Novidades

PROTOCOLO GAMER | Como entender o enredo da saga Resident Evil

Resident Evil Village ou só RE8 (confira nossa review da demo clicando aqui) foi uma obra curiosa, pois o jogo anterior (RE7) quis se distanciar do cùnone da franquia e RE8 abraçou e até deu dicas sobre o que virå no 9 e até antes do RE1! Mas primeiro gostaria de mostrar alguns pontos que podem ser relevantes não só para a saga Resident Evil como pra futuros projetos paralelos como a série Chronicles e Revelations.

Primeiro temos de deixar claro uma coisa para RE9 e que os fĂŁs especulam e estĂĄ atĂ© que provĂĄvel: A B.O.W/zumbi/mutante Rosemary “Rose” Winters PODE, digo PODE ser a protagonista? Talvez! Ter super personagens zumbis jĂĄ foram vistos, como Piers Nivans e Albert Wesker.

Porque a franquia jå nos deu personagens super-humanos como jogåveis ou como personagens de apoio e que ainda estão vivos e podem aparecer no 9 e em futuros jogos devido as suas importùncias e poderes, jå que a organização que deveria caçar e destruir zumbis no universo do jogo se corrompeu (BSAA para quem não jogou o RE5) e pelo visto como deixou claro o game RE8 em sua reta final ao mostrar que ela estava usando zumbis/mutantes virais para enfrentar mais zumbis/mutantes virais! A partir desse ponto jå podemos ver como a Capcom pode fazer os próximos Resident Evil, pois jå temos personagens com poderes zumbis! Eis os que estão vivos e são mocinhos que podem ser jogåveis futuramente:

Rosemary “Rose” Winters Ă© a mais cotada, pois tem o poder do “Mofo vĂ­rus” nativo e pode controlar pessoas e torna-las versĂ”es mais grotescas dos monstros de “The Last of Us” se quiser, nĂŁo fica claro se ela ficou com a BSAA ou a Umbrella Azul. Ambas as escolhas sĂŁo horrĂ­veis, mas podem render o RE9 que todos querem. Assim como o pai e a mĂŁe Ă© um zumbi/mutante/mofado sĂł que no caso dela Ă© de nascença.

Sherry Birkin Ă© a digamos, primeira “Zumbi” jogĂĄvel e canĂŽnica com presença na trama da saga e pode ser que volte, jĂĄ que a ideia apresentada no final de RE8 Ă© por monstros contra monstros, uma vez que ela tem poderes e habilidades sobre-humanas como mostrado em RE6. Fora que o C-VĂ­rus foi criado a partir da personagem, devido ao fato dela ter o G-VĂ­rus em seu sangue, mas o antidoto do C-VĂ­rus tambĂ©m foi feito com ela, entĂŁo estĂĄ legal.

Manuela Hidalgo apareceu em Resident Evil: The Darkside Chronicles como uma das poucas pessoas que foi exposta ao vírus T-Veronica sem derreter, queimar ou virar um zumbi insectoide e ainda manter o poder do fogo. Tudo isso se deve as articulaçÔes criminosas e tratamentos médicos de origens sådicas do pai dela, um bandido perigoso e também vítima do vírus T-Veronica e das palhaçadas da Umbrella, só que no caso dele o infeliz virou um dos maiores zumbis mutantes da saga! Manuela é uma personagem que muita gente quer de volta não apenas por ser uma moça latina bonita, mas por ser uma personagem com potencial mesmo. Fontes não confiåveis dizem que o sangue dela mais o sangue de Sherry deram origem ao C-Vírus

Jake Muller é o filho perdido do Wesker que ninguém pediu ou queria, tem de nascença o vírus progenitor e é uma hora um bom personagem e outra hora um chato. Pode voltar no 9 porque os vilÔes atuais eram amigos do pai dele ou algo do tipo. Ele veio do odiado RE 6.

Natalia Korda é uma garota que foi afetada pelo t-Phobos vírus devido a irmã que ninguém ligava do Albert Wesker, a malvada Alex Wesker que queria usar o poder dos vírus t-Phobos e quase do Uroboros, e mais o poder dos computadores para possuir a mente da garota. Parece que ela pode ou não virar vilã e se juntar aos mocinhos. Depende muito do que a Capcom quer para ela. Poderes sensoriais ela parece ter e a personagem veio de Resident Evil: Revelations 2.

