Novidades

WASTELAND 3 | Saia do deserto e enfrente as nevascas no Colorado (Review)

Wasteland 3 é um jogaço! Sim, jå comecei com essa afirmação na lata, pois é a primeira coisa que esse game merece! Antes de começar a falar sobre a gameplay de Wasteland 3, vamos a uma breve descrição oficial do jogo:

Em Wasteland 3, vocĂȘ assume o comando de um esquadrĂŁo de Desert Rangers, homens da lei e mulheres em um mundo pĂłs-nuclear, tentando reconstruir a sociedade das cinzas. Mais de um sĂ©culo depois que as bombas caĂ­ram, vocĂȘ estĂĄ lutando uma batalha perdida para manter seu amado Arizona vivo. Em seguida, o autoproclamado Patriarca do Colorado, rĂĄdios, prometendo ajuda se vocĂȘ fizer um trabalho que ele sĂł pode confiar a um estranho – resgatar sua terra das ambiçÔes de seus trĂȘs filhos sanguinĂĄrios.

Lançado em 2020 pela inXile Entertainment com distribuição da Deep Silver, Wasteland 3 traz de volta a franquia que nasceu em 1988 pela Interplay, somente para PCs. Vale destacar, que a sĂ©rie Fallout, hoje da Bethesda, nasce com forte influencia de Wasteland, uma vez que ambas sĂŁo “filhas” da Interplay.

Wasteland 2 chegou no ano de 2014 para PC e posteriormente foi portado para o PS4, Xbox One e Nintendo Switch, mas que não se destacou muito devido a problemas que atrapalharam a jogatina, como paletas de cores e cenårios mal polidos, além de exagerar em sua complexidade. Ainda assim, ele teve boas notas na crítica especializada.

A equipe de desenvolvimento de Wasteland 3 trabalhou bonito nesse retorno da franquia, trazendo a velha fórmula de seu título original, mas contando, claro, com toda a evolução necessåria na tecnologia para desenvolvimento e produção de games.

Como um bom RPG de turnos, Wasteland 3 traz uma mecĂąnica de batalha mais simples e intuitiva, alĂ©m de um ampla variedade de possibilidades de personalização de seus personagens. VocĂȘ irĂĄ jogar com uma equipe de atĂ© 5 personagens, sendo eles seus dois “protagonistas” criados ao inĂ­cio da histĂłria, e mais 3 membros recrutados ao longo do jogo, que possuem suas habilidades totalmente personalizĂĄveis pelo jogador, propiciando a montagem da equipe da forma como mais for Ăștil a sua forma de jogar.

Por falar nos protagonistas, vocĂȘ poderĂĄ escolher entre uma lista de personagens prontos, como tambĂ©m criar seus prĂłprios. Dentre as possibilidades de personalização, vocĂȘ pode montar sua dupla como bem entender, sendo colocando 2 brucutus para tankar cada grupo de adversĂĄrios, como fazer uma dupla mais equilibrada, cada um focado em um aspecto do RPG, o que Ă© mais recomendado.

HĂĄ tambĂ©m habilidades especĂ­ficas, que farĂŁo com que o personagem avance de forma Ășnica, como melhoria em ganho de XP, em dano a determinados alvos, aperfeiçoamento de certas habilidades, ou seja, cada novo jogo criado, pode ser Ășnico, isso aliado ao poder que o jogador tem de mudar a trama atravĂ©s de suas escolhas durante os diĂĄlogos, faz com que Wasteland duplique, triplique, quadruplique seu tempo de jogo, uma vez que ao recomeçar com uma nova estratĂ©gia, te leve para desenvolvimentos diferentes.

Graficamente, a inXile acertou em cheio! Wasteland 3 tem um visual fantĂĄstico, muito detalhado e que facilita muito a imersĂŁo do jogador. Cada cenĂĄrio Ă© Ășnico e o jogador se sentirĂĄ encorajado a explorar cada nuance das montanhas congeladas do Colorado em busca de itens para melhorar seus personagens. A trilha sonora ajuda nessa imersĂŁo. Os controles do jogo sĂŁo o padrĂŁo do estilo, nĂŁo havendo grandes novidades ou inovaçÔes, mas cumprindo com seu objetivo, sendo simples e precisos.

Mas agora o grande acerto do game, que Ă© a sua histĂłria. Como a sinopse jĂĄ diz ao inĂ­cio dessa review, Wasteland 3 tem uma histĂłria muito bem elaborada. VocĂȘ deverĂĄ se aliar ao patriarca, o lĂ­der do Colorado, de forma a reunir seus trĂȘs filhos rebeldes. Seu novo aliado, solicita que vocĂȘ apenas os traga atĂ© ele, para que seja tomada a decisĂŁo sobre o futuro de seus filhos, mas isso Ă© uma escolha que cabe totalmente ao jogador.

Cada filho do patriarca estĂĄ em uma diferente facção – hĂĄ vĂĄrias presentes no game – e possui diferentes caracterĂ­sticas. Logo, Ă© interessante que o jogador busque o mĂĄximo de informaçÔes com cada NPC que aparece na tela, de forma a compreender melhor toda a rede de relacionamentos dessa civilização. VocĂȘ poderĂĄ levar os filhos do patriarca vivos ou mortos, mas isso trarĂĄ consequĂȘncias no jogo.

Inicialmente, Wasteland 3 foi lançado sem o nosso idioma nativo, o portuguĂȘs, o que pode ter afastado alguns jogadores, mas no finalzinho de 2020, atravĂ©s do lançamento do patch 1.2.0, alĂ©m da correção de erros e melhorias no game, foi acrescentado ao game menus e legendas em pt-br, o que ajudou demais aos jogadores com maiores dificuldades com o idioma estrangeiro, alĂ©m de trazer um maior grau de imersĂŁo aos jogadores brasileiros, por poderem aproveitar o game em nossa lĂ­ngua nativa.

Trailer:

Nenhum comentĂĄrio