Novidades

OBI-WAN KENOBI | Crítica da minissérie




Uma das produções mais aguardadas no ano, a minissérie de um dos maiores Jedi já conhecidos da cultura pop, Obi-Wan Kenobi, foi finalizada no serviço de streaming Disney+. Mesmo sofrendo com amor e ódio pelos fãs, é unanime que as prequels ficaram marcadas com a cativante atuação de Ewan McGregor e por isso se você não é fã da saga, provavelmente não entendeu o hype por trás da minissérie. 

Eu e muitos outros fãs de longa data ficamos entusiasmados com as aventuras de Obi-Wan/Ben Kenobi finalmente sendo exploradas em live-action, por mais que exista material já feito em HQs e livros, a demonstração de uma lacuna de 19 anos entre A Vingança dos Sith e Uma Nova Esperança seria algo que uniria o útil e o agradável para a Disney, que percebeu que havia muito que poderia ser explorado aqui, mas por causa do cânone de Star Wars, a produção precisou feita com muito cuidado.

A minissérie começa mostrando o ex-Mestre Jedi Ben Kenobi trabalhando no planeta deserto de Tatooine. Através de seu isolamento, trazido para sua própria segurança e a do jovem Luke Skywalker, que ele jurou vigiar, vemos que a queda dos Jedi teve um impacto sobre Ben. Apesar de se ajustar à dureza do planeta e de seu povo, ele ainda vive com medo de sua descoberta e se afasta repetidamente dos necessitados.

O estado em que vemos este outrora orgulhoso e poderoso mestre Jedi é emocional, para dizer o mínimo e a série é carregada incrivelmente pelo puro talento de Ewan McGregor. As consequências da queda da Republica mostra que Kenobi não saiu ileso e sua ansiedade e medo o dominam às vezes enquanto ele tenta ser o herói que ele já foi e a trama na qual ele é chamado para sair de seu isolamento para resgatar uma jovem princesa Leia (interpretada por Vivien Lyra Blair).

Isso inicia uma reação em cadeia de eventos que traz uma série de personagens interpretados por alguns grandes nomes, como Indira Varma, Sung Kang e Moses Ingram, que tem um desempenho massivamente emocional como Reva Sevander. Um dos membros das prequels que tem o seu retorno ao lado de McGregor é Hayden Christensen, que traz todo o medo e força que Darth Vader carrega consigo.

Abrangendo 7 planetas que possuem ambientes diferentes e servem ao enredo de maneiras diferentes, além de uma trilha sonora familiar que mais uma vez joga com nostalgia. O mundo de Star Wars nunca pareceu ou soou melhor do que aqui e agora, capturando verdadeiramente a magia pela qual a saga é conhecida, as coreografias transbordam emoção e que são potencializadas pela atuação de todos os envolvidos. Como fã de Star Wars, fiquei muito feliz em ver McGregor e Christensen de volta à tela juntos. Através de sua atuação, especialmente, você pode ver a química que os atores mantêm em seus personagens e a tragédia que é o relacionamento deles e isso acaba sendo uma das grandes forças que os roteiristas se apoiam para criarem cenas que trabalham a jornada de amadurecimento de Vader e Kenobi, que no meio disso tudo ganham momentos de humor e ansiedade que soam nostálgicos das prequels e trazem um pouco da tolice que vimos na trilogia sequels.

Apesar de existirem alguns momentos que serviram como uma tentativa de criar um cenário de tensão e que para muitos acabaram parecendo um pouco ridículos ou tolos, Obi-Wan Kenobi conseguiu levar os fãs em uma jornada com personagens amados e criar um conto que muitos não sabiam que queriam ver. A série em vários pontos é repleta de emoções de personagens que muitos fãs passaram a amar, pois brincar com o saudosismo não sendo de forma gratuita serve também para responder a perguntas e tapar buracos que muitas pessoas queriam ver preenchidos. Isso também sai pela culatra às vezes e complica ou não explica alguns aspectos por uma questão de conveniência do enredo, o que pode até ser tolerado por muitas coisas nos quais já vimos na franquia.

No geral, Obi-Wan Kenobi serve como uma forma sólida de fan service aos amantes das prequels e da saga Star Wars como um todo. Embora possa ser uma montanha-russa com algumas inconsistências narrativas, a produção conta a história de como um cavaleiro caído encontra seu caminho novamente através das ações dos outros e mostra como a tragédia não precisa ser repetida por causa da vingança e que algumas pessoas, independentemente do trauma, podem encontrar seu caminho novamente.

Nota: 4/5
Trailer:




Continue ligado no Nerdview nas redes sociais, estamos no Facebook e Instagram.

Nenhum comentário