Jill Valentine Ă© a personagem que desde o primeiro jogo Ă© amada e idolatrada. Os jogos posteriores sĂł fizeram ela ser ainda mais querida e preciosa para os fĂŁs. Fora o fato de que ela foi atacada pelo monstro zumbi Nemesis e ter sobrevivido apenas para descobrir que os fragmentos do T-vĂ­rus e os fragmentos do parasita Nemesis que vieram do fungo parasita ancestral Las Plagas, fazem com que Jill mesmo que curada criasse anticorpos que dariam origem mais tarde, de maneira roubada Ă© claro, nas mĂŁos do vilĂŁo Albert Wesker, o terrĂ­vel vĂ­rus Uroboros. Atualmente ela Ă© uma deusa da guerra tĂŁo poderosa fisicamente ou mais que Wesker ou quase tĂŁo forte quanto o seu velho algoz Nemesis.

Zoe Baker parece que vai ficar que nem o protagonista Ethan Winters, devido ter sobrevivido ao vĂ­rus do mofo/Megamiceieto, mas pouco se sabe dela atualmente, mas seria bacana outro protagonista “zumbi” ao estilo do Ethan futuramente.

Considerando os rumos do final do 8 Ă© natural que 9 seja uma guerra de monstros mutante e mortos vivos uns contra os outros e possivelmente os membros da lista acima estarĂŁo nesse combate tendo em vista que nem humanos eles sĂŁo direito e estĂŁo nas mĂŁos do governo.

AtĂ© agora outro ponto na saga que foi abordado em RE8 a ser visto Ă© o passado do malĂ©fico, manipulador e insano Lorde Spencer, o lunĂĄtico que fundou a perversa empresa Umbrella e deu inĂ­cio as pesquisas nefastas que dĂŁo origem a saga Resident Evil, devido as suas crenças ligadas a eugenia e paranoias ou mesmo ganancia. O mais engraçado Ă© que ele sĂł apareceu atĂ© agora em Resident Evil: Umbrella Chronicles e Resident Evil 5 para morrer e em Resident Evil Re: Verse como jogĂĄvel… quando sair nĂ©?

Mas a histĂłria desse louco que fez experiĂȘncias em crianças, traiu sĂłcios e tentou virar um deus imortal em vida Ă© longa, porem RE 5 e 8 parecem dar mais detalhes da mente deturpada desse lunĂĄtico que intriga os fĂŁs e deixou no ar uma pergunta: Se ele criava os zumbis e era a fonte real deles, poderia tal homem que abandonou o conceito de vida e morte morrer de fato? RE 8 deixa claro que talvez ele possa ter chegado perto disso… Ou nĂŁo, jĂĄ que tentar ser Deus fazendo zumbis Ă© dose!

A jornada de Ozwell E. Spencer foi curiosa e bizarra, na juventude foi o tĂ­pico aristocrata mimado, estudou ciĂȘncias e medicina, aprendeu cortesia e atos tĂ­picos de gente rica, serviu na 2° Guerra Mundial e enquanto escalava montanhas nas fĂ©rias com os amigos ele se acidentou na neve e foi salvo por uma estranha figura, conhecendo assim essa mulher que era uma medica e cientista louca chamada Miranda e seu culto a organização criminosa que ela adorava, o Megamiceto.

Um cogumelo/fungo mutante bizarro que era capaz de aprender e absorver informação psíquica e genética e transmitir sua informação genética como uma infecção bizarra e ele amou aquilo tudo! Mesmo não confiando no fungo das ideias de Miranda de ressuscitar a filha, ele ainda sim aprendeu muita coisa com nos monstros que Miranda criou com o Megamiceto, como a vampira Alcina Dimitrescu e os bizarros zumbis lobisomens lycan e outras loucuras que habitavam a vila que Miranda criou. Usando tudo que ela lhe mostrou, Spencer iniciou uma jornada perversa rumo a uma busca por poder além da mortalidade.

