Novidades

BROKEN BLADES | Review


O gĂȘnero rogue-like estĂĄ começando a se estabelecer no mercado de games e o lançamento de outros jogos na espreita deste gĂȘnero emergente acaba tendo o surgimento de jogos indies, como Ă© o caso do rogue-like chamado Broken Blades, game 2D com elementos de plataforma criados pelo estĂșdio polonĂȘs Golden Egg Studio e publicado pela West Wind Games.

O tĂ­tulo Ă© claramente inspirado em muitos outros games indies e os elementos rogue-like de Broken Blades estĂŁo no centro do jogo. Se vocĂȘ nĂŁo gosta desse tipo de tĂ­tulo, isso certamente nĂŁo farĂĄ vocĂȘ mudar de ideia, pois tudo ali Ă© muito brutal com qualquer tipo de jogador e se vocĂȘ morrer terĂĄ que repetir todo o calabouço que estava enfrentando desde o inĂ­cio, mesmo que tenha alcançado o inevitĂĄvel chefe no fim do nĂ­vel.

A principal mecĂąnica na qual o game se baseia sĂŁo os nĂ­veis gerados aleatoriamente e a cada morte nĂŁo nos encontraremos repetindo a mesma masmorra que jĂĄ enfrentamos anteriormente, mas o layout das salas, armadilhas e inimigos serĂĄ diferente. EntĂŁo, como em qualquer tĂ­tulo como esse, Ă s vezes o que vocĂȘ precisa Ă© ter um pouco de sorte para encontrar os itens certos na hora certa e esse procedimento dos nĂ­veis nĂŁo Ă© tĂŁo bem-sucedido, pois nĂŁo faz com que comece uma masmorra novamente, seja porque nĂŁo haverĂĄ grandes diferenças em sua estrutura e principalmente em sua jogabilidade.

Outra fraqueza Ă© a experiĂȘncia de jogo, Broken Blades tem somente ĂȘxito em sua jogabilidade que podemos citar como satisfatĂłria e as animaçÔes em cut-scenes sĂŁo lentas e possuem a capacidade de resposta dos comandos que nĂŁo Ă© nada precisa. ApĂłs as primeiras mortes, vocĂȘ começarĂĄ a sentir uma grande frustração, especialmente porque muitas das mortes que vocĂȘ encontrarĂĄ acontecerĂŁo exatamente por causa dos defeitos relacionados, principalmente aos controles de baixa reação e a mecĂąnica de combate muito mal conduzida.

O equilĂ­brio de combate nĂŁo existe e vocĂȘ terĂĄ que esperar encontrar as armas certas para poder superar alguns inimigos sem sofrer muitos danos e em alguns casos acabamos tendo um verdadeiro pesadelo sem o equipamento certo que poderĂĄ resultar na morte de seu personagem. Neste quesito o tĂ­tulo Ă© desequilibrado em todos os aspectos relacionados Ă  luta e tambĂ©m nĂŁo dĂĄ um mĂ­nimo de ajuda ao jogador para aliviar a repetitividade de iniciar uma masmorra toda vez que vocĂȘ morre e o sistema de atualização Ă© fundamental em qualquer rogue-like e Broken Blades tambĂ©m possui vĂĄrios itens que nos permitirĂŁo nos tornar poderosos o suficiente para superar as vĂĄrias masmorras.

Podemos encontrar alguns pergaminhos que nos permitirĂŁo selecionar uma das duas atualizaçÔes. Podemos decidir aumentar a saĂșde, armadura, ataque ou atĂ© mesmo a possibilidade de domar animais selvagens para tornĂĄ-los nossos aliados. Graças ao sistema de escolha poderemos criar uma construção muito personalizada do nosso personagem. Fora ainda que poderemos entĂŁo encontrar peças de espadas de deuses para criar a espada dos nossos sonhos, mas teremos que ter cuidado para equilibrar poder e agilidade, pois se fizermos uma espada muito grande ela serĂĄ muito lenta para atacar, tornando-nos muito vulnerĂĄvel a ataques de inimigos mais rĂĄpidos e se nos concentrarmos mais na agilidade, causaremos pouco dano a cada tiro. Portanto, devemos ser capazes de encontrar o meio termo para derrotar os inimigos com o mĂ­nimo de risco.

Broken Blades Ă© um game indie que quer emular outros rogue-like que fizeram a fortuna desse gĂȘnero nos Ășltimos anos e infelizmente sua interessante estrutura composta por camadas processuais Ă© prejudicada pela jogabilidade frustrante e descuidada, o que tambĂ©m inutiliza o bom sistema de atualização de personagens devido a lutas desequilibradas e pouco engraçadas. O tĂ©dio da morte apĂłs a morte se instalarĂĄ muito em breve com o tĂ­tulo explorando um departamento tĂ©cnico 2D sem arte inicial, com uma reciclagem de ativos muito evidente e uma trilha sonora repetitiva que logo serĂĄ chata.

No geral, Broken Blades mesmo sendo vendido em um preço muito reduzido nĂŁo valerĂĄ a pena tanto a pena para jogar, pois existe muitos tĂ­tulos de maior sucesso do gĂȘnero e que certamente irĂŁo entreter ainda mais.

Nota: 2/5


Sinopse:

Broken Blades Ă© um jogo de ação em plataforma 2D com belos grĂĄficos de contos de fadas, no qual lutamos com hordas de monstros e chefes poderosos. Nosso herĂłi estĂĄ armado com uma espada que pode ser aprimorada Ă  medida que o jogo avança, ganhando fragmentos mĂĄgicos gerados aleatoriamente. A aparĂȘncia e o poder da atualização dependerĂŁo dos tipos de fragmentos que vocĂȘ encontrar pelo caminho. Todos os locais do jogo sĂŁo gerados aleatoriamente, entĂŁo cada fase tem um layout de corredores completamente diferente. Descubra e explore todos os cantos e recantos para obter atualizaçÔes que o ajudarĂŁo a lutar contra chefes.

Trailer:


Continue ligado no Nerdview nas redes sociais, estamos no Facebook e Instagram.

Um comentĂĄrio:

  1. Parece um jogo bem esquisitinho mesmo. NĂŁo curti muito a ideia nĂŁo. TĂȘm jogos gratuitos que parecem melhores.
    Passo

    Miranda Zero
    https://cosplaytime.com.br

    ResponderExcluir