Novidades

MESTRES DO UNIVERSO: SALVANDO ETERNIA | Crítica da 'Parte 1' e da 'Parte 2' da 1ª temporada



Infelizmente a Netflix resolveu utilizar cada vez mais uma estratégia chata e separar cada temporada de suas produções em partes, o que quebra o ritmo da história. Mestres do Universo: Salvando Eternia (Masters of the Universe: Revelations) é mais um desses casos, que teve sua 1ª temporada dividida em duas partes de 5 episódios de 25 minutos cada.

Em Mestres do Universo: Salvando Eternia, como já fica subentendido no título, o protagonismo totalmente centralizado no He-Man e seu antagonista Esqueleto em produções anteriores é deixado de lado. Ele divide os holofotes com outros personagens, como Teela e Maligna

A parte 1 da animação causou grande rebuliço e hate dos fãs mais conservadores do personagem por esse foco na dupla feminina, o que considerei exagero, afinal, essa nova produção não apaga os episódios clássicos do He-Man, então quem não curtiu da pegada utilizada por Kevin Smith, pode correr ao clássico e ali se refugiar.

A partir daqui teremos alguns spoilers da trama, então siga por sua conta e risco.

Não temos He-Man e Esqueleto protagonizando a parte 1 de 'Salvando Eternia', pois ambos foram mortos logo no início da trama e a espada de Grayskull acabou partida em duas. Cabe a Teela salvar o universo e trazer de volta a magia que foi embora após o ocorrido. Junto da feiticeira Maligna, uma improvável equipe é formada para uma jornada aos limites de Eternia, Subternia e Preternia.

Com isso, temos um enriquecimento do universo de He-Man, pois diferentemente do clássico que era basicamente lutinha por todos os episódios, com o Esqueleto tentando sobrepor He-Man, outros personagens são desenvolvidos, além de Teela e Maligna, esta segunda que passa por uma jornada de redenção, Gorpo tem seu momento de destaque, e os melhores momentos dessa Parte 1 ocorrem em Subternia e Preternia, o Valhalla dos campeões mortos de Eternia, onde Adam se encontrava, tem seu momento de destaque. 

A Espada de Grayskull, ou Espada do Poder, deixa de ser apenas um artefato para transformação do príncipe Adam no herói de Eternia e ganha uma história de origem e importância mais relevantes.

Com um enorme cliffhanger ao final da parte 1, Adam resolve voltar de Preternia para auxiliar seus amigos, quando é surpreendido por Esqueleto, que manipulava Maligna e após surpreender a todos, toma posse da Espada, se transforma no Campeão de Grayskull e apunhala o príncipe enquanto este se transformava. Convenhamos, nunca entendi de fato o motivo de todos os vilões esperarem coreografias e frases prontas dos heróis se transformando!

Para alegrar os fãs conservadores que reclamaram demais da ausência dos principais personagens do clássico, He-Man e Esqueleto tem bastante tempo na parte 2. É interessante ver como o Esqueleto não soube o que fazer ao atingir seu grande objetivo que era derrotar He-Man e conseguir todo o poder do castelo de Grayskull, se tornando algo como um deus.

Temos muito mais de Adam que de He-Man nessa parte 2, destacando que o príncipe de Eternia é importante para essa mitologia e revelando que a Espada não era a responsável por sua transformação, o que traz uma nova versão do herói, o He-Man selvagem, que possui todo o poder de sua versão com espada, mas nenhuma consciência.

Na parte técnica, Mestres do Universo não deixa nada a desejar. A animação conta com traços limpos tanto em cenas estáticas quanto em batalhas. Os efeitos sonoros e dublagens estão ótimos, em especial na Parte 2.

Muito interessante ver toda a jornada de desenvolvimento de Teela e Maligna, e também a criação de novas camadas para He-Man e Esqueleto. Temos agora 4 protagonistas em Mestres do Universo, e essa 1ª temporada termina com um gancho fantástico para continuação. 

Recomendo demais essa nova animação, se você é novo no universo de Eternia, não tem qualquer necessidade de ver os episódios clássicos para entender a história aqui, mas eles são bem legais, então se tiver curiosidade, passe por lá. E aos fãs conservadores que não curtiram a parte 1, dêem uma chance porque irão se surpreeender!

Nota: 4/5.




Trailer da Parte 1:


Trailer da Parte 2:



E continue ligado no Nerdview nas redes socias, estamos no Facebook e Instagram.

Nenhum comentário