Junto a James Marcus e Edward Ashford ele começou a pesquisar fontes de poder que fossem diferentes do show de horrores que sua professora Miranda havia criado, mas ainda sim mais estĂĄvel e que ele tivesse controle, se por um lado ele conseguiu criar um impĂ©rio farmacĂȘutico, com isso ele criou tambĂ©m as sementes da ruina. Detalhe aqui Ă© que ele ainda conversava com Miranda atravĂ©s de cartas sobre o que ele fazia na empresa e projetos. O que me faz pensar se Miranda, ou MĂŁe Miranda que Ă© a vilĂŁ de RE 8 sabia de coisas como o Nemesis e o vĂ­rus T-Veronica.

Mas continuando, ele começou a criar o projeto Wesker que visava criar uma nova raça de seres atravĂ©s do sinistro vĂ­rus Progenitor que ele e seus sĂłcios James Marcus e Edward Ashford haviam descoberto na África, Ă© claro que James Marcus e Edward Ashford nĂŁo sabiam das ideias tortas de Spencer e do fato dele ser um demente assassino que matou em experiĂȘncias virais George Trevor, seu arquiteto de confiança junto a famĂ­lia de Trevor, sĂł sobrando a filha dele como um monstro mutante zumbi chamado Lisa Trevor. Esqueci de mencionar que Spencer matou George porque ele sabia das palhaçadas, laboratĂłrios de armas biolĂłgicas zumbis e armadilhas secretas que Spencer criou no projeto dele? NĂŁo? Agora estĂĄ para lembrar que Spencer Ă© louco e gosta de arquitetura louca ao estilo de “Jogos Mortais”. Vale lembrar que ele tentou e conseguiu matar James Marcus e Edward Ashford? Bom, no caso de James Marcus nĂŁo foi tĂŁo fĂĄcil assim, jĂĄ que Marcus virou um zumbi mutante cheio de raiva com sanguessugas e a famĂ­lia Ashford iria tentar se vingar… nĂŁo deu certo, mas foi engraçado eles tentarem.

Nesse meio tempo, a Umbrella fazia muitas coisas alĂ©m de remĂ©dios e pesquisa com tecnologia de inteligĂȘncia artificial, ela fazia armas biolĂłgicas para vender no mercado negro! Claro que foi investigado e tinha apoio de gente rica e advogados. Mas o problema dele sempre foi o projeto Wesker e os usos do vĂ­rus progenitor (na forma de vĂ­rus Wesker) em crianças que viraram um baita problema para o vilĂŁo de todo jeito mesmo e ele investindo e manipulando essas crianças do começo atĂ© o fim de suas vidas, falo de Albert e Alex Wesker e em menor grau Jake Muller.

Albert e Alex Wesker foram expostos ao vĂ­rus desde crianças e Spencer injetou o vĂ­rus Wesker (basicamente o vĂ­rus progenitor) mais neles na vida adulta, o que sĂł fez eles ficarem mais loucos ao invĂ©s de divinos como ele queria, e para piorar eles mexeram com o t-Phobos, Las Plagas, Uroboros e outras porcarias que ele sabia que nĂŁo tinha como dar certo para ele, uma vez que ele buscava o vĂ­rus da imortalidade mas que nĂŁo fosse o vĂ­rus do mofo da MĂŁe Miranda. Wesker matou ele de todo jeito e mais tarde lunĂĄticos como Derek C. Simmons, Carla Radames com a Neo Umbrella,  Brandon Bailey com The Connections e a MĂŁe Miranda com o Culto aos Deus Negro continuaram suas ideias tortas com zumbis e terrorismo biolĂłgico, seja com atos ou ligação com os grupos criminosos H.C.F. Los Iluminados, que sĂŁo um grupo a parte assim como outros grupos terroristas como o Il Veltro, mas que sempre respeitaram ou dependeram do legado juntamente das ideias loucas de Spencer em algum grau.

Mas vamos falar de outros efeitos colaterais das atitudes de Spencer:

William Birkin e sua esposa Annette Birkin e mais tarde a filha deles, a agente Sherry Birkin foram vĂ­timas do G-VĂ­rus, na verdade Spencer tinha um misto de medo e ciĂșme dos trabalhos de seu aluno e funcionĂĄrio William Birkin, que jĂĄ se preparava para vazar da visĂŁo do velho maluco dos zumbis. Foi morto mas tomou G-VĂ­rus e virou um zumbi demonĂ­aco e vingativo que matou muita gente da Umbrella, inclusive Annette Birkin e foi o responsĂĄvel por tornar a prĂłpria filha em um zumbi/mutante e que daria origem ao sinistro vĂ­rus C futuramente. Nesse caso, foi um legado que Spencer deixou para o polĂ­tico corrupto Derek C. Simmons, o homem que explodiu Raccoon City, mas que tentou evitar que o nome e o legado da Umbrella fosse sujar os EUA, fora o fato que ele usou Sherry Birkin tanto como arma como fonte para o C-VĂ­rus.

