔes.

Na parte da jogabilidade, Shenmue III segue os mesmos padrĂ”es dos games anteriores. O que Ă© quase uma carta de amor aos fĂŁs que aguardaram tanto tempo por essa sequĂȘncia, e ao mesmo tempo Ă© um tiro no pĂ©. Pois desde o lançamento de Shenmue II quase vinte anos se passaram, e esquemas de controle e jogabilidade evoluĂ­ram e foram sendo refinados ao logo desse tempo. O produto final dessa escolha de controles, Ă© uma jogabilidade travada onde mesmo assim se tem a impressĂŁo que sobram botĂ”es de mais nos controles sem uma função clara.

(Imagem Promocional: Shenmue III – Deep Silver)

Graficamente o jogo Ă© simples porĂ©m bem executado, Ă© importante ter a consciĂȘncia de que Shenmue III teve a maior parte de seu desenvolvimento custeado por campanhas de financiamento coletivo. EntĂŁo seria de uma grande injustiça querer comparar games AAA com orçamentos milionĂĄrios com um jogo que praticamente foi pago pelos fĂŁs da sĂ©rie. Mesmo assim o jogo tem grĂĄficos simples, que nĂŁo chegam a ser feios e abraçam a estĂ©tica que a franquia sempre seguiu, mais uma vez quase sem evoluçÔes.

Quanto ao ĂĄudio do jogo, Shenmue III tem muitos diĂĄlogos, sendo uma caracterĂ­stica da franquia trocar uma ideia com todos os NPCs que o jogador encontrar em busca de pistas sobre o que fazer a seguir e tentar entender quando e para onde ir. Os diĂĄlogos do jogo estĂŁo em inglĂȘs sem dublagem em portuguĂȘs, mas o game tem legendas em portuguĂȘs brasileiro, bem como todos os textos do game tambĂ©m parecem traduzidos. O fato do jogo depender tanto de conversas e nĂŁo ter uma dublagem pode ser uma experiĂȘncia cansativa para algumas pessoas, mas para quem jogou os games anteriores na Ă©poca, a legenda traduzida jĂĄ Ă© uma novidade bem-vinda.

(Imagem Promocional: Shenmue III – Deep Silver)

Shenmue III Ă© um presente aos fĂŁs que aguardaram sem perder a fĂ© no lançamento de uma sequĂȘncia de um jogo com mais de 15 anos. Mesmo assim suas mecĂąnicas jĂĄ parecem ultrapassadas e obsoletas depois de tantos jogos de mundo aberto terem buscado inspiração na franquia enquanto ao mesmo tempo atualizavam e optimizavam mecĂąnicas e design. Dito isso, fica a recomendação do jogo para aqueles que jogaram os jogos anteriores, para os fĂŁs de jogos antigos e para todos que se importam mais com uma narrativa cativante do que com grĂĄficos de Ășltima geração.

Trailer:

Nenhum comentĂĄrio