Novidades

RON BUGADO | Crítica do filme animado



Com a mídia social dominando nossas vidas, não é surpreendente que estejamos vendo o surgimento de histórias que se concentram em como nos conectamos virtualmente. Este é o caso de Ron Bugado (Ron's Gone Wrong), filme animado lançado de forma tímida no Brasil pela 20th Century Studios, que pertence a Disney, e que essencialmente fala sobre como a sociedade reage quando a última tecnologia é lançada.

Todos nós sabemos a resposta para isso, todo mundo enlouquece e simplesmente todos querem ter a tecnologia do momento e não soa estranho vermos às filas do lado de fora da Apple Store ou à demanda pelo Playstation 5 disparando, pois se tornou uma parte normal de nossa cultura. Levando toda está febre em questão, Ron Bugado nos mostra de forma cativante um garoto do ensino médio socialmente desajeitado que tenta se encaixar em torno de todo mundo que tem a última tecnologia, especificamente, um 'amigo' virtual chamado B-Bot. Mesmo de forma clichê por ser uma animação, percebemos que logo de cara o jovem cobiça e imediatamente quer um amigo robô. Mas infelizmente para o nosso protagonista Barney (dublado originalmente por Jack Dylan Grazer), quando ele  finalmente consegue um ganhar de presente do seu pai malsucedido, o seu B-Bot funciona mal e se comporta de forma bastante estranha, comparado aos outros que conhecemos.

Por mais hilário que seja para nós testemunhar o B-Bot de Barney, carinhosamente apelidado de 'Ron' mais tarde no filme, causa um sério constrangimento para seu dono, pois Ron não consegue emular os outros B-Bots, mesmo falhando em entender corretamente os comandos de voz a ponto de pensar que Barney se chama Absalom, uma palavra que ele declara de maneira confusa toda vez ele diz isso, gerando momentos hilarios. Fora ainda que Ron realmente deu muito errado, ele é sua própria máquina e para desgosto de Barney, que só quer ser como todo mundo, o B-Bot acaba colocando ele como um menino ainda mais estranho.

Enquanto os B-Bots do mundo andam por aí fazendo amizades, baixando skins personalizáveis, filmando vídeos virais e se adaptando aos interesses individuais de seus donos, Ron está por aí causando o caos. E logo Barney se encontra se conectando com Ron, esse pequeno B-Bot estranho que não consegue nem se conectar corretamente à internet. É aqui que a verdadeira diversão começa e o filme nos leva a uma jornada para descobrir o verdadeiro significado da amizade.

A coisa mais impressionante sobre Ron Bugado é que ele conta essa história sem nos fazer odiar a tecnologia, em vez disso, é uma lição de como podemos usá-la de maneira muito mais saudável. Em sua essência, Ron ainda é um pouco técnico, mas é muito diferente de seus outros robôs, o que o torna perfeito para Barney e assim como toda tecnologia, as pessoas ficam entediadas com isso. Mas o caos e a imprevisibilidade consistente de Ron significam que ele pode dar a Barney o que todos os outros B-Bots não podem, liberdade.

Ron Bugado é definitivamente adaptado para um público mais jovem, mas é o tipo de filme que eu recomendaria que os pais mostrassem aos filhos. Ron é adorável e ensina uma lição valiosa, de uma maneira muito semelhante ao Baymax de Operação Big Hero, o que pode até gerar uma certa comparação entre as produções, mas abordar personagens caóticos fornecem uma quantidade igual de comédia e charme, enquanto dizem às crianças que não há problema em ser um pouco diferente, pois não somos construídos para serem cópias de carbono um do outro e que seria muito chato se todo mundo fosse igual.

Esta também é uma lição importante para os adultos, e há um elemento humano real em Ron por baixo de sua concha B-Bot. Na vida as coisas dão errado, cometemos erros e as coisas nunca podem ser perfeitas, algo que pode ser difícil de aceitar quando parece que todos nas redes sociais estão se divertindo. Ron não funciona corretamente, ele não pode baixar skins ou fazer amigos online e por definição isso o torna inútil, pois vai contra seu propósito. Mas do seu jeito maluco ele finalmente começa a iluminar a vida de Barney, provando que você não precisa ser perfeito o tempo todo.

No geral, Ron Bugado é uma animação linda que conta uma história importante para um público moderno. Ao usar temas como constrangimento social e bullying, este é o tipo de narrativa com a qual muitas pessoas podem se identificar e é quase impossível não se emocionar com tudo isso em um ótimo roteiro que são misturados com momentos seriamente hilários no final.

Nota: 4/5

Sinopse:

Ron Bugado conta a história do jovem Barney, um menino de onze anos que tem dificuldade de fazer novos amigos, e seu companheiro Ron, uma inteligência artificial de alta tecnologia que anda, fala e é o "melhor amigo fora da caixa" de Barney. Mas quando Ron começa a ter seu funcionamento comprometido, os dois saem em uma aventura repleta de ação, onde a amizade entre os dois se mostra verdadeira.

Trailer:


E continue ligado no Nerdview nas redes sociais, estamos no Facebook e Instagram.

Nenhum comentário