JĂĄ a morta-viva e mofada mĂŁe Miranda foi alguĂ©m que ele parecia mostrar algum tipo de afeto e intimidade, mesmo que ela fosse mais louca que ele em vĂĄrios aspectos, mas o que mais importa aqui Ă© que ela o inspirou durante toda a vida a ser o manĂ­aco que ele se tornou mesmo que discordassem de muita coisa no ramo da ciĂȘncia e da maldade, jĂĄ que Miranda queria trazer sua filha de volta e Spencer queria ser Deus, e atĂ© agora nĂŁo se sabe se a Miranda teve participação na Umbrella, alĂ©m de ser a amiga louca do dono da empresa. O envolvimento da Miranda com os grupos criminosos de bioterrorismo The Connections e o HCF nĂŁo Ă© novidade, jĂĄ que os mesmos eram todos formados por ex-funcionĂĄrios da Umbrella que deveriam saber dela pelo Spencer ou por mexer nas coisas dele, jĂĄ que o mesmo foi morto por Wesker em 2006 e fizeram contato com ela por volta dos anos 2000, e que criou o monstro Eveline em 2014.

NĂŁo se sabe se ela contou a Spencer o que estava fazendo com o vĂ­rus do mofo junto a Wesker ou se ele sabia por conta de seus contatos, mas de certo eles conheciam as palhaçadas um do outro no ramo do bioterrorismo e mantivessem troca de ideias. O que assusta Ă© ela ter feito alguma coisa que possa ter mantido Spencer vivo, apesar do ataque de Wesker a vida do presidente da Umbrella antes ou depois do ataque do vilĂŁo que acabou dando ao seu “mestre” por assim dizer, ao que tudo indica os laços de Spencer com Miranda e o vĂ­rus do mofo podem ser um indicio que o velho perverso volte futuramente, tendo em vista que Wesker ou mesmo James Marcus voltaram do inferno jĂĄ.

Quanto a grupos como a Neo Umbrella, Los Iluminados e Il Veltro e lunĂĄticos como Morpheus D. Duvall entre tantos dementes bioterroristas pouco tem a ver com ele, mas usam os recursos e ideias tortas que ele deixou para trĂĄs em sua busca por poder e divindade e sĂŁo um reflexo de um louco decadente que poderia de fato acabar com o mundo, se nĂŁo inspirar mais loucos como ele a fazĂȘ-lo.

De resto eu cito novamente: Isso Ă© estranho, pois dizer que o jogo e a MĂŁe Miranda entrou nos grupos criminosos de bioterrorismo The Connections e o HCF que eram envolvidos com Albert Wesker no começo dos anos 2000, e nesse mesmo conglomerado criminoso o mesmo Albert Wesker que matou Spencer estava. A questĂŁo Ă©: Ela sabia das ideias erradas de Wesker e avisou Spencer? Eles se comunicavam com certa frequĂȘncia e fica estranho ela nĂŁo avisar do perigo do vilĂŁo ou ela mesma nĂŁo matar Wesker por a mesma ter poderes. SerĂĄ que ela sabia de um plano de Spencer de sobreviver? Ela deu o poder do Mofo para o velho doido sobreviver ao ataque? Spencer vai voltar em Resident Evil 9 com poderes maiores?

NĂŁo sei, mas serĂĄ engraçado se for verdade. A Capcom pode fazer uma baita surpresa em trazer de forma gloriosa o grande vilĂŁo da saga, trazer algo novo na figura de Brandon Bailey, lĂ­der dos The Connections, ex-funcionĂĄrio da Umbrella e responsĂĄvel por guardar a fonte do T-VĂ­rus, e um amigo de longa data de um dos fundadores da Umbrella e vilĂŁo de RE, James Marcus! Ou pode estragar tudo… SĂł o tempo dirĂĄ.

Não coloquei coisas relacionadas as séries e filmes porque parte não é canÎnica ou não é relevante para a trama. Obrigado por ler tudo!

Nenhum comentĂĄrio