Novidades

BONKIES | Divertido e simples party game para jogar com a família e amigos (Review)

O Studio Gauntlet lançou Bonkies com a inspiração para um título de co-op de sofá. Essa ideia veio por meio de uma estadia em um hospital privado onde um desenvolvedor percebeu que havia poucos games de construção cooperativa circulando. O jogo começa com alguns blocos e um contorno de forma que você deve preencher. O game é simples e os problemas surgem quando se torna óbvio que alguns dos blocos precisam de dois macacos para serem levantados, enquanto outras partes precisam ser seguradas para manter a construção estável enquanto as peças são baixadas.

Bonkies é um pouco complicado para as crianças menores que estão aprendendo a jogar e a ideia de ser um jogo em família acaba sendo frustrante para alguns pais, pois o game irá forçar que a família tenha filhos um mais velhos e com uma vivencia mínima com jogos.  Entretanto,  game  faz um ótimo trabalho em recompensar a utilidade e é totalmente possível completar qualquer um dos níveis com ajuda de um amigo ou familiar, o que torna o desenvolvido em cooperação na sua melhor exploração. Os níveis em Bonkies são muito bem desenvolvidos. Os conceitos são introduzidos em uma velocidade estável, começando com a colocação básica do bloco, crescendo para introduzir blocos de diferentes materiais (os pesados ​​que precisam de várias pessoas, os de vidro que podem se partir após muitas quedas e mais), e então oferecendo mais e mais projetos de construção complexos.

Bonkies / Studio Gauntlet – Foto: Divulgação

Existem algumas ideias muito inovadoras, especialmente no departamento de estabilidade. Em vários níveis, um ou dois macacos são necessários apenas para se sentar nos lugares certos, cutucando a estrutura ocasionalmente para garantir que ela permaneça erguida. Há a introdução de rodas, onde o balanceamento se torna um pouco mais complexo, e depois andaimes, permitindo edifícios de blocos com vãos. Além disso, alguns níveis podem ser concluídos de várias maneiras.

Cada vez, você só precisa sustentar a criação por três segundos para obter o nível, o que é um grande alívio e o jogo se define como um game de quebra-cabeça cooperativo sem ninguém com quem cooperar. Jogado sozinho, Bonkies ainda é divertido e faz o possível para se adaptar a uma campanha para um jogador, mas durante todo o jogo você pode sentir a ausência de amigos. Estranhamente, o jogo oferece duas coisas: a opção de jogar sozinho no modo cooperativo e a opção de adicionar amigos na campanha para um jogador.

Bonkies / Studio Gauntlet – Foto: Divulgação

Ambos são loucura ao extremo e pular como um segundo jogador no jogo solo cria um macaco sem seu braço magnético com levantamento de blocos, o que significa que você pode voar e geralmente atrapalhar, mas não pode ajudar muito. É verdade que você pode ajudar a empurrar o bloco estranho e impedir que uma torre caia. Tentar apenas os níveis cooperativos é pura loucura. O jogo avisa com uma pequena mensagem sugerindo que um nível é recomendado para dois ou mais jogadores, mas não o impede de tentar de qualquer maneira. Ainda assim, a primeira vez que você tenta levantar um bloco de pedra excessivamente pesado sozinho, você percebe exatamente no que se meteu. 

O cenário e as animações tentam ser engraçadas para diferenciar os macacos e outros animais úteis, o que significa que a escolha do personagem do jogador é baseada apenas na cor e o enredo é instantaneamente esquecível. Se você bater um nível, você ganhará uma banana que irá desbloquear alguns estágios extras e novos personagens para jogar. O jogo não é enorme, mas essas bananas dão a você um motivo para repetir os níveis e melhorar seus tempos. Com uma variedade de materiais para construir e cenários para lidar, o mecanismo de física faz um trabalho admirável e embora em alguns casos não reaja exatamente como você espera, pois o equilíbrio parece ser sua queda e literalmente em alguns casos quando você posiciona tudo precisamente para alcançar a perfeição poderá ver tudo desmoronar e ser forçado a começar de novo. 

Bonkies / Studio Gauntlet – Foto: Divulgação

São necessários movimentos e ajustes muito precisos para impedir que tudo dê errado, e isso pode fazer com que pareça um pouco arbitrário às vezes e o sistema do jogo colabora bastante para que Bonkies sempre cumpra, mesma de forma preliminar em alguns, o seu objetivo de ser um game familiar cooperativo. É uma pena que seja um pouco complexo demais para jogadores mais jovens, mas essa complexidade também funciona para ele, oferecendo um desafio decente para crianças mais velhas e adultos. Onde ele falha é em outros aspectos no desenvolvimento do jogo. 

No geral, Bonkies é um título que vale a pena ter em uma coleção familiar mesmo com seus problemas e honestamente, você estará apenas construindo estruturas simples e esperando que a física não a faça desmoronar. No entanto, se você está procurando um jogo cooperativo despreocupado e fácil, isso vai coçar.

Trailer:

Nenhum comentário