Novidades

MAR DE DENTRO | Crítica do filme


.Estereotipada como uma persona com uma veia cômica, a atriz Mônica Iozzi vem se desafiando na dramaturgia nacional ao escolher papeis que são bem diferentes de como acabamos conhecendo a comediante. Em seu novo projeto, Mar de Dentro, acompanhamos a história de Manuela (Mônica Iozzi), uma publicitária de sucesso que se vê diante de uma gravidez não planejada. Por pressão do namorado (Rafael Losso), a profissional respeitada segue com a gestação e precisa a partir disso, lidar com a transformação de seu corpo e de seu cotidiano.

O filme mostra Iozzi em boa atuação como Manuela, a personagem encara o desafio com seriedade e apesar de nunca ter sonhado com a maternidade, quando o bebê nasce, ela se dedica a aprender a ser mãe e cuidar de seu filho, mesmo que não demonstre um apego apaixonado. A produção demonstra de forma crua como é o estranhamento das mulheres que estão tendo uma vida e acabam tendo uma mudança drástica de transformação física e mental. O ponto forte do filme está nos pequenos detalhes sobre as descobertas e delicadezas de Manuela e acaba se contrapondo como as pessoas acabam palpitando na metamorfose ambulante que é consolada pela solidão da personagem em ser mãe, mesmo que suas escolhas acabam levando-a em um contexto tão privilegiado.

O mais legal de Mar de Dentro não romantiza a maternidade, mas a trata com uma beleza melancólica e o ritmo cadenciado, mas envolvente da trama mostra o quanto as convenções conservadoras em uma sociedade patriarcal podem ser nocivas, quando definem a maternidade como a finalidade de toda mulher, ou ainda um sinônimo de completude pessoal e quando a ideia da criação dos filhos se mostra como uma imposição ao percurso das mulheres na sociedade.

O ponto forte do filme é a atuação de Mônica Iozzi que consegue nos passar todos os seus anseios com a maternidade, a atriz mostra que está evoluindo e ela simplesmente carrega todo o longa nas costas. Mesmo que a ideia seja ótima, eu acredito que o filme que podia ser mais harmonioso e poderia ter aproveitado de momentos em que algumas situações não se tornariam tediosas, fora ainda que a atuação de Iozzi é a mais sincera, o restante do elenco poderia ter se doado em uma contrapartida mais forte com Manuela, principalmente o personagem de Rafael Losso que acaba perdendo força durante a trama. Acredito que aqui o problema seja o enredo que acaba focando inteiramente na protagonista e tudo ali é doloroso, mas ao mesmo tempo é precioso.

No geral, Mar de Dentro mostra um tema já abordado antes, mas a visão totalmente feminina entre direção roteiro e atuação acabam emocionando e cativando de uma maneira especial, fora ainda que a atuação surpreendente de Monica Iozzi acaba mostrando detalhes e descrições bem feitas de um período de transformação que acaba sendo glamourizado por muitas pessoas e que na verdade é bastante cruel.

Nota: 3,5/5


Sinopse:

Manuela é uma profissional de sucesso que, ao se descobrir grávida de um colega de trabalho, tem de lidar com a transformação de seu corpo e sua vida. Em meio a tantos desafios, ela se defronta com uma fatalidade que afetará ainda mais seu destino. Quando o bebê nasce, ela tem de aprender a ser mãe mesmo sem gostar, a priori, da maternidade.

Trailer:


Continue ligado no Nerdview nas redes sociais, estamos no Facebook e Instagram.

Nenhum comentário