Novidades

ATAQUE DOS CÃES | Crítica do filme



Após 12 anos fora das telonas, finalmente foi lançado o novo filme de Jane Campion, Ataque dos Cães (The Power of the Dog), produção baseada no romance de Thomas Savage que foi publicada em 1967.

O ano é 1925 e embora os irmãos Phil (Benedict Cumberbatch) e George Burbank (Jesse Plemons) possuam um rancho de sucesso na pradaria de Montana, as coisas não estão bem entre eles. Phil é um rancheiro rude e sujo, um homem que valoriza o trabalho manual e considera tomar banho algo afeminado. George, por outro lado, está perfeitamente satisfeito em permitir que os trabalhadores do rancho gerenciem o gado e se concentra mais no negócio de administrar uma grande operação agrícola. Essas diferenças causaram muita tensão entre os dois, mas nada os separa mais do que a decisão de George de se casar com a viúva local Rose Gordon (Kirsten Dunst). Phil está convencido de que ela é apenas mais uma aproveitadora que usará a riqueza de George para colocar seu filho Peter (Kodi Smit-McPhee) na faculdade de medicina.

A pressão não é apenas sobre George, no entanto é a hostilidade constante de Phil contra ela e seu filho leva Rose à bebida, desestabilizando ainda mais a família. Mas Phil tem seus próprios segredos e à medida que as coisas desmoronam, também diminui a capacidade de Phil de manter todos fora de seus negócios. Como você deve ter adivinhado, este não é um neo-faroeste cheio de ação. É um drama interpessoal lento, sutil e a maior ação que você verá é assistir vacas sendo castradas. (Se você tiver a sorte de não ter visto antes, vou avisá-lo, não é uma visão bonita.) Por outro lado, o elenco é fenomenal. Benedict Cumberbatch, em particular, se destaca em seu papel como o perturbador Phil, trazendo uma tensão de roer as unhas a cada cena em que ele está.

O filme vê o sul da Nova Zelândia substituindo o cenário de Montana, mas se a Nova Zelândia pode substituir a Terra-Média, pode lidar com Montana muito bem. Francamente, em um filme como este o local é quase um personagem por si só e o foco deliberado nas colinas ao redor do rancho Burbank enfatiza o significado do cenário, tanto para a história quanto para os personagens. Com base apenas no ritmo lento e no assunto pessoal, Ataque dos Cães não é um grande filme para o público mais jovem. Para cimentar ainda mais isso como um filme adulto, estão as cenas de nudez e sexualidade masculinas, que provavelmente também não irão conquistar o filme com algumas audiências adultas. Por outro lado, quase não há palavrões, o que é incomum para temática adulta no qual Jane Campion acaba propondo neste drama familiar perturbador que finaliza como um western sombrio.

O longa conta com grandes destaques técnicos, como a direção de fotografia de Ari Wegner é excepcionalmente bela, sendo um destaque para o filme e possivelmente para sua carreira até agora. De alguma forma, ele conseguiu transformar um filme de tons de marrom enlameado em um dos filmes mais visualmente deslumbrantes do ano. Seu uso da paisagem e close-ups de personagens e objetos são significativos para os temas transmitidos pelo filme e ao mesmo tempo lindos de se olhar, principalmente formos combinar com a composição de Jonny Greenwood do Radiohead. Com violinos, trompetes e pianos arrebatadores, ele atinge todas as notas dramáticas ao mesmo tempo que tem guitarras temperamentais para nivelar tudo de forma perturbadora, hipnótica, bonita e ao mesmo tempo ambígua. 

No geral, Ataque dos Cães mostra que os faroestes foram praticamente extintos e o longa não fará nada para mudar isso, pois o objetivo do longa nem é isso, pois a proposta deste drama lento e melódico é contar uma história que embora seja contida e brutal, ela precisava ser contada. As atuações são incríveis, a trilha é assustadoramente bela, a fotografia é linda e a direção são claras e objetivas, mas mesmo após o final quase poetico e pensante, o longa pode não ser para todos, mas vale a pena tentar dar uma chance em uma das melhores produções de 2021.


Nota: 3,5/5
Sinopse:

The Power of The Dog acompanha os irmãos Phil (Benedict Cumberbatch) e George (Jesse Plemons), que são ricos proprietários da maior fazenda de Montana. Enquanto o primeiro é brilhante, mas cruel, o segundo é a gentileza em pessoa. Quando George secretamente se casa com a viúva local Rose (Kirsten Dunst), o invejoso Phil faz tudo para atrapalhá-los.

Trailer:


E continue ligado no Nerdview nas redes socias, estamos no Facebook e Instagram.

Nenhum comentário