Novidades

SUPERMAN & LOIS | Primeiras impressões da nova série do Homem de Aço (Crítica dos episódios 01 e 02)

Não é nenhuma surpresa que o chefão do Arrowverse, Greg Berlanti, queira construir um show em torno de Clark Kent de Tyler Hoechlin e Lois Lane de Elizabeth Tulloch. A dupla trouxe os clássicos personagens para a vida de forma bastante convincente em Supergirl, que está entrando em sua última temporada, e faz sentido que outro kryptoniano assuma o controle do universo de heróis da CW

O que é surpreendente é o tom e o foco dessa nova série spin-off, Superman & Lois. Esta é uma estreia grande e chamativa de uma série do Superman que é, antes de mais nada, um drama familiar sombrio e com bons efeitos especiais. É uma abordagem interessante e tempestuosa de um dos personagens mais bem explorados da história dos super-heróis. O desafio de escrever uma história do Superman é encontrar uma tensão dramática para um personagem que é fisicamente onipotente e emocionalmente bem ajustado. Superman & Lois decide se inclinar em problemas humanos de pequena escala no qual Clark não consegue controlar tão facilmente quanto impede o derretimento de um reator nuclear. 

Superman & Lois – Foto: The CW – © 2021 The CW Network, LLC. All Rights Reserved.

Existem algumas grandes cenas de ação nos dois primeiros episódios, mas elas representam uma jornada emocional melancólica na vida pessoal de Clark. Como um adolescente, ele decidiu deixar Smallville quando o ataque cardíaco fatal de seu pai lhe deu o desejo de salvar outras pessoas de uma maneira que ele não poderia salvar seu pai. Já adulto, ele opta por retornar à sua cidade natal quando o derrame fatal de sua mãe o faz perceber que a família e a comunidade são alicerces importantes a serem transmitidos aos seus dois filhos adolescentes.

Clark e Lois têm filhos adolescentes agora e apesar de suas conexões com o Arrowverse, Superman & Lois foi projetado como uma série autônoma, o que o torna um bom ponto de partida para novos espectadores. A última vez que vimos Clark e Lois, ela tinha dado à luz no seu único filho, até que os efeitos colaterais de uma enorme reconfiguração do universo no crossover “Crise nas Terras Infinitas” deixaram Clark chocado ao saber que tinha dois filhos e não um. Há um mundo em que Superman & Lois poderia ter sido uma série sobre Clark processando suas memórias de duas realidades alternativas ou lidando com uma linha do tempo acelerada para a paternidade. Mas compreensivelmente (e provavelmente com sabedoria), a série acabou decidindo pular toda aquela loucura do universo conectado e apenas estabelecer seu próprio linha.

SSuperman & Lois – Foto: The CW – © 2021 The CW Network, LLC. All Rights Reserved.

Superman & Lois é um drama familiar de super-heróis que faz comentários incisivos sobre as questões do mundo real. Clark perde seu emprego no Planeta Diário durante uma rodada de demissões brutais da mídia e retorna a Smallville apenas para encontrar sua cidade natal próspera ruindo sob um colapso econômico que vê grandes empresas comprando todas as pequenas fazendas familiares. Aqui entra em cena Morgan Edge (Adam Rayner), que é adorado por muitos em Smallville, principalmente por Kyle Cushing (Erik Valdez), marido da namorada do colégio de Clark, Lana Lang (Emmanuelle Chriqui).

Kyle tem uma adoração pelo empresário bilionário e nesta trama temos a criação de uma linha para uma grande conspiração para Lois investigar. Aqui vemos um pouco da Lois Lane clássica sendo alimentada pela raiva em querer saber a verdade, pois no segundo episódio ela vai atrás de Edge, questiona ele sobre suas manipulações e falcatruas em outros investimentos e também na degradação que este homem poderoso fez com o Planeta Diário, local que ele comprou e que Lois ama e decidi abandonar após saber que Edge não está concordando em nada com o que a personagem está investigando sobre ele.

Superman & Lois – Foto: The CW – © 2021 The CW Network, LLC. All Rights Reserved.

Mesmo assim isso foi pouco da velha Lois Lane, Tulloch acabou ficando um pouco presa no modo esposa e mãe preocupada com os seus filhos e esposo e faltou uma conversa sobre como uma mudança para Smallville impactaria sua carreira como jornalista premiada. Fora ainda que ver adolescentes concordarem de forma simples com a mudança de uma cidade grande para uma pequena cidade no interior foi bastante questionável. Cada um dos gêmeos Kent tem 14 anos e eles representam um lado diferente da personalidade de seu pai. Jonathan (Jordan Elsass) tem confiança otimista de seu pai, enquanto Jordan (Alexander Garfin) é introvertido e luta com alguns problemas no qual ele foi diagnosticado com transtorno de ansiedade social. 

Acontece também que Jordan também herdou literalmente os poderes de seu pai e as habilidades dele se manifestaram durante os momentos de maior estresse na adolescência. Talvez por isso não haja maior estresse adolescente do que descobrir que seu pai é secretamente o Superman e que você na verdade é meio kryptoniano. Supondo que a revelação de Jordan seja uma reviravolta, embora as partes mais familiares da história de origem de Clark se arrastem na forma de definir a premissa da própria série, a maior surpresa de Superman & Lois é simplesmente onde ela escolhe colocar seu foco. 

Superman & Lois – Foto: The CW – © 2021 The CW Network, LLC. All Rights Reserved.

Embora Superman tenha um vilão sombrio que eventualmente (e intrigantemente) se revela como o Capitão Luthor (Wolé Parks), Superman & Lois estão antes de mais nada interessados no drama de personagens adultos, o que o torna a série a única do gênero de super-herói da CW em mudar um pouco o foco adolescente, no qual ainda temos alguns resquícios com os filhos deles. Mesmo que para muitos Tyler Hoechlin não convença muito como Superman, particularmente o novo uniforme do personagem na série se aproxima mais do que estamos acostumados em ver nos cinemas e os efeitos especiais cinematográficos fazem a série se desvincular de algumas bizarrices que vimos no Arrowverse. Fora ainda que Tyler Hoechlin atua com maestria ao ser otimista em falar no seu primeiro salvamento que o uniforme clássico do Escoteiro Azul foi feito pela sua mãe e demonstrar timidez ao colocar o óculos de Clark Kent e fingir ser um homem frágil e compreensível com a sua vida e dos seus filhos.

No geral, os episódios 01 e 02 de Superman & Lois foram bons e se a série não se perder como a maioria das produções da CW em seu foco, poderá ser um grande show do Homem de Aço e sua família.

Superman & Lois – Foto: The CW – © 2021 The CW Network, LLC. All Rights Reserved.

Trailer:

Nenhum comentário