Novidades

THE GREAT ACE ATTORNEY CHRONICLES | Review

The Great Ace Attorney Chronicles  Ă© o mais recente lançamento da sĂ©rie Ace Attoney, lançado pela Capcom no dia 27 de julho para Playstation 4/5, PC via Steam e Nintendo Switch. Para os que nĂŁo conhecem a sĂ©rie Ace Attorney, a franquia trata-se de uma sĂ©rie sobre crimes e advogados, se vocĂȘs esperam uma ação com toda certeza nĂŁo serĂĄ nesse jogo.
Nesse jogo conhecemos Ryunosuke Naruhodo, um jovem estudante de direito no JapĂŁo da virada do sĂ©culo XX. Jogadores o conhecem no momento em que ele Ă© acusado por um crime que nĂŁo cometeu, e entĂŁo passam a acompanhar sua trajetĂłria de jovem tĂ­mido a figura essencial para a formação do sistema judiciĂĄrio japonĂȘs moderno.

100% do jogo é somente diålogo, jå que nós passamos o jogo desvendando os casos e vendo como começa o novo sistema judiciårio moderno no Japão, diferente dos outros jogos da série Ace Attoney, que jogamos com Phoenix Wright, que tem uma trajetória bem parecida, podemos até dizer que Ryunosuke pode ser um antepassado de Phoenix, jå que temos a sua trajetória bem parecida.

Vivendo entre o Japão da era Meiji e a Grã-Bretanha Vitoriana, Ryunosuke apresenta uma perspectiva inédita para Ace Attorney. Este é o ponto mais forte dos jogos: a construção do cenårio na virada entre os séculos XIX e XX foi feita com muito esmero e atenção aos detalhes, escapando de anacronismos.

O triunfo desse aspecto de Great Ace Attorney Ă© sentido na maneira como os mistĂ©rios sĂŁo resolvidos. No lugar de imagens de cĂąmeras de segurança e exames de DNA, o jogo oferece alternativas que condizem com a Ă©poca retratada. Assim, o jogador precisa sempre tentar habitar a pele de Ryunosuke – “como Ă© que um advogado japonĂȘs que ainda nĂŁo conhece o conceito de queijo veria uma situação dessas?” – para encaixar as peças do quebra-cabeça.

De maneira similar, o cuidado com a construção do passado do universo de Ace Attorney também tem reflexos surpreendentes na história. A maneira abertamente racista e desrespeitosa com a qual os personagens britùnicos tratam os japoneses, por exemplo, me deixou um pouco atordoado. Mas é algo coeso, e que fortalece a narrativa.

PorĂ©m, se vocĂȘs acham que o game Ă© uma maravilha, somente se vocĂȘ for fĂŁ da franquia ou do anime, pois o jogo em si quase nĂŁo tem ação e tudo se passa em boa parte no tribunal, onde estamos analisando as evidĂȘncias para poder soltar o famoso Objection, marca mais que registrada do jogo que tem coisas legais do na histĂłria, como por exemplo o Sherlock Holmes com o nome invertido para nĂŁo ter direitos autorais, mas minha experiĂȘncia em jogar foi bem difĂ­cil por ser cheios de diĂĄlogo e teve momentos que eu atĂ© dormi, mas vale a experiĂȘncia da jogatina.

Trailer:

Nenhum comentĂĄrio