Novidades

DOSSIÊ BRASFOOT 2023 | Confira novidades que melhorariam muito a versão android/mobile do clássico manager de futebol



O manager de futebol Brasfoot possui versões para PC e Android, que são lançadas anualmente, sendo a versão para PC bastante robusta se comparada a sua irmã mais nova dos dispositivos Android. 

Sendo assim, o Brasfoot Android, ou Brasfoot Mobile, mesmo que recebendo bastante conteúdo em sua última versão realmente lançada, que foi o 2021 (já que o 2022 não trouxe nada de novo além da alteração do nome do jogo) acaba tendo menos recursos para a diversão dos jogadores.


Já foi anunciado que a próxima versão lançada do Brasfoot Mobile terá todos os recursos da versão de PC, o que é ótimo.

Foi pensando nisso que resolvi fazer uma lista com novidades que agregariam muito a jogatina do Brasfoot Android, aumentando a jogabilidade e tempo em cada campanha. Talvez coisas que eu esteja citando abaixo já estejam na versão de PC, mas como não jogo esta há anos, vou desconsiderá-la.

Contratações e Gestão de Elenco


Um dos calcanhares de Aquiles do Brasfoot Mobile é sem dúvidas as contratações. O sistema disponível no jogo não é nada realista e atrapalha demais na imersão do jogo. Dentre os recursos que faltam, destacamos a possibilidade de se contratar jogadores livres no mercado, de se emprestar ou pegar emprestado um maior número de jogadores, além de negociar jogadores por troca com adversários.

Seria muito bom se os contratos de jogadores se encerrassem e se não fossem renovados, os jogadores se tornarem livres no mercado. Também, quando o contrato ficasse com menos de 6 meses de duração, fosse liberado ao treinador humano e também aos dos outros times, fazer ofertas de contrato e talvez conseguir tirar aquela grande estrela do seu rival sem grandes gastos de recursos além de salários.

Outros recursos que seriam interessantes é a adequação com janelas de transferências, número de estrangeiros na equipe e a diretoria ter poder de barras contratações irrealistas que poderiam levar o time a falência.

Algo não realista mas extremamente nostálgico, seria muito bem acolhido o retorno do leilão de jogadores.


Time de Juniores


Essa é outra área de jogo que não é explorada e tem grande potencial, se for possível gerir de fato os juniores, participando de torneios da categoria e trazendo eventualmente jogadores ao time principal para ganhar rodagem e acelerar seu desenvolvimento, com o risco também de se queimar o jogador, tudo sendo baseado nas notas que eles tirassem nas partidas.

Uma coisa disponível na versão PC que seria interessante, é a possibilidade de se contratar jogadores da base de outros times.



Posições dos jogadores e escalação para jogos


Faz falta no Brasfoot Mobile uma melhor definição da posição de cada jogador, mesmo que isso não influencia no motor do jogo rodando, seria ótimo sabermos quem é o centroavante do time, o ponta esquerda, o enganche, enfim, qual função cada jogador exerce. 

Junta-se a isso, faz falta aquele mapinha antes do jogo para definirmos onde cada jogador ficará no campo.


Orçamento


O Brasfoot precisa demais de uma reformulação na área financeira. As premiações dos torneios precisam ser realistas! Além disso, poderia haver uma função de patrocínio que seja compatível com a reputação, número de torcedores e divisão de cada equipe.

Nessa função, cada equipe receberia ofertas de patrocínio que fossem condizentes com sua reputação, divisão, retrospecto... Com a possibilidade de serem editados os nomes das empresas que patrocinam, deixando assim o jogo mais real e personalizável.

Outra fonte de renda que poderia ser explorada são as cotas de TV, podendo o jogador negociar com a emissora que mais satisfazê-lo de forma a conseguir melhores cotas.


Competições


É se suma importância que o criador e desenvolvedor do Brasfoot dê uma atenção especial a fórmula de disputa dos torneios e faça que as mesmas sejam o mais próximas possível da realidade. 



Equipes treinadas


Tal qual no Brasfoot PC, seria muito bom se a partir da próxima versão do jogo, fosse possível criar mais treinadores, fazendo possível que o jogador treine mais equipes e aumente as possibilidades de jogo.

Já aproveitando o gancho, deveria ser obrigatório também o treinador se aposentar e ser necessário criar um novo, pois convenhamos, qual a lógica de um treinador atual estar comandando times nos anos de 2090, 2100?


Ofertas de clubes por técnicos e jogadores


Mais uma inclusão ao jogo que aumentaria o realismo e imersão dos jogadores seriam uma adequação no número de ofertas por jogadores e técnicos durante toda a temporada. No caso de técnicos, apenas surgem ofertas quando o mesmo está sem clube ou no início da temporada.

Estatísticas Avançadas


Por último, mas não menos importante, seria lindo se o Brasfoot Mobile fosse capaz de trazer um maior número de estatísticas salvas, como o número de confrontos entre determinadas equipes e as vitorias de cada uma, um ranking de assistências além do ranking de artilheiros, além de ranking de maiores campeões de cada liga, sejam times ou técnicos.


É isso aí, meu amigo brasfooteiro (a), essas são as minhas sugestões para melhorar o Brasfoot... Se são realistas e possíveis de serem feitas, não sei dizer, mas que deixariam o jogo bem mais charmoso e com mais possibilidades aos jogadores, tenho certeza disso.

Já aproveitando que você chegou até aqui, caso jogue Brasfoot e precise de um site bacana para baixar patches e updates para o jogo, recomento o Alternative Brasfoot, clicar aqui nesse link para ser direcionado.

Quais as suas sugestões para o Emanuel, criador do Brasfoot? Comenta aí! 

Continue ligado no Nerdview nas redes sociais, estamos no Facebook e Instagram.

Nenhum comentário