DOSSIÊ | Como a franquia FIFA engoliu o Efootball, antigo PES
Bom dia, boa tarde, boa noite e boa madrugada!!! A Konami anunciou que a atualização que prometia "corrigir" o desastroso Efootball 2022 foi adiada para 2022, ou seja, a desenvolvedora perdeu 1 ano de trabalho, abrindo mais uma brecha gigantesca para o FIFA.
Mas o Efootball morreu de vez? Os games de futebol vão virar um monopólio tendo apenas a EA desenvolvendo jogos minimamente jogáveis? Como diria Jack, vamos por partes
Eu particularmente sempre joguei muito mais o PES/Winning Eleven que o FIFA, pois a mecânica era melhor, não tinha dribles mirabolantes e o mais importante: era realmente mais divertido. Mas algumas vezes eu ligava meu FIFA pela imersão que o jogo trazia dentro do "mundo" futebol. As ligas eram mais desenvolvidas, tinha o charme de jogar a copa do mundo com tudo oficial, mas parava nisso. A Konami tinha nas mãos toda a tecnologia que agradava pelo menos 70% dos jogadores e a EA sempre teve que correr atrás do prejuízo.
Tudo mudou na metade da década passada...
Aparentemente a Konami se acomodou ou simplesmente esqueceu do que agradava sua fã base e começou a olhar para a concorrente e a EA por outro lado evoluiu seu game sem deixar a parte da imersão de lado. Outro grande fator de crescimento do FIFA foi o cenário competitivo que alavancou ainda mais os números de vendas enquanto o PES foi sendo deixado de lado.
A Konami percebeu - tardiamente por sinal - que estava sendo deixada para trás e prometeu o maior jogo de futebol já lançado, deixando os jogadores assim como eu, em um hype gigantesco, até eles lançarem o pior jogo de futebol desde o Alexi Lalas do Playstation1.
A EA agradece todo o esforço feito pela Konami para sair da concorrência. Agora estamos na torcida que eles não cometam o mesmo erro da Konami já que aparentemente não terão concorrência por bastante tempo.
Aguardemos agora o desenrolar da EA com a entidade FIFA já que ela pediu 1 bilhão de dólares para renovar o nome da franquia. A menos que a FIFA recue nos valore em breve teremos um novo nome nos jogos de futebol da EA.
Fica nossa torcida pela recuperação da Konami. A história nos mostra que nenhum monopólio traz benefícios. ....
Nenhum